SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Kleber Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Eugênio, Benedito Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514
Resumo: O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica.
id FAMA-0_b39e98eda2f90049d6f76f671982fe4d
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/514
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018Educação. Ensino. FilosofiaEnsino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo.O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAChaves, Kleber SantosEugênio, Benedito Gonçalves2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 11-262178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514/420Direitos autorais 2020 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/514Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.772Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
title SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
spellingShingle SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
Chaves, Kleber Santos
Educação. Ensino. Filosofia
Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo.
title_short SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
title_full SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
title_fullStr SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
title_full_unstemmed SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
title_sort SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2008-2018
author Chaves, Kleber Santos
author_facet Chaves, Kleber Santos
Eugênio, Benedito Gonçalves
author_role author
author2 Eugênio, Benedito Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Kleber Santos
Eugênio, Benedito Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino. Filosofia
Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo.
topic Educação. Ensino. Filosofia
Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Teoria do Discurso. Sentidos. Hegemonia/Antagonismo.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica.
description O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, metodologicamente configurada como Estado do Conhecimento, que promoveu um recorte temático (Ensino de Filosofia no Ensino Médio) e temporal (2008-2018) para analisar com a Teoria do Discurso da Escola de Essex, os sentidos que o Ensino de Filosofia presentes nos artigos publicados nos periódicos brasileiros dedicados ao ensino de Filosofia. Para tanto, apresentamos a Teoria do Discurso e alguns dos seus conceitos, como hegemonia e antagonismo. Concluímos que há uma confusão no emprego de expressões como Filosofia e Ensino de Filosofia e que não há hegemonização quanto ao sentido do Ensino de Filosofia, ainda que se argumente a necessidade da presença de tal Ensino no Currículo da Educação básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/514/420
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 11-26
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925892976640