O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauxen, Ademar Antonio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Del Pino, José Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397
Resumo: O presente artigo enfoca um processo de formação continuada em serviço de um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química licenciatura. A investigação de caráter qualitativo visou compreender como eles desenvolvem esse processo e quanto o mesmo contribui para o exercício da docência, analisando os diálogos e enunciações, em encontros realizados em um espaço/tempo constituído para a sua formação contínua. Os dados empíricos são descritos e analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que reflexões produzidas no coletivo dos professores proporcionam a constituição de um processo de permanente ressignificação do ser e fazer docente, permitindo que a discussão de questões de natureza epistemológica e pedagógica da ação, existente, tradicionalmente, em grupo restrito de educadores, aconteça com o conjunto de professores-formadores, tanto das disciplinas de características pedagógicas, quanto daquelas de conhecimento específico da área de química.
id FAMA-0_9ebdf8a1a03617eefbc60c85ad7cd4ac
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/397
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARESEnsinoDocência universitária. Prática docente. Formação docente.O presente artigo enfoca um processo de formação continuada em serviço de um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química licenciatura. A investigação de caráter qualitativo visou compreender como eles desenvolvem esse processo e quanto o mesmo contribui para o exercício da docência, analisando os diálogos e enunciações, em encontros realizados em um espaço/tempo constituído para a sua formação contínua. Os dados empíricos são descritos e analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que reflexões produzidas no coletivo dos professores proporcionam a constituição de um processo de permanente ressignificação do ser e fazer docente, permitindo que a discussão de questões de natureza epistemológica e pedagógica da ação, existente, tradicionalmente, em grupo restrito de educadores, aconteça com o conjunto de professores-formadores, tanto das disciplinas de características pedagógicas, quanto daquelas de conhecimento específico da área de química.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALauxen, Ademar AntonioDel Pino, José Cláudio2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/39710.29031/pedf.v13i10.397Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 63-802178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397/311Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/397Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.305Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
title O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
spellingShingle O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
Lauxen, Ademar Antonio
Ensino
Docência universitária. Prática docente. Formação docente.
title_short O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
title_full O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
title_fullStr O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
title_full_unstemmed O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
title_sort O PROFESSOR-FORMADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELOS PARES
author Lauxen, Ademar Antonio
author_facet Lauxen, Ademar Antonio
Del Pino, José Cláudio
author_role author
author2 Del Pino, José Cláudio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lauxen, Ademar Antonio
Del Pino, José Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Docência universitária. Prática docente. Formação docente.
topic Ensino
Docência universitária. Prática docente. Formação docente.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo enfoca um processo de formação continuada em serviço de um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química licenciatura. A investigação de caráter qualitativo visou compreender como eles desenvolvem esse processo e quanto o mesmo contribui para o exercício da docência, analisando os diálogos e enunciações, em encontros realizados em um espaço/tempo constituído para a sua formação contínua. Os dados empíricos são descritos e analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que reflexões produzidas no coletivo dos professores proporcionam a constituição de um processo de permanente ressignificação do ser e fazer docente, permitindo que a discussão de questões de natureza epistemológica e pedagógica da ação, existente, tradicionalmente, em grupo restrito de educadores, aconteça com o conjunto de professores-formadores, tanto das disciplinas de características pedagógicas, quanto daquelas de conhecimento específico da área de química.
description O presente artigo enfoca um processo de formação continuada em serviço de um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química licenciatura. A investigação de caráter qualitativo visou compreender como eles desenvolvem esse processo e quanto o mesmo contribui para o exercício da docência, analisando os diálogos e enunciações, em encontros realizados em um espaço/tempo constituído para a sua formação contínua. Os dados empíricos são descritos e analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que reflexões produzidas no coletivo dos professores proporcionam a constituição de um processo de permanente ressignificação do ser e fazer docente, permitindo que a discussão de questões de natureza epistemológica e pedagógica da ação, existente, tradicionalmente, em grupo restrito de educadores, aconteça com o conjunto de professores-formadores, tanto das disciplinas de características pedagógicas, quanto daquelas de conhecimento específico da área de química.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397
10.29031/pedf.v13i10.397
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v13i10.397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/397/311
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 63-80
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926463401984