Aspectos motivacionais da profissão docente universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bettina Steren dos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rodenbusch, Camila de Barros, Antunes, Denise Dalpiaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
DOI: 10.20396/etd.v10in.esp..946
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946
Resumo: A motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações. 
id UNICAMP-19_85b985a2ae276d3d7a424dd20d7c5100
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/946
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
spelling Aspectos motivacionais da profissão docente universitáriaProcesso motivacional. Docência universitária. Prática docente.Docência universitáriaA motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94610.20396/etd.v10in.esp..946ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-3121676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946/961Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bettina Steren dosRodenbusch, Camila de BarrosAntunes, Denise Dalpiaz2017-09-11T14:27:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/946Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-11T14:27:41ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
title Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
spellingShingle Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
Santos, Bettina Steren dos
Processo motivacional. Docência universitária. Prática docente.
Docência universitária
Santos, Bettina Steren dos
Processo motivacional. Docência universitária. Prática docente.
Docência universitária
title_short Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
title_full Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
title_fullStr Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
title_full_unstemmed Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
title_sort Aspectos motivacionais da profissão docente universitária
author Santos, Bettina Steren dos
author_facet Santos, Bettina Steren dos
Santos, Bettina Steren dos
Rodenbusch, Camila de Barros
Antunes, Denise Dalpiaz
Rodenbusch, Camila de Barros
Antunes, Denise Dalpiaz
author_role author
author2 Rodenbusch, Camila de Barros
Antunes, Denise Dalpiaz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bettina Steren dos
Rodenbusch, Camila de Barros
Antunes, Denise Dalpiaz
dc.subject.por.fl_str_mv Processo motivacional. Docência universitária. Prática docente.
Docência universitária
topic Processo motivacional. Docência universitária. Prática docente.
Docência universitária
description A motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946
10.20396/etd.v10in.esp..946
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/946/961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 294-312
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1822179165057581056
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..946