ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Hercília Alves Pereira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Philippsen, Gisele Strieder, Vasques, Érika Castro, Santos, Marco Aurélio Reis, Rosa, Valdir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265
Resumo: Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos.
id FAMA-0_8b6a936f3474cd1799658b00cca1e039
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/265
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIASHands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório.Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACarvalho, Hercília Alves Pereira dePhilippsen, Gisele StriederVasques, Érika CastroSantos, Marco Aurélio ReisRosa, Valdir2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 192-2042178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265/216Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/265Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.985Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Carvalho, Hercília Alves Pereira de
Hands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório.
title_short ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Carvalho, Hercília Alves Pereira de
author_facet Carvalho, Hercília Alves Pereira de
Philippsen, Gisele Strieder
Vasques, Érika Castro
Santos, Marco Aurélio Reis
Rosa, Valdir
author_role author
author2 Philippsen, Gisele Strieder
Vasques, Érika Castro
Santos, Marco Aurélio Reis
Rosa, Valdir
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Hercília Alves Pereira de
Philippsen, Gisele Strieder
Vasques, Érika Castro
Santos, Marco Aurélio Reis
Rosa, Valdir
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Hands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório.
topic Hands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos.
description Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265/216
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 192-204
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926383710208