MICHEL DE MONTAIGNE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Adão Aparecido
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Perin, Conceição Solange Bution, Santos, Juliara Dias dos, Batista, Viviane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/222
Resumo: O objetivo deste texto é destacar a relevância de determinado contexto histórico para estabelecer possíveis relações com a sociedade e a educação vigentes. Para tanto, nos valemos do pensamento contido na obra do filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592), tomado aqui como objeto de estudos. Devido à revolução tecnológica e a era da informação que ora vivenciamos, torna-se ainda mais pertinente recorrer ao passado, estudá-lo e analisá-lo para melhor compreender o presente. É imprescindível conhecer as relações sociais de produção de uma determinada conjuntura para constituir inferências com as questões existentes na sociedade atual. Além disso, é preciso entender que cada indivíduo age de acordo com os preceitos de sua época, não sendo cabível que desconsidere os pensamentos ou os feitos de seus antepassados, sentindo-se superior a eles. Por isso, torna-se fundamental pesquisar o contexto histórico no qual o autor viveu, buscando analisar seu pensamento e suas propostas. A pesquisa ancora-se na análise e na interpretação de produções de autores que discutem o tema, além da própria obra de Montaigne. Destarte, para que o leitor apreenda a teoria educacional defendida pelo autor, este estudo se dá em três seções, primeiro destaca a importância de se estudar o passado; em seguida, discute o período vivido, a breve biografia e a obra Ensaios (1580) do referido autor e, da qual finalmente se analisa o capítulo XXVI do livro I Da educação das crianças. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, com enfoque crítico. Assim, tanto o século XVI, o pensamento montaigneano, quanto as relações pertinentes entre educação e sociedade daquele momento e a da contemporaneidade se evidenciam.
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