Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133602 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a peculiaridade da ação docente com os bebês e as crianças bem pequenas. Pontua a falta de tradição pedagógica com essa faixa etária e a lacuna nos cursos de formação de professores. É uma pesquisa do tipo narrativa de experiência educativa. A partir da análise de uma experiência docente, o problema de pesquisa em questão é interrogar sobre em que medida as peculiaridades da educação de bebês e crianças bem pequenas na creche contribuem na constituição da especificidade da ação profissional docente. O principal objetivo foi analisar as peculiaridades da docência com bebês, bem como desenvolver uma reflexão sobre uma prática desenvolvida com bebês e crianças bem pequenas. Tendo como categorias e objetos de análise o currículo, o planejamento e o acompanhamento avaliativo dos processos pedagógicos. O trabalho foi fundamentado no referencial teórico da área: Oliveira (2002); Barbosa (2010); Ostetto (2000); Coutinho (2013); Fochi (2015); Martins Filho (2015); Gomes (2015); Tristão (2004); Duarte (2011). Conclui-se que é fundamental o exercício da observação e da construção de um olhar atento às ações e reações dos bebês, um olhar capaz de decifrar as múltiplas linguagens das crianças, constituindo-se um elemento peculiar da ação docente para essa faixa etária. Identificou-se ainda a necessidade de rediscutir os currículos dos cursos de formação de professores para que seja efetivo um espaço adequado para a Educação das crianças de 0 a 3 anos. |
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