Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v10in.esp..946 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946 |
Resumo: | A motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações. |
id |
UNICAMP-19_85b985a2ae276d3d7a424dd20d7c5100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/946 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitáriaProcesso motivacional. Docência universitária. Prática docente.Docência universitáriaA motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94610.20396/etd.v10in.esp..946ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-3121676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946/961Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bettina Steren dosRodenbusch, Camila de BarrosAntunes, Denise Dalpiaz2017-09-11T14:27:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/946Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-11T14:27:41ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária |
title |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária |
spellingShingle |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária Aspectos motivacionais da profissão docente universitária Santos, Bettina Steren dos Processo motivacional. Docência universitária. Prática docente. Docência universitária Santos, Bettina Steren dos Processo motivacional. Docência universitária. Prática docente. Docência universitária |
title_short |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária |
title_full |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária |
title_fullStr |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária Aspectos motivacionais da profissão docente universitária |
title_full_unstemmed |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária Aspectos motivacionais da profissão docente universitária |
title_sort |
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária |
author |
Santos, Bettina Steren dos |
author_facet |
Santos, Bettina Steren dos Santos, Bettina Steren dos Rodenbusch, Camila de Barros Antunes, Denise Dalpiaz Rodenbusch, Camila de Barros Antunes, Denise Dalpiaz |
author_role |
author |
author2 |
Rodenbusch, Camila de Barros Antunes, Denise Dalpiaz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bettina Steren dos Rodenbusch, Camila de Barros Antunes, Denise Dalpiaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo motivacional. Docência universitária. Prática docente. Docência universitária |
topic |
Processo motivacional. Docência universitária. Prática docente. Docência universitária |
description |
A motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946 10.20396/etd.v10in.esp..946 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946/961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312 ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179165057581056 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..946 |