ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Fernando R. Varnier
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25
Resumo: Este estudo tem por objetivos mensurar o nível de estresse dos docentes presentes na Assembleia Regional Extraordinária do Sindicato dos Educadores em Educação do Paraná (APP Sindicato), núcleo de Foz do Iguaçu, assim como averiguar o impacto de fatores do local e ambiente de trabalho no desenvolvimento do estresse docente. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, valendo-se do formulário como instrumento de coleta de dados, utilizando em um dos blocos de questões do instrumento, o Inventário de Sintomas de Stress Lipp. A amostra foi obtida por acessibilidade. Recomenda-se a realização de estudos multidisciplinares para a comprovação dos resultados, sobretudo, no que se refere aos fatores interpessoais no ambiente de trabalho e sua relação com o estresse.
id FAMA-0_74456b9a5a3345acfc48d6c1aed2f819
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/25
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOEstresse. Docência. Ambiente escolar.Este estudo tem por objetivos mensurar o nível de estresse dos docentes presentes na Assembleia Regional Extraordinária do Sindicato dos Educadores em Educação do Paraná (APP Sindicato), núcleo de Foz do Iguaçu, assim como averiguar o impacto de fatores do local e ambiente de trabalho no desenvolvimento do estresse docente. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, valendo-se do formulário como instrumento de coleta de dados, utilizando em um dos blocos de questões do instrumento, o Inventário de Sintomas de Stress Lipp. A amostra foi obtida por acessibilidade. Recomenda-se a realização de estudos multidisciplinares para a comprovação dos resultados, sobretudo, no que se refere aos fatores interpessoais no ambiente de trabalho e sua relação com o estresse.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAFERNANDES, Fernando R. VarnierSIMONETTO, Kátia Cardoso Campos2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25/25Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/25Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.758Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
spellingShingle ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
FERNANDES, Fernando R. Varnier
Estresse. Docência. Ambiente escolar.
title_short ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_fullStr ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full_unstemmed ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_sort ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
author FERNANDES, Fernando R. Varnier
author_facet FERNANDES, Fernando R. Varnier
SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos
author_role author
author2 SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Fernando R. Varnier
SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse. Docência. Ambiente escolar.
topic Estresse. Docência. Ambiente escolar.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo tem por objetivos mensurar o nível de estresse dos docentes presentes na Assembleia Regional Extraordinária do Sindicato dos Educadores em Educação do Paraná (APP Sindicato), núcleo de Foz do Iguaçu, assim como averiguar o impacto de fatores do local e ambiente de trabalho no desenvolvimento do estresse docente. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, valendo-se do formulário como instrumento de coleta de dados, utilizando em um dos blocos de questões do instrumento, o Inventário de Sintomas de Stress Lipp. A amostra foi obtida por acessibilidade. Recomenda-se a realização de estudos multidisciplinares para a comprovação dos resultados, sobretudo, no que se refere aos fatores interpessoais no ambiente de trabalho e sua relação com o estresse.
description Este estudo tem por objetivos mensurar o nível de estresse dos docentes presentes na Assembleia Regional Extraordinária do Sindicato dos Educadores em Educação do Paraná (APP Sindicato), núcleo de Foz do Iguaçu, assim como averiguar o impacto de fatores do local e ambiente de trabalho no desenvolvimento do estresse docente. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, valendo-se do formulário como instrumento de coleta de dados, utilizando em um dos blocos de questões do instrumento, o Inventário de Sintomas de Stress Lipp. A amostra foi obtida por acessibilidade. Recomenda-se a realização de estudos multidisciplinares para a comprovação dos resultados, sobretudo, no que se refere aos fatores interpessoais no ambiente de trabalho e sua relação com o estresse.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25/25
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926051311616