A EDIÇÃO INAUGURAL DA REVISTA EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA PELO GOVERNO CIVIL-MILITAR PARA LEGITIMAR UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO QUE PRETENDIA PARA O BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edilene Maria Leite dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/253
Resumo: A renovação da historiografia francesa, ocorrida no século XX, influenciou pesquisadores da História da Educação, que se voltaram para a valorização da diversificação de temas, fontes e objetos de estudo antes ignorados. Ampliou-se o número de pesquisas e estudos históricos voltados para a área da Educação, especialmente com a utilização da imprensa como fonte de estudo. Ao decidir pesquisar sobre o novo modelo de educação que o governo civil-militar, pretendia para o Brasil, durante a década de 1970 e início dos anos de 1980, adotou-se como fonte de pesquisa a revista Educação. Lançada pelo Ministério da Educação e Cultura em 1971, essa revista era constituída por artigos destinados à área da educação e apresentava discursos políticos e educacionais importantes para o período. Tomando como perspectiva teórica concepções sobre os conceitos de apropriação e representação de Roger Chartier, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida a edição inaugural da revista Educação serviu de estratégia para que o governo civil-militar justificasse e legitimasse um novo modelo de educação que se pretendia para o Brasil.
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