O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Angélica Vier
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Olegário, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2833
Resumo: O texto busca compreender a docência na contemporaneidade e os efeitos da visão empreendedora no espaço escolar, refletindo e dissertando sobre o tema. Ser empreendedor emerge como um discurso de verdade no mundo contemporâneo e institui um modelo ideal de docência a ser alcançado. Para isso, é necessário assumir riscos, ter ideias criativas, estar em constante formação, trabalhar em equipe, ser capaz de inovar, mostrar flexibilidade e ser proativo. De que modo o professor vem constituindo a sua prática pedagógica em meio a esses discursos? Quais as chances de resistência? Como escapar? Como produzir uma docência que recusa os modelos e afirma a diferença, ainda que haja sempre capturas? Enfim, o que pode uma docência que se deixa ser afetada pelos fluxos menores?PALAVRAS-CHAVE: Docência. Modelos. Diferença. Escola.WHAT CAN MINOR TEACHING DO?ABSTRACT: This paper aims at understanding teachers in contemporaneity and the effects of an entrepreneurialview on the school setting by reflecting and dissertating on this theme. Being an entrepreneur has both emerged as a discourse of truth in the contemporary world and instituted an ideal teaching model to be achieved. For this purpose, it is necessary to take risks, have creative ideas, be constantly educated, work in a team, be able to innovate, show flexibility and be proactive. How have teachers constituted their pedagogical practice among those discourses? What are their chances of resistance? How to escape? How to produce teachers that refuse models and affirm the difference, despite the existence of captures? Ultimately, what can teachers that let themselves be affected by minor flows do?KEYWORDS: Teachers. Models. Difference. School.¿QUÉ PUEDE HACER LA ENSEÑANZA MENOR?RESUMEN: El texto busca comprender la docencia en la contemporaneidad y los efectos de la visión emprendedoraen la escuela, reflejando y disertando acerca del tema. Ser un emprendedor surge como un discurso de verdad en el mundo contemporáneo y establece un modelo ideal de docencia a alcanzarse. Para esto, es necesario tomar riesgos, tener ideas creativas, estar en constante capacitación, trabajar en equipo, ser capaz de innovar, demonstrar flexibilidad y pro actividad. ¿Cómo el profesor ha constituido su práctica pedagógica en medio a estos discursos?¿Cuáles son las posibilidades de resistencia?¿Cómo escapar?Cómo producir una docencia que rechaza los modelos y afirma la diferencia, aunque haya existido siempre capturas? De este modo ¿qué poder tiene una docencia que se afecta por los flujos menores?PALABRAS CLAVE: Docencia. Modelos. Diferencia. Escuela.
id UFMA-5_d0064d05340bee8326997e0ef3eee3ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2833
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?Docência. Modelos. Diferença. Escola.O texto busca compreender a docência na contemporaneidade e os efeitos da visão empreendedora no espaço escolar, refletindo e dissertando sobre o tema. Ser empreendedor emerge como um discurso de verdade no mundo contemporâneo e institui um modelo ideal de docência a ser alcançado. Para isso, é necessário assumir riscos, ter ideias criativas, estar em constante formação, trabalhar em equipe, ser capaz de inovar, mostrar flexibilidade e ser proativo. De que modo o professor vem constituindo a sua prática pedagógica em meio a esses discursos? Quais as chances de resistência? Como escapar? Como produzir uma docência que recusa os modelos e afirma a diferença, ainda que haja sempre capturas? Enfim, o que pode uma docência que se deixa ser afetada pelos fluxos menores?PALAVRAS-CHAVE: Docência. Modelos. Diferença. Escola.WHAT CAN MINOR TEACHING DO?ABSTRACT: This paper aims at understanding teachers in contemporaneity and the effects of an entrepreneurialview on the school setting by reflecting and dissertating on this theme. Being an entrepreneur has both emerged as a discourse of truth in the contemporary world and instituted an ideal teaching model to be achieved. For this purpose, it is necessary to take risks, have creative ideas, be constantly educated, work in a team, be able to innovate, show flexibility and be proactive. How have teachers constituted their pedagogical practice among those discourses? What are their chances of resistance? How to escape? How to produce teachers that refuse models and affirm the difference, despite the existence of captures? Ultimately, what can teachers that let themselves be affected by minor flows do?KEYWORDS: Teachers. Models. Difference. School.¿QUÉ PUEDE HACER LA ENSEÑANZA MENOR?RESUMEN: El texto busca comprender la docencia en la contemporaneidad y los efectos de la visión emprendedoraen la escuela, reflejando y disertando acerca del tema. Ser un emprendedor surge como un discurso de verdad en el mundo contemporáneo y establece un modelo ideal de docencia a alcanzarse. Para esto, es necesario tomar riesgos, tener ideas creativas, estar en constante capacitación, trabajar en equipo, ser capaz de innovar, demonstrar flexibilidad y pro actividad. ¿Cómo el profesor ha constituido su práctica pedagógica en medio a estos discursos?¿Cuáles son las posibilidades de resistencia?¿Cómo escapar?Cómo producir una docencia que rechaza los modelos y afirma la diferencia, aunque haya existido siempre capturas? De este modo ¿qué poder tiene una docencia que se afecta por los flujos menores?PALABRAS CLAVE: Docencia. Modelos. Diferencia. Escuela.Universidade Federal do Maranhão2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/283310.18764/2178-2229.v21.n1.p.59-66Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 1, 2014; 59-662178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n1reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2833/1134Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMunhoz, Angélica VierOlegário, Fabiane2017-01-23T13:57:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2833Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:41.749065Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
title O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
spellingShingle O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
Munhoz, Angélica Vier
Docência. Modelos. Diferença. Escola.
