EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/38 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar a atividade criadora do homem. Contrapondo-se às explicações de cunho naturalista, buscou-se na Teoria Histórico-Cultural a origem e o papel da atividade criadora no desenvolvimento humano. Os resultados dos estudos indicam que as condições que asseguram a criação humana são de ordem sócio-histórica, subordinadas tanto à transmissão quanto à apropriação da cultura precedente, intrínsecas ao desenvolvimento humano, engendrado pela atividade vital do homem, o trabalho. Esta abordagem vê na educação sistematizada o meio de potencializar o desenvolvimento desse processo, comum a todos os homens desde a mais tenra idade. Nessa perspectiva teórica, o trabalho pedagógico precisa assegurar a especificidade que o constitui, o acesso mediado às vivências culturais significativas, condição necessária, tanto à fomentação do processo criador, quanto à formação humana e, consequentemente, ao desenvolvimento da humanidade. |
id |
FAMA-0_700df8dc4fbd54eacb6bbd5bb707656e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/38 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANATeoria Histórico-Cultural. Atividade criativa. Educação.Este estudo tem por objetivo analisar a atividade criadora do homem. Contrapondo-se às explicações de cunho naturalista, buscou-se na Teoria Histórico-Cultural a origem e o papel da atividade criadora no desenvolvimento humano. Os resultados dos estudos indicam que as condições que asseguram a criação humana são de ordem sócio-histórica, subordinadas tanto à transmissão quanto à apropriação da cultura precedente, intrínsecas ao desenvolvimento humano, engendrado pela atividade vital do homem, o trabalho. Esta abordagem vê na educação sistematizada o meio de potencializar o desenvolvimento desse processo, comum a todos os homens desde a mais tenra idade. Nessa perspectiva teórica, o trabalho pedagógico precisa assegurar a especificidade que o constitui, o acesso mediado às vivências culturais significativas, condição necessária, tanto à fomentação do processo criador, quanto à formação humana e, consequentemente, ao desenvolvimento da humanidade.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMÁXIMO, Maria JoséFRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/38Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/38/38Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/38Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.358Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA |
title |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA MÁXIMO, Maria José Teoria Histórico-Cultural. Atividade criativa. Educação. |
title_short |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA |
title_full |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA |
title_sort |
EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CRIADORA HUMANA |
author |
MÁXIMO, Maria José |
author_facet |
MÁXIMO, Maria José FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza |
author_role |
author |
author2 |
FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MÁXIMO, Maria José FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria Histórico-Cultural. Atividade criativa. Educação. |
topic |
Teoria Histórico-Cultural. Atividade criativa. Educação. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo tem por objetivo analisar a atividade criadora do homem. Contrapondo-se às explicações de cunho naturalista, buscou-se na Teoria Histórico-Cultural a origem e o papel da atividade criadora no desenvolvimento humano. Os resultados dos estudos indicam que as condições que asseguram a criação humana são de ordem sócio-histórica, subordinadas tanto à transmissão quanto à apropriação da cultura precedente, intrínsecas ao desenvolvimento humano, engendrado pela atividade vital do homem, o trabalho. Esta abordagem vê na educação sistematizada o meio de potencializar o desenvolvimento desse processo, comum a todos os homens desde a mais tenra idade. Nessa perspectiva teórica, o trabalho pedagógico precisa assegurar a especificidade que o constitui, o acesso mediado às vivências culturais significativas, condição necessária, tanto à fomentação do processo criador, quanto à formação humana e, consequentemente, ao desenvolvimento da humanidade. |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar a atividade criadora do homem. Contrapondo-se às explicações de cunho naturalista, buscou-se na Teoria Histórico-Cultural a origem e o papel da atividade criadora no desenvolvimento humano. Os resultados dos estudos indicam que as condições que asseguram a criação humana são de ordem sócio-histórica, subordinadas tanto à transmissão quanto à apropriação da cultura precedente, intrínsecas ao desenvolvimento humano, engendrado pela atividade vital do homem, o trabalho. Esta abordagem vê na educação sistematizada o meio de potencializar o desenvolvimento desse processo, comum a todos os homens desde a mais tenra idade. Nessa perspectiva teórica, o trabalho pedagógico precisa assegurar a especificidade que o constitui, o acesso mediado às vivências culturais significativas, condição necessária, tanto à fomentação do processo criador, quanto à formação humana e, consequentemente, ao desenvolvimento da humanidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/38 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/38/38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925992591360 |