INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azambuja, Laura Gomes Parreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Renata Cristina Domingos de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula.
id FAMA-0_924fba718ae6769c70392fb42ea8192b
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/151
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORESO presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAAzambuja, Laura Gomes ParreiraLima, Renata Cristina Domingos de Souza2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 61-752178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151/115Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/151Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.111Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
title INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
spellingShingle INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
Azambuja, Laura Gomes Parreira
title_short INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
title_full INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
title_fullStr INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
title_full_unstemmed INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
title_sort INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
author Azambuja, Laura Gomes Parreira
author_facet Azambuja, Laura Gomes Parreira
Lima, Renata Cristina Domingos de Souza
author_role author
author2 Lima, Renata Cristina Domingos de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Azambuja, Laura Gomes Parreira
Lima, Renata Cristina Domingos de Souza
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula.
description O presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151/115
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 61-75
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926403633152