FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390 |
Resumo: | O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula. |
id |
FAMA-0_9c709399a8631222f50ce6338b914e2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/390 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIOEnsino. Ensino de QuímicaEstágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química.O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAFernandes, Adriana dos SantosSilva, Rafaela Alexsandra da2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/39010.29031/pedf.v14i11.390Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 175-1952178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390/362Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/390Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.422Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO Fernandes, Adriana dos Santos Ensino. Ensino de Química Estágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO MÉDIO |
author |
Fernandes, Adriana dos Santos |
author_facet |
Fernandes, Adriana dos Santos Silva, Rafaela Alexsandra da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rafaela Alexsandra da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Adriana dos Santos Silva, Rafaela Alexsandra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Ensino de Química Estágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química. |
topic |
Ensino. Ensino de Química Estágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Contextualização. Ensino de química. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula. |
description |
O presente trabalho apresentou uma abordagem contextualizada do ensino e aprendizagem de química em uma perspectiva crítica, enfatizando conteúdos que foram socialmente relevantes, possibilitando discussões e reflexões quanto a temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e utilização de materiais didáticos com enfoque CTSA, por estagiários do curso de Química Licenciatura, Campus Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás (CCET/UEG). Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, visando conhecer as dificuldades que professores e alunos apresentavam no ensino e aprendizagem de química, onde se realizou diagnóstico por meio de questionário. Percebemos que, com a utilização dos materiais didáticos elaborados, os estudantes tornaram-se mais interessados e participativos e a contextualização mostrou-se aliada ao educador no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos que a proposta colaborou para a formação continuada, uma vez que permitiu aos estudantes de licenciatura investigação e reflexão quanto a sua prática docente em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390 10.29031/pedf.v14i11.390 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i11.390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/390/362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 175-195 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926302969856 |