Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Deise Bruna Massena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133602
Resumo: Este trabalho tem como tema a peculiaridade da ação docente com os bebês e as crianças bem pequenas. Pontua a falta de tradição pedagógica com essa faixa etária e a lacuna nos cursos de formação de professores. É uma pesquisa do tipo narrativa de experiência educativa. A partir da análise de uma experiência docente, o problema de pesquisa em questão é interrogar sobre em que medida as peculiaridades da educação de bebês e crianças bem pequenas na creche contribuem na constituição da especificidade da ação profissional docente. O principal objetivo foi analisar as peculiaridades da docência com bebês, bem como desenvolver uma reflexão sobre uma prática desenvolvida com bebês e crianças bem pequenas. Tendo como categorias e objetos de análise o currículo, o planejamento e o acompanhamento avaliativo dos processos pedagógicos. O trabalho foi fundamentado no referencial teórico da área: Oliveira (2002); Barbosa (2010); Ostetto (2000); Coutinho (2013); Fochi (2015); Martins Filho (2015); Gomes (2015); Tristão (2004); Duarte (2011). Conclui-se que é fundamental o exercício da observação e da construção de um olhar atento às ações e reações dos bebês, um olhar capaz de decifrar as múltiplas linguagens das crianças, constituindo-se um elemento peculiar da ação docente para essa faixa etária. Identificou-se ainda a necessidade de rediscutir os currículos dos cursos de formação de professores para que seja efetivo um espaço adequado para a Educação das crianças de 0 a 3 anos.
id UFRGS-2_a1b95849f39d17301eb69863c3030c64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133602
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Deise Bruna MassenaBarbosa, Maria Carmen Silveira2016-03-10T02:04:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/133602000985088Este trabalho tem como tema a peculiaridade da ação docente com os bebês e as crianças bem pequenas. Pontua a falta de tradição pedagógica com essa faixa etária e a lacuna nos cursos de formação de professores. É uma pesquisa do tipo narrativa de experiência educativa. A partir da análise de uma experiência docente, o problema de pesquisa em questão é interrogar sobre em que medida as peculiaridades da educação de bebês e crianças bem pequenas na creche contribuem na constituição da especificidade da ação profissional docente. O principal objetivo foi analisar as peculiaridades da docência com bebês, bem como desenvolver uma reflexão sobre uma prática desenvolvida com bebês e crianças bem pequenas. Tendo como categorias e objetos de análise o currículo, o planejamento e o acompanhamento avaliativo dos processos pedagógicos. O trabalho foi fundamentado no referencial teórico da área: Oliveira (2002); Barbosa (2010); Ostetto (2000); Coutinho (2013); Fochi (2015); Martins Filho (2015); Gomes (2015); Tristão (2004); Duarte (2011). Conclui-se que é fundamental o exercício da observação e da construção de um olhar atento às ações e reações dos bebês, um olhar capaz de decifrar as múltiplas linguagens das crianças, constituindo-se um elemento peculiar da ação docente para essa faixa etária. Identificou-se ainda a necessidade de rediscutir os currículos dos cursos de formação de professores para que seja efetivo um espaço adequado para a Educação das crianças de 0 a 3 anos.application/pdfporEducação infantilProfessorConstituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985088.pdf000985088.pdfTexto completoapplication/pdf2076273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133602/1/000985088.pdfae4f241b57425b9cfd52a75369e5053aMD51TEXT000985088.pdf.txt000985088.pdf.txtExtracted Texttext/plain108125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133602/2/000985088.pdf.txtf3580c8f8958b12aa184bda87d4ad5c5MD52THUMBNAIL000985088.pdf.jpg000985088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133602/3/000985088.pdf.jpgbde4407a93284d8bb3b29e6fc65cb9cdMD5310183/1336022018-10-26 10:09:26.223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
title Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
spellingShingle Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
Leite, Deise Bruna Massena
Educação infantil
Professor
title_short Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
title_full Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
title_fullStr Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
title_full_unstemmed Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
title_sort Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
author Leite, Deise Bruna Massena
author_facet Leite, Deise Bruna Massena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Deise Bruna Massena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Professor
topic Educação infantil
Professor
description Este trabalho tem como tema a peculiaridade da ação docente com os bebês e as crianças bem pequenas. Pontua a falta de tradição pedagógica com essa faixa etária e a lacuna nos cursos de formação de professores. É uma pesquisa do tipo narrativa de experiência educativa. A partir da análise de uma experiência docente, o problema de pesquisa em questão é interrogar sobre em que medida as peculiaridades da educação de bebês e crianças bem pequenas na creche contribuem na constituição da especificidade da ação profissional docente. O principal objetivo foi analisar as peculiaridades da docência com bebês, bem como desenvolver uma reflexão sobre uma prática desenvolvida com bebês e crianças bem pequenas. Tendo como categorias e objetos de análise o currículo, o planejamento e o acompanhamento avaliativo dos processos pedagógicos. O trabalho foi fundamentado no referencial teórico da área: Oliveira (2002); Barbosa (2010); Ostetto (2000); Coutinho (2013); Fochi (2015); Martins Filho (2015); Gomes (2015); Tristão (2004); Duarte (2011). Conclui-se que é fundamental o exercício da observação e da construção de um olhar atento às ações e reações dos bebês, um olhar capaz de decifrar as múltiplas linguagens das crianças, constituindo-se um elemento peculiar da ação docente para essa faixa etária. Identificou-se ainda a necessidade de rediscutir os currículos dos cursos de formação de professores para que seja efetivo um espaço adequado para a Educação das crianças de 0 a 3 anos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-10T02:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133602
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985088
url http://hdl.handle.net/10183/133602
identifier_str_mv 000985088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133602/1/000985088.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133602/2/000985088.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133602/3/000985088.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ae4f241b57425b9cfd52a75369e5053a
f3580c8f8958b12aa184bda87d4ad5c5
bde4407a93284d8bb3b29e6fc65cb9cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499955236864