EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabíola Pereira dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Graupe, Mareli Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/523
Resumo: Este artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas de docentes que atuam na Educação Infantil com bebês e crianças bem pequenas. Os principais referenciais teóricos são: Ariès (1981); Kuhlmann Júnior (2004); Kramer (1999); Barbosa (2000, 2010, 2019); Barbosa e Horn (2009); e leis que regulamentam a Educação Infantil, Lei nº 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) e outros. É uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs), em 2019. Os dados foram coletados por meio de entrevistas focalizadas com seis professoras que atuam na Educação Infantil em dois CEIMs no interior de Santa Catarina. A análise dos dados indica que as professoras devem ter um olhar atento, considerando o bebê e a criança bem pequena como protagonistas do processo de aprendizagem, proporcionando o diálogo, a livre expressão, a participação na rotina diária, na hora da troca, de calçar o tênis, pentear os cabelos. Essas experiências favorecem a relação das professoras com a criança e da criança com a professora. Enfim, é preciso reinventar e redefinir a docência na Educação Infantil, para além da rotina diária que muitas vezes, acaba limitando as experiências e vivências dos bebês e das crianças bem pequenas. A Educação Infantil é um período extremamente importante para a formação da criança e as professoras que trabalham nessa área tem um papel fundamental nesse processo de aprendizagem.
id FAMA-0_8840128f25cb5f80fa74cd06f4e86003
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/523
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENASEducaçãoEducação infantilEste artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas de docentes que atuam na Educação Infantil com bebês e crianças bem pequenas. Os principais referenciais teóricos são: Ariès (1981); Kuhlmann Júnior (2004); Kramer (1999); Barbosa (2000, 2010, 2019); Barbosa e Horn (2009); e leis que regulamentam a Educação Infantil, Lei nº 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) e outros. É uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs), em 2019. Os dados foram coletados por meio de entrevistas focalizadas com seis professoras que atuam na Educação Infantil em dois CEIMs no interior de Santa Catarina. A análise dos dados indica que as professoras devem ter um olhar atento, considerando o bebê e a criança bem pequena como protagonistas do processo de aprendizagem, proporcionando o diálogo, a livre expressão, a participação na rotina diária, na hora da troca, de calçar o tênis, pentear os cabelos. Essas experiências favorecem a relação das professoras com a criança e da criança com a professora. Enfim, é preciso reinventar e redefinir a docência na Educação Infantil, para além da rotina diária que muitas vezes, acaba limitando as experiências e vivências dos bebês e das crianças bem pequenas. A Educação Infantil é um período extremamente importante para a formação da criança e as professoras que trabalham nessa área tem um papel fundamental nesse processo de aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Fabíola Pereira dosGraupe, Mareli Eliane2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/523Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 94-1122178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/523/425Direitos autorais 2020 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/523Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.015Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
title EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
spellingShingle EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
Santos, Fabíola Pereira dos
Educação
Educação infantil
title_short EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
title_full EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
title_fullStr EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
title_sort EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
author Santos, Fabíola Pereira dos
author_facet Santos, Fabíola Pereira dos
Graupe, Mareli Eliane
author_role author
author2 Graupe, Mareli Eliane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabíola Pereira dos
Graupe, Mareli Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
topic Educação
Educação infantil
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas de docentes que atuam na Educação Infantil com bebês e crianças bem pequenas. Os principais referenciais teóricos são: Ariès (1981); Kuhlmann Júnior (2004); Kramer (1999); Barbosa (2000, 2010, 2019); Barbosa e Horn (2009); e leis que regulamentam a Educação Infantil, Lei nº 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) e outros. É uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs), em 2019. Os dados foram coletados por meio de entrevistas focalizadas com seis professoras que atuam na Educação Infantil em dois CEIMs no interior de Santa Catarina. A análise dos dados indica que as professoras devem ter um olhar atento, considerando o bebê e a criança bem pequena como protagonistas do processo de aprendizagem, proporcionando o diálogo, a livre expressão, a participação na rotina diária, na hora da troca, de calçar o tênis, pentear os cabelos. Essas experiências favorecem a relação das professoras com a criança e da criança com a professora. Enfim, é preciso reinventar e redefinir a docência na Educação Infantil, para além da rotina diária que muitas vezes, acaba limitando as experiências e vivências dos bebês e das crianças bem pequenas. A Educação Infantil é um período extremamente importante para a formação da criança e as professoras que trabalham nessa área tem um papel fundamental nesse processo de aprendizagem.
description Este artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas de docentes que atuam na Educação Infantil com bebês e crianças bem pequenas. Os principais referenciais teóricos são: Ariès (1981); Kuhlmann Júnior (2004); Kramer (1999); Barbosa (2000, 2010, 2019); Barbosa e Horn (2009); e leis que regulamentam a Educação Infantil, Lei nº 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) e outros. É uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs), em 2019. Os dados foram coletados por meio de entrevistas focalizadas com seis professoras que atuam na Educação Infantil em dois CEIMs no interior de Santa Catarina. A análise dos dados indica que as professoras devem ter um olhar atento, considerando o bebê e a criança bem pequena como protagonistas do processo de aprendizagem, proporcionando o diálogo, a livre expressão, a participação na rotina diária, na hora da troca, de calçar o tênis, pentear os cabelos. Essas experiências favorecem a relação das professoras com a criança e da criança com a professora. Enfim, é preciso reinventar e redefinir a docência na Educação Infantil, para além da rotina diária que muitas vezes, acaba limitando as experiências e vivências dos bebês e das crianças bem pequenas. A Educação Infantil é um período extremamente importante para a formação da criança e as professoras que trabalham nessa área tem um papel fundamental nesse processo de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/523
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/523/425
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 94-112
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925944356864