O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397 |
Resumo: | O presente artigo enfoca um processo de formação continuada em serviço de um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química licenciatura. A investigação de caráter qualitativo visou compreender como eles desenvolvem esse processo e quanto o mesmo contribui para o exercício da docência, analisando os diálogos e enunciações, em encontros realizados em um espaço/tempo constituído para a sua formação contínua. Os dados empíricos são descritos e analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que reflexões produzidas no coletivo dos professores proporcionam a constituição de um processo de permanente ressignificação do ser e fazer docente, permitindo que a discussão de questões de natureza epistemológica e pedagógica da ação, existente, tradicionalmente, em grupo restrito de educadores, aconteça com o conjunto de professores-formadores, tanto das disciplinas de características pedagógicas, quanto daquelas de conhecimento específico da área de química. |
id |
FAMA-0_9ebdf8a1a03617eefbc60c85ad7cd4ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/397 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARESEnsinoDocência universitária. Prática docente. Formação docente.O presente artigo enfoca um processo de formação continuada em serviço de um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química licenciatura. A investigação de caráter qualitativo visou compreender como eles desenvolvem esse processo e quanto o mesmo contribui para o exercício da docência, analisando os diálogos e enunciações, em encontros realizados em um espaço/tempo constituído para a sua formação contínua. Os dados empíricos são descritos e analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que reflexões produzidas no coletivo dos professores proporcionam a constituição de um processo de permanente ressignificação do ser e fazer docente, permitindo que a discussão de questões de natureza epistemológica e pedagógica da ação, existente, tradicionalmente, em grupo restrito de educadores, aconteça com o conjunto de professores-formadores, tanto das disciplinas de características pedagógicas, quanto daquelas de conhecimento específico da área de química.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALauxen, Ademar AntonioDel Pino, José Cláudio2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/39710.29031/pedf.v13i10.397Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 63-802178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397/311Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/397Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.305Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES |
title |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES |
spellingShingle |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES Lauxen, Ademar Antonio Ensino Docência universitária. Prática docente. Formação docente. |
title_short |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES |
title_full |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES |
title_fullStr |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES |
title_full_unstemmed |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES |
title_sort |
O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES |
author |
Lauxen, Ademar Antonio |
author_facet |
Lauxen, Ademar Antonio Del Pino, José Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, José Cláudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lauxen, Ademar Antonio Del Pino, José Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Docência universitária. Prática docente. Formação docente. |
topic |
Ensino Docência universitária. Prática docente. Formação docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo enfoca um processo de formação continuada em serviço de um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química licenciatura. A investigação de caráter qualitativo visou compreender como eles desenvolvem esse processo e quanto o mesmo contribui para o exercício da docência, analisando os diálogos e enunciações, em encontros realizados em um espaço/tempo constituído para a sua formação contínua. Os dados empíricos são descritos e analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que reflexões produzidas no coletivo dos professores proporcionam a constituição de um processo de permanente ressignificação do ser e fazer docente, permitindo que a discussão de questões de natureza epistemológica e pedagógica da ação, existente, tradicionalmente, em grupo restrito de educadores, aconteça com o conjunto de professores-formadores, tanto das disciplinas de características pedagógicas, quanto daquelas de conhecimento específico da área de química. |
description |
O presente artigo enfoca um processo de formação continuada em serviço de um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química licenciatura. A investigação de caráter qualitativo visou compreender como eles desenvolvem esse processo e quanto o mesmo contribui para o exercício da docência, analisando os diálogos e enunciações, em encontros realizados em um espaço/tempo constituído para a sua formação contínua. Os dados empíricos são descritos e analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que reflexões produzidas no coletivo dos professores proporcionam a constituição de um processo de permanente ressignificação do ser e fazer docente, permitindo que a discussão de questões de natureza epistemológica e pedagógica da ação, existente, tradicionalmente, em grupo restrito de educadores, aconteça com o conjunto de professores-formadores, tanto das disciplinas de características pedagógicas, quanto daquelas de conhecimento específico da área de química. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397 10.29031/pedf.v13i10.397 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397/311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 63-80 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926463401984 |