FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Adriana dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Rafaela Alexsandra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390
Resumo: O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula.
id FAMA-0_9c709399a8631222f50ce6338b914e2d
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/390
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIOEnsino. Ensino de QuímicaEstágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química.O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAFernandes, Adriana dos SantosSilva, Rafaela Alexsandra da2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/39010.29031/pedf.v14i11.390Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 175-1952178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390/362Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/390Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.422Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
Fernandes, Adriana dos Santos
Ensino. Ensino de Química
Estágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
author Fernandes, Adriana dos Santos
author_facet Fernandes, Adriana dos Santos
Silva, Rafaela Alexsandra da
author_role author
author2 Silva, Rafaela Alexsandra da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Adriana dos Santos
Silva, Rafaela Alexsandra da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Ensino de Química
Estágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química.
topic Ensino. Ensino de Química
Estágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula.
description O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390
10.29031/pedf.v14i11.390
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i11.390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390/362
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 175-195
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926302969856