A EDIÇÃO INAUGURAL DA REVISTA EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA PELO GOVERNO CIVIL-MILITAR PARA LEGITIMAR UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO QUE PRETENDIA PARA O BRASIL
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/253 |
Resumo: | A renovação da historiografia francesa, ocorrida no século XX, influenciou pesquisadores da História da Educação, que se voltaram para a valorização da diversificação de temas, fontes e objetos de estudo antes ignorados. Ampliou-se o número de pesquisas e estudos históricos voltados para a área da Educação, especialmente com a utilização da imprensa como fonte de estudo. Ao decidir pesquisar sobre o novo modelo de educação que o governo civil-militar, pretendia para o Brasil, durante a década de 1970 e início dos anos de 1980, adotou-se como fonte de pesquisa a revista Educação. Lançada pelo Ministério da Educação e Cultura em 1971, essa revista era constituída por artigos destinados à área da educação e apresentava discursos políticos e educacionais importantes para o período. Tomando como perspectiva teórica concepções sobre os conceitos de apropriação e representação de Roger Chartier, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida a edição inaugural da revista Educação serviu de estratégia para que o governo civil-militar justificasse e legitimasse um novo modelo de educação que se pretendia para o Brasil. |
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A EDIÇÃO INAUGURAL DA REVISTA EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA PELO GOVERNO CIVIL-MILITAR PARA LEGITIMAR UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO QUE PRETENDIA PARA O BRASILHistória Cultural. História da Educação. Ditadura civil-militar.A renovação da historiografia francesa, ocorrida no século XX, influenciou pesquisadores da História da Educação, que se voltaram para a valorização da diversificação de temas, fontes e objetos de estudo antes ignorados. Ampliou-se o número de pesquisas e estudos históricos voltados para a área da Educação, especialmente com a utilização da imprensa como fonte de estudo. Ao decidir pesquisar sobre o novo modelo de educação que o governo civil-militar, pretendia para o Brasil, durante a década de 1970 e início dos anos de 1980, adotou-se como fonte de pesquisa a revista Educação. Lançada pelo Ministério da Educação e Cultura em 1971, essa revista era constituída por artigos destinados à área da educação e apresentava discursos políticos e educacionais importantes para o período. Tomando como perspectiva teórica concepções sobre os conceitos de apropriação e representação de Roger Chartier, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida a edição inaugural da revista Educação serviu de estratégia para que o governo civil-militar justificasse e legitimasse um novo modelo de educação que se pretendia para o Brasil.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Edilene Maria Leite dos2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/253Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 6-172178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/253/204Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/253Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.938Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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A renovação da historiografia francesa, ocorrida no século XX, influenciou pesquisadores da História da Educação, que se voltaram para a valorização da diversificação de temas, fontes e objetos de estudo antes ignorados. Ampliou-se o número de pesquisas e estudos históricos voltados para a área da Educação, especialmente com a utilização da imprensa como fonte de estudo. Ao decidir pesquisar sobre o novo modelo de educação que o governo civil-militar, pretendia para o Brasil, durante a década de 1970 e início dos anos de 1980, adotou-se como fonte de pesquisa a revista Educação. Lançada pelo Ministério da Educação e Cultura em 1971, essa revista era constituída por artigos destinados à área da educação e apresentava discursos políticos e educacionais importantes para o período. Tomando como perspectiva teórica concepções sobre os conceitos de apropriação e representação de Roger Chartier, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida a edição inaugural da revista Educação serviu de estratégia para que o governo civil-militar justificasse e legitimasse um novo modelo de educação que se pretendia para o Brasil. |
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