title_short O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
title_full O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
title_fullStr O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
title_full_unstemmed O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
title_sort O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
author Munhoz, Angélica Vier
author_facet Munhoz, Angélica Vier
Olegário, Fabiane
author_role author
author2 Olegário, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Angélica Vier
Olegário, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Docência. Modelos. Diferença. Escola.
topic Docência. Modelos. Diferença. Escola.
description O texto busca compreender a docência na contemporaneidade e os efeitos da visão empreendedora no espaço escolar, refletindo e dissertando sobre o tema. Ser empreendedor emerge como um discurso de verdade no mundo contemporâneo e institui um modelo ideal de docência a ser alcançado. Para isso, é necessário assumir riscos, ter ideias criativas, estar em constante formação, trabalhar em equipe, ser capaz de inovar, mostrar flexibilidade e ser proativo. De que modo o professor vem constituindo a sua prática pedagógica em meio a esses discursos? Quais as chances de resistência? Como escapar? Como produzir uma docência que recusa os modelos e afirma a diferença, ainda que haja sempre capturas? Enfim, o que pode uma docência que se deixa ser afetada pelos fluxos menores?PALAVRAS-CHAVE: Docência. Modelos. Diferença. Escola.WHAT CAN MINOR TEACHING DO?ABSTRACT: This paper aims at understanding teachers in contemporaneity and the effects of an entrepreneurialview on the school setting by reflecting and dissertating on this theme. Being an entrepreneur has both emerged as a discourse of truth in the contemporary world and instituted an ideal teaching model to be achieved. For this purpose, it is necessary to take risks, have creative ideas, be constantly educated, work in a team, be able to innovate, show flexibility and be proactive. How have teachers constituted their pedagogical practice among those discourses? What are their chances of resistance? How to escape? How to produce teachers that refuse models and affirm the difference, despite the existence of captures? Ultimately, what can teachers that let themselves be affected by minor flows do?KEYWORDS: Teachers. Models. Difference. School.¿QUÉ PUEDE HACER LA ENSEÑANZA MENOR?RESUMEN: El texto busca comprender la docencia en la contemporaneidad y los efectos de la visión emprendedoraen la escuela, reflejando y disertando acerca del tema. Ser un emprendedor surge como un discurso de verdad en el mundo contemporáneo y establece un modelo ideal de docencia a alcanzarse. Para esto, es necesario tomar riesgos, tener ideas creativas, estar en constante capacitación, trabajar en equipo, ser capaz de innovar, demonstrar flexibilidad y pro actividad. ¿Cómo el profesor ha constituido su práctica pedagógica en medio a estos discursos?¿Cuáles son las posibilidades de resistencia?¿Cómo escapar?Cómo producir una docencia que rechaza los modelos y afirma la diferencia, aunque haya existido siempre capturas? De este modo ¿qué poder tiene una docencia que se afecta por los flujos menores?PALABRAS CLAVE: Docencia. Modelos. Diferencia. Escuela.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2833
10.18764/2178-2229.v21.n1.p.59-66
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2833
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v21.n1.p.59-66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2833/1134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 1, 2014; 59-66
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v21.n1
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877774102528