A História da Ditadura Civil-Militar em um Brasil Paralelo: Usos Públicos do Passado e o Revisionismo / Negacionismo Virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal:
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, Amanda Santos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6392
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
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spelling A História da Ditadura Civil-Militar em um Brasil Paralelo: Usos Públicos do Passado e o Revisionismo / Negacionismo VirtualRevisionismo. História pública. Ditadura Militar.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.A internet expandiu as possibilidades de uso, produção e consumo do passado. É nesse contexto que alguns dos recentes usos públicos da história da Ditadura Civil-Militar tem polemizado aspectos desse processo histórico com a finalidade de revisar as interpretações que se fizeram até agora sobre o regime. O revisionismo, com certas doses de negacionismo, vem sendo utilizado como estratégia para suavizar a memória do regime, tornando a Ditadura um evento aceitável e necessário na história do Brasil. Um desses usos foi feito na produção analisada neste trabalho, o filme “documentário”1964: O Brasil entre armas e livros (2019) da produtora Brasil Paralelo. Disponível no YouTube, o filme é um dos vídeos mais vistos na plataforma ao pesquisar sobre a Ditadura Militar no Brasil. Efetuamos a análise da obra com o intuito de observar como os elementos presentes no discurso revisionista tornam possíveis a adesão ao discurso da narrativa por parte do grande público, tomando como referência o conceito de Cultura Histórica, de Jörn Rüsen (1994). Como hipótese preliminar, pensamos que a dimensão estética e o conteúdo normativo da narrativa foram fundamentais para contrapor a fragilidade da pesquisa histórica apresentada na produção.OrientaçãoSilveira, Amanda Santos2021info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:04Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6392Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
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