JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261 |
Resumo: | É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais. |
id |
FAMA-0_48d69b4ac9aeebdbea05e9477ca7a79f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/261 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPOJornal. Aprendizagem. Escola do campo.É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMADiniz, Marcos GomesVinholi Junior, Airton José2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 133-1462178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261/212Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/261Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.311Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
title |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
spellingShingle |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO Diniz, Marcos Gomes Jornal. Aprendizagem. Escola do campo. |
title_short |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
title_full |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
title_fullStr |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
title_sort |
JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
author |
Diniz, Marcos Gomes |
author_facet |
Diniz, Marcos Gomes Vinholi Junior, Airton José |
author_role |
author |
author2 |
Vinholi Junior, Airton José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Marcos Gomes Vinholi Junior, Airton José |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornal. Aprendizagem. Escola do campo. |
topic |
Jornal. Aprendizagem. Escola do campo. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais. |
description |
É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261/212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 133-146 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926428798976 |