O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCON, Mary Aurora da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28
Resumo: O presente trabalho pretende revisitar as principais teorias pedagógicas da modernidade até a contemporaneidade do trabalho educativo, visando a refletir sobre os significados e concepções de educação implícitas em seus projetos, bem como analisar o pensamento educacional do contexto pós-moderno. Para o entendimento das proposições de uma pedagogia moderna, laica, racional, parte-se de Rousseau e de seus seguidores, Pestalozzi, Dewey, entre outros. Empreende-se, ainda, a explanação sobre o desenvolvimento científico da pedagogia no século XX, tendo como centralidade os estudos de Vygotsky. Tal percurso ancora-se no pensamento de Libâneo (2010), Lukács (2012), Cambi (1999), entre outros pesquisadores, a fim de que o professor reconheça a práxis do seu trabalho no século XXI.
id FAMA-0_7d01c047b3da276571976b0f7d0b7dcf
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/28
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADEPedagogia moderna. Práxis educativa. Pensamento pós-moderno.O presente trabalho pretende revisitar as principais teorias pedagógicas da modernidade até a contemporaneidade do trabalho educativo, visando a refletir sobre os significados e concepções de educação implícitas em seus projetos, bem como analisar o pensamento educacional do contexto pós-moderno. Para o entendimento das proposições de uma pedagogia moderna, laica, racional, parte-se de Rousseau e de seus seguidores, Pestalozzi, Dewey, entre outros. Empreende-se, ainda, a explanação sobre o desenvolvimento científico da pedagogia no século XX, tendo como centralidade os estudos de Vygotsky. Tal percurso ancora-se no pensamento de Libâneo (2010), Lukács (2012), Cambi (1999), entre outros pesquisadores, a fim de que o professor reconheça a práxis do seu trabalho no século XXI.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMARCON, Mary Aurora da Costa2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28/28Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/28Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.862Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
title O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
MARCON, Mary Aurora da Costa
Pedagogia moderna. Práxis educativa. Pensamento pós-moderno.
title_short O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
title_full O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
title_sort O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
author MARCON, Mary Aurora da Costa
author_facet MARCON, Mary Aurora da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCON, Mary Aurora da Costa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia moderna. Práxis educativa. Pensamento pós-moderno.
topic Pedagogia moderna. Práxis educativa. Pensamento pós-moderno.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho pretende revisitar as principais teorias pedagógicas da modernidade até a contemporaneidade do trabalho educativo, visando a refletir sobre os significados e concepções de educação implícitas em seus projetos, bem como analisar o pensamento educacional do contexto pós-moderno. Para o entendimento das proposições de uma pedagogia moderna, laica, racional, parte-se de Rousseau e de seus seguidores, Pestalozzi, Dewey, entre outros. Empreende-se, ainda, a explanação sobre o desenvolvimento científico da pedagogia no século XX, tendo como centralidade os estudos de Vygotsky. Tal percurso ancora-se no pensamento de Libâneo (2010), Lukács (2012), Cambi (1999), entre outros pesquisadores, a fim de que o professor reconheça a práxis do seu trabalho no século XXI.
description O presente trabalho pretende revisitar as principais teorias pedagógicas da modernidade até a contemporaneidade do trabalho educativo, visando a refletir sobre os significados e concepções de educação implícitas em seus projetos, bem como analisar o pensamento educacional do contexto pós-moderno. Para o entendimento das proposições de uma pedagogia moderna, laica, racional, parte-se de Rousseau e de seus seguidores, Pestalozzi, Dewey, entre outros. Empreende-se, ainda, a explanação sobre o desenvolvimento científico da pedagogia no século XX, tendo como centralidade os estudos de Vygotsky. Tal percurso ancora-se no pensamento de Libâneo (2010), Lukács (2012), Cambi (1999), entre outros pesquisadores, a fim de que o professor reconheça a práxis do seu trabalho no século XXI.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28/28
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925922336768