AS ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Diana Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbuio, Eduardo, Silva, Monaliza Rios
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/152
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar as interações verbais (aluno/aluno, aluno/professor), com o intuito de observar de que maneira os interactantes fazem uso das estratégias de polidez positivas e negativas para evitar ou minimizar os eventuais efeitos danosos à aprendizagem, resultantes dos atos de ameaça à face e, assim, garantir o bom êxito de todo processo de ensino-aprendizagem. Parte-se, portanto, da noção de língua como atividade social interativa, isto é, o processo de compreensão se dá como uma construção coletiva dentro de uma perspectiva discursiva, na qual a língua é, essencialmente, observada em funcionamento. A metodologia adotada na pesquisa é de caráter qualitativo, de base interpretativa e com respaldo nas teorias da Pragmática. O corpus analisado é constituído das transcrições em áudio de quatro (04) processos discursivos, cada um deles envolvendo um par dialogal de aprendizes de língua inglesa e a professora-pesquisadora. As interações ocorreram em uma escola particular de língua inglesa na cidade do Recife. Os resultados mostram que, ao tentar estabelecer um relacionamento de confiança mútua, no qual prevaleça o respeito pelos desejos, interesses, motivações e pela forma de pensar e agir do aluno, o professor contribuirá para a manutenção das relações positivas entre os atores do processo de ensino-aprendizagem. À guisa de conclusão, é possível afirmar que, de maneira consciente ou não, alguns professores ainda agem de modo a ferir as faces de seus alunos, resultando, eventualmente, em prejuízo para a harmonia do universo psicossocial de toda classe.
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