JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Marcos Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vinholi Junior, Airton José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261
Resumo: É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais.
id FAMA-0_48d69b4ac9aeebdbea05e9477ca7a79f
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/261
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPOJornal. Aprendizagem. Escola do campo.É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMADiniz, Marcos GomesVinholi Junior, Airton José2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 133-1462178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261/212Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/261Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.311Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
spellingShingle JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Diniz, Marcos Gomes
Jornal. Aprendizagem. Escola do campo.
title_short JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title_full JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title_fullStr JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title_full_unstemmed JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title_sort JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
author Diniz, Marcos Gomes
author_facet Diniz, Marcos Gomes
Vinholi Junior, Airton José
author_role author
author2 Vinholi Junior, Airton José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Marcos Gomes
Vinholi Junior, Airton José
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal. Aprendizagem. Escola do campo.
topic Jornal. Aprendizagem. Escola do campo.
dc.description.none.fl_txt_mv É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais.
description É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/261/212
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 133-146
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926428798976