BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/174 |
Resumo: | Não há dúvida que, em matéria ambiental, um dos temas mais abordados é a Educação Ambiental. Mas, mesmo assim, ainda caberia contemporaneamente um questionamento: mas, afinal, o que seria Educação Ambiental? Para responder esta questão foi elaborado um roteiro metodológico por meio da pesquisa exploratória, a fim delinear as principais bases que norteiam, dentro de um foco preponderantemente político-institucional, as políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental no país. Após relacionar toda uma base histórico-cronológica dos principais dispositivos normativos, bem como das principais instituições associadas ao tema, acredita-se que a Educação Ambiental deve necessariamente passar por aspectos tais como “transversalidade”, “multidisciplinaridade”, “sustentabilidade”, “visão sistêmica”, dentre outros. Ademais, torna-se evidente que uma política de educação ambiental, além da questão do “Meio Ambiente” propriamente dita, também deve considerar a saúde, a habitação, o saneamento básico, e mesmo o emprego e a qualidade de vida. |
id |
FAMA-0_97a9cb5bb0723f636290cc15184428f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/174 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICAEducação; Educação AmbientalEducação Ambiental, Política Pública, LegislaçãoNão há dúvida que, em matéria ambiental, um dos temas mais abordados é a Educação Ambiental. Mas, mesmo assim, ainda caberia contemporaneamente um questionamento: mas, afinal, o que seria Educação Ambiental? Para responder esta questão foi elaborado um roteiro metodológico por meio da pesquisa exploratória, a fim delinear as principais bases que norteiam, dentro de um foco preponderantemente político-institucional, as políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental no país. Após relacionar toda uma base histórico-cronológica dos principais dispositivos normativos, bem como das principais instituições associadas ao tema, acredita-se que a Educação Ambiental deve necessariamente passar por aspectos tais como “transversalidade”, “multidisciplinaridade”, “sustentabilidade”, “visão sistêmica”, dentre outros. Ademais, torna-se evidente que uma política de educação ambiental, além da questão do “Meio Ambiente” propriamente dita, também deve considerar a saúde, a habitação, o saneamento básico, e mesmo o emprego e a qualidade de vida.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAUNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departo de Economia, Sociologia e TecnologiaUNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Programa de PG em Planejamento e Análise de Políticas PúblicasRibas, Luiz CésarLemos, Stella VannucciAnastácio, Loreanna Bertolucci de Araújo2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/174Pedagogia em Foco; v. 11, n. 5 (2016): Pedagogia em Foco; 120-1352178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/174/168Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/174Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.656Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA |
title |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA |
spellingShingle |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA Ribas, Luiz César Educação; Educação Ambiental Educação Ambiental, Política Pública, Legislação |
title_short |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA |
title_full |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA |
title_fullStr |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA |
title_sort |
BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA |
author |
Ribas, Luiz César |
author_facet |
Ribas, Luiz César Lemos, Stella Vannucci Anastácio, Loreanna Bertolucci de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Stella Vannucci Anastácio, Loreanna Bertolucci de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departo de Economia, Sociologia e Tecnologia UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Programa de PG em Planejamento e Análise de Políticas Públicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Luiz César Lemos, Stella Vannucci Anastácio, Loreanna Bertolucci de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Ambiental Educação Ambiental, Política Pública, Legislação |
topic |
Educação; Educação Ambiental Educação Ambiental, Política Pública, Legislação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Não há dúvida que, em matéria ambiental, um dos temas mais abordados é a Educação Ambiental. Mas, mesmo assim, ainda caberia contemporaneamente um questionamento: mas, afinal, o que seria Educação Ambiental? Para responder esta questão foi elaborado um roteiro metodológico por meio da pesquisa exploratória, a fim delinear as principais bases que norteiam, dentro de um foco preponderantemente político-institucional, as políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental no país. Após relacionar toda uma base histórico-cronológica dos principais dispositivos normativos, bem como das principais instituições associadas ao tema, acredita-se que a Educação Ambiental deve necessariamente passar por aspectos tais como “transversalidade”, “multidisciplinaridade”, “sustentabilidade”, “visão sistêmica”, dentre outros. Ademais, torna-se evidente que uma política de educação ambiental, além da questão do “Meio Ambiente” propriamente dita, também deve considerar a saúde, a habitação, o saneamento básico, e mesmo o emprego e a qualidade de vida. |
description |
Não há dúvida que, em matéria ambiental, um dos temas mais abordados é a Educação Ambiental. Mas, mesmo assim, ainda caberia contemporaneamente um questionamento: mas, afinal, o que seria Educação Ambiental? Para responder esta questão foi elaborado um roteiro metodológico por meio da pesquisa exploratória, a fim delinear as principais bases que norteiam, dentro de um foco preponderantemente político-institucional, as políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental no país. Após relacionar toda uma base histórico-cronológica dos principais dispositivos normativos, bem como das principais instituições associadas ao tema, acredita-se que a Educação Ambiental deve necessariamente passar por aspectos tais como “transversalidade”, “multidisciplinaridade”, “sustentabilidade”, “visão sistêmica”, dentre outros. Ademais, torna-se evidente que uma política de educação ambiental, além da questão do “Meio Ambiente” propriamente dita, também deve considerar a saúde, a habitação, o saneamento básico, e mesmo o emprego e a qualidade de vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/174 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/174/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 11, n. 5 (2016): Pedagogia em Foco; 120-135 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926036631552 |