A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Fábio André Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37944
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_39520eb43fc89e187122f57e50167b09
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanholaHumanidades::Línguas e LiteraturasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente documento tem por objetivo descrever em detalhe o projeto de investigaçãoação “A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola”, realizado no âmbito do estágio integrado no Mestrado em Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Minho. Este projeto foi implementado em duas turmas: uma do 3º ciclo do ensino básico, aprendentes de inglês, a frequentar o 7º ano e cujo nível de língua é o A2 (segundo o QCERL); e uma outra turma, esta do 11º ano do ensino secundário, sendo contudo uma turma de iniciação, uma vez que as aulas foram lecionadas em regime extraordinário, tendo em vista a preparação do grupo para um exame de equivalência à frequência, enquadrando-se portanto no nível A1 no que ao domínio da língua diz respeito. O objetivo principal foi o de desenvolver e aprofundar o ensino da escrita na aprendizagem de uma língua estrangeira, bem como avaliar qual o seu impacto. Para tal foram implementadas estratégias visando identificar as competências dos alunos, bem como as suas dificuldades, no que toca à escrita, realizando depois uma intervenção com o propósito de desenvolver não só essa competência mas promovendo também a autonomia do aluno. Os dados recolhidos na fase preambular do projeto permitiram-me perspetivar uma falta de hábitos de escrita. Estes mesmos dados ajudaram à criação, planificação e implementação de atividades e estratégias ao longo de todo o processo, tendo para tal consultado bibliografia especializada além de documentos reguladores (Programa Nacional de ambas as disciplinas bem como as respetivas planificações; QCERL; Plan Curricular del Instituto Cervantes). As conclusões apresentadas neste relatório vêm mais uma vez comprovar que o ensino da língua é algo complexo e que é necessário haver um enfoque em todas as macrocompetências, atestando com validade o uso da escrita enquanto ferramenta de um ensino comunicativo e promotor da autonomia do aluno, algo evidenciado pelos resultados positivos desta sua implementação.This document’s main objective is to document the investigative-active project “A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola”, developed in the context of my trainee-teacher practicum as part of the Master’s in Teaching English and Spanish in Basic and Secondary Schools held at the University of Minho. This was a project developed in two different classes, a 7th grade group of English learners (level A2 according to the CEFR) and an 11th grade class, who was though in its first year learning Spanish as a foreign language, therefore being a beginner’s class (level A1 according to the CEFR). This project’s main objective was to develop the teaching of writing on a foreign language as well as evaluating its impact. To accomplish this I implemented a few strategies in order to identify the students’ competences and difficulties when writing. This data was then used to develop not only their writing competences but also their autonomy as students. All data collected on the project’s planning stage allowed me to verify that the students lacked writing habits and at the same time that teaching writing skills on a foreign language class is something still undervalued. This information also helped me create, plan and implement activities and strategies during all this process, having also read specialized literature as well as regulating documents (such as the subjects’ national programs and year-plans; CEFR; Plan Curricular del Instituto Cervantes). The conclusions presented on this document prove, once again, that teaching a foreign language is something very complex and it is necessary that it comprehends all four competences, certifying the use of writing as great tool for communicative language teaching as well as a booster for the student’s autonomy, something that becomes quite clear in the results obtained from this work.Moreira, Maria AlfredoNúñez Sabarís, XaquínUniversidade do MinhoPinheiro, Fábio André Oliveira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37944por201407450info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:16.117733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
title A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
spellingShingle A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
Pinheiro, Fábio André Oliveira
Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
title_full A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
title_fullStr A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
title_full_unstemmed A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
title_sort A escrita no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
author Pinheiro, Fábio André Oliveira
author_facet Pinheiro, Fábio André Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Núñez Sabarís, Xaquín
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Fábio André Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37944
url http://hdl.handle.net/1822/37944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132988781363200