ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivos mensurar o nível de estresse dos docentes presentes na Assembleia Regional Extraordinária do Sindicato dos Educadores em Educação do Paraná (APP Sindicato), núcleo de Foz do Iguaçu, assim como averiguar o impacto de fatores do local e ambiente de trabalho no desenvolvimento do estresse docente. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, valendo-se do formulário como instrumento de coleta de dados, utilizando em um dos blocos de questões do instrumento, o Inventário de Sintomas de Stress Lipp. A amostra foi obtida por acessibilidade. Recomenda-se a realização de estudos multidisciplinares para a comprovação dos resultados, sobretudo, no que se refere aos fatores interpessoais no ambiente de trabalho e sua relação com o estresse. |
id |
FAMA-0_74456b9a5a3345acfc48d6c1aed2f819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/25 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOEstresse. Docência. Ambiente escolar.Este estudo tem por objetivos mensurar o nível de estresse dos docentes presentes na Assembleia Regional Extraordinária do Sindicato dos Educadores em Educação do Paraná (APP Sindicato), núcleo de Foz do Iguaçu, assim como averiguar o impacto de fatores do local e ambiente de trabalho no desenvolvimento do estresse docente. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, valendo-se do formulário como instrumento de coleta de dados, utilizando em um dos blocos de questões do instrumento, o Inventário de Sintomas de Stress Lipp. A amostra foi obtida por acessibilidade. Recomenda-se a realização de estudos multidisciplinares para a comprovação dos resultados, sobretudo, no que se refere aos fatores interpessoais no ambiente de trabalho e sua relação com o estresse.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAFERNANDES, Fernando R. VarnierSIMONETTO, Kátia Cardoso Campos2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25/25Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/25Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.758Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
spellingShingle |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO FERNANDES, Fernando R. Varnier Estresse. Docência. Ambiente escolar. |
title_short |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_fullStr |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full_unstemmed |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_sort |
ESTRESSE E DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
author |
FERNANDES, Fernando R. Varnier |
author_facet |
FERNANDES, Fernando R. Varnier SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos |
author_role |
author |
author2 |
SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Fernando R. Varnier SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estresse. Docência. Ambiente escolar. |
topic |
Estresse. Docência. Ambiente escolar. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo tem por objetivos mensurar o nível de estresse dos docentes presentes na Assembleia Regional Extraordinária do Sindicato dos Educadores em Educação do Paraná (APP Sindicato), núcleo de Foz do Iguaçu, assim como averiguar o impacto de fatores do local e ambiente de trabalho no desenvolvimento do estresse docente. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, valendo-se do formulário como instrumento de coleta de dados, utilizando em um dos blocos de questões do instrumento, o Inventário de Sintomas de Stress Lipp. A amostra foi obtida por acessibilidade. Recomenda-se a realização de estudos multidisciplinares para a comprovação dos resultados, sobretudo, no que se refere aos fatores interpessoais no ambiente de trabalho e sua relação com o estresse. |
description |
Este estudo tem por objetivos mensurar o nível de estresse dos docentes presentes na Assembleia Regional Extraordinária do Sindicato dos Educadores em Educação do Paraná (APP Sindicato), núcleo de Foz do Iguaçu, assim como averiguar o impacto de fatores do local e ambiente de trabalho no desenvolvimento do estresse docente. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, valendo-se do formulário como instrumento de coleta de dados, utilizando em um dos blocos de questões do instrumento, o Inventário de Sintomas de Stress Lipp. A amostra foi obtida por acessibilidade. Recomenda-se a realização de estudos multidisciplinares para a comprovação dos resultados, sobretudo, no que se refere aos fatores interpessoais no ambiente de trabalho e sua relação com o estresse. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25/25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926051311616 |