MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/387 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda uma teorização pela metodologia Grounded Theory (GT) aplicada à área da educação sexual, em que se faz o avanço da produção de conhecimento sobre a sexualidade infantil. A problemática: qual o papel dos memorandos – uma etapa da pesquisa sob a GT – numa teorização em sexualidade infantil? O objetivo é apresentar a teorização em sexualidade infantil produzida a partir de uma pesquisa de doutoramento na área da educação escolar com destaque aos memorandos, uma etapa da GT. De modo geral, os resultados da presente pesquisa são apontamentos para geração de teorizações e, sobretudo, motivações para formação de pesquisadores iniciantes com a GT para a área da educação sexual e suas temáticas de investigação, sobretudo na formação de professores em cursos de Pedagogia. |
id |
FAMA-0_65b75c7cc427fef59fffb03bba463871 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/387 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUALEducaçãoGrounded Theory. Teorização. Educação Sexual.A presente pesquisa aborda uma teorização pela metodologia Grounded Theory (GT) aplicada à área da educação sexual, em que se faz o avanço da produção de conhecimento sobre a sexualidade infantil. A problemática: qual o papel dos memorandos – uma etapa da pesquisa sob a GT – numa teorização em sexualidade infantil? O objetivo é apresentar a teorização em sexualidade infantil produzida a partir de uma pesquisa de doutoramento na área da educação escolar com destaque aos memorandos, uma etapa da GT. De modo geral, os resultados da presente pesquisa são apontamentos para geração de teorizações e, sobretudo, motivações para formação de pesquisadores iniciantes com a GT para a área da educação sexual e suas temáticas de investigação, sobretudo na formação de professores em cursos de Pedagogia.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Claudionor Renato da2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/38710.29031/pedf.v13i10.387Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 116-1272178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/387/315Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/387Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.224Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL |
title |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL |
spellingShingle |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL Silva, Claudionor Renato da Educação Grounded Theory. Teorização. Educação Sexual. |
title_short |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL |
title_full |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL |
title_fullStr |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL |
title_full_unstemmed |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL |
title_sort |
MEMORANDOS DA GROUNDED THEORY PARA UMA TEORIZAÇÃO EM SEXUALIDADE INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SEXUAL |
author |
Silva, Claudionor Renato da |
author_facet |
Silva, Claudionor Renato da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Claudionor Renato da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Grounded Theory. Teorização. Educação Sexual. |
topic |
Educação Grounded Theory. Teorização. Educação Sexual. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa aborda uma teorização pela metodologia Grounded Theory (GT) aplicada à área da educação sexual, em que se faz o avanço da produção de conhecimento sobre a sexualidade infantil. A problemática: qual o papel dos memorandos – uma etapa da pesquisa sob a GT – numa teorização em sexualidade infantil? O objetivo é apresentar a teorização em sexualidade infantil produzida a partir de uma pesquisa de doutoramento na área da educação escolar com destaque aos memorandos, uma etapa da GT. De modo geral, os resultados da presente pesquisa são apontamentos para geração de teorizações e, sobretudo, motivações para formação de pesquisadores iniciantes com a GT para a área da educação sexual e suas temáticas de investigação, sobretudo na formação de professores em cursos de Pedagogia. |
description |
A presente pesquisa aborda uma teorização pela metodologia Grounded Theory (GT) aplicada à área da educação sexual, em que se faz o avanço da produção de conhecimento sobre a sexualidade infantil. A problemática: qual o papel dos memorandos – uma etapa da pesquisa sob a GT – numa teorização em sexualidade infantil? O objetivo é apresentar a teorização em sexualidade infantil produzida a partir de uma pesquisa de doutoramento na área da educação escolar com destaque aos memorandos, uma etapa da GT. De modo geral, os resultados da presente pesquisa são apontamentos para geração de teorizações e, sobretudo, motivações para formação de pesquisadores iniciantes com a GT para a área da educação sexual e suas temáticas de investigação, sobretudo na formação de professores em cursos de Pedagogia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/387 10.29031/pedf.v13i10.387 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/387 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/387/315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 116-127 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926417264640 |