SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica. |
id |
FAMA-0_b39e98eda2f90049d6f76f671982fe4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/514 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018Educação. Ensino. FilosofiaEnsino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo.O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAChaves, Kleber SantosEugênio, Benedito Gonçalves2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 11-262178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514/420Direitos autorais 2020 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/514Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.772Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018 |
title |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018 |
spellingShingle |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018 Chaves, Kleber Santos Educação. Ensino. Filosofia Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo. |
title_short |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018 |
title_full |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018 |
title_fullStr |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018 |
title_full_unstemmed |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018 |
title_sort |
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018 |
author |
Chaves, Kleber Santos |
author_facet |
Chaves, Kleber Santos Eugênio, Benedito Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Eugênio, Benedito Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Kleber Santos Eugênio, Benedito Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino. Filosofia Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo. |
topic |
Educação. Ensino. Filosofia Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica. |
description |
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514/420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 11-26 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925892976640 |