INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula. |
id |
FAMA-0_924fba718ae6769c70392fb42ea8192b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/151 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORESO presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAAzambuja, Laura Gomes ParreiraLima, Renata Cristina Domingos de Souza2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 61-752178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151/115Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/151Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.111Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES |
title |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES |
spellingShingle |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES Azambuja, Laura Gomes Parreira |
title_short |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES |
title_full |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES |
title_fullStr |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES |
title_full_unstemmed |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES |
title_sort |
INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES |
author |
Azambuja, Laura Gomes Parreira |
author_facet |
Azambuja, Laura Gomes Parreira Lima, Renata Cristina Domingos de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Renata Cristina Domingos de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azambuja, Laura Gomes Parreira Lima, Renata Cristina Domingos de Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula. |
description |
O presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/151/115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 61-75 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926403633152 |