ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos. |
id |
FAMA-0_8b6a936f3474cd1799658b00cca1e039 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/265 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIASHands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório.Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACarvalho, Hercília Alves Pereira dePhilippsen, Gisele StriederVasques, Érika CastroSantos, Marco Aurélio ReisRosa, Valdir2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 192-2042178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265/216Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/265Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.985Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS Carvalho, Hercília Alves Pereira de Hands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório. |
title_short |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
Carvalho, Hercília Alves Pereira de |
author_facet |
Carvalho, Hercília Alves Pereira de Philippsen, Gisele Strieder Vasques, Érika Castro Santos, Marco Aurélio Reis Rosa, Valdir |
author_role |
author |
author2 |
Philippsen, Gisele Strieder Vasques, Érika Castro Santos, Marco Aurélio Reis Rosa, Valdir |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Hercília Alves Pereira de Philippsen, Gisele Strieder Vasques, Érika Castro Santos, Marco Aurélio Reis Rosa, Valdir |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório. |
topic |
Hands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos. |
description |
Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265/216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 192-204 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926383710208 |