Filosofia e educação em Michel de Montaigne
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-04022021-153927/ |
Resumo: | Este trabalho investiga em que medida as concepções filosóficas e educacionais de Michel de Montaigne, filósofo francês do século XVI, podem contribuir com a pedagogia contemporânea. A fonte primária da pesquisa é a obra Ensaios, cuja redação foi elaborada pelo filósofo entre 1580 e 1588; em 1595 foi publicada a edição póstuma que se considera, até hoje, a versão definitiva. A obra contém três volumes com 107 capítulos, ou \"ensaios\", cada qual versando sobre um tema singular. No rol de fontes secundárias estão produções da área de história da filosofia, história da educação e história geral, além de trabalhos específicos sobre Michel de Montaigne. O primeiro capítulo apresenta um estudo sobre as correntes filosóficas da Antiguidade que serviram de inspiração a Montaigne - ceticismo, epicurismo e estoicismo. O segundo capítulo aborda o contexto de vida do filósofo e os acontecimentos que podem ter influenciado a escrita de Ensaios. O terceiro capítulo traz reflexões sobre como o ceticismo montaigneano se faz presente nos ensaios concernentes à educação \"Pedantismo\" e \"Da educação das crianças\". A conclusão defende que as ideias educacionais de Montaigne não devem ser aplicadas de forma absoluta e mecanizada. O filósofo não apresenta um método exclusivo, nem soluções definitivas, mas evidencia a necessidade de desenvolver no estudante a capacidade reflexiva e, assim, assegurar uma educação mais humanizada. |
id |
USP_2001cc29292ac9e95b6cb4f66f1f43b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04022021-153927 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Filosofia e educação em Michel de MontaignePhilosophy and education in Michel MontaigneArgumentation theoryEducaçãoEducationFilosofiaMontaigneMontaignePhilosophyTeoria da argumentaçãoEste trabalho investiga em que medida as concepções filosóficas e educacionais de Michel de Montaigne, filósofo francês do século XVI, podem contribuir com a pedagogia contemporânea. A fonte primária da pesquisa é a obra Ensaios, cuja redação foi elaborada pelo filósofo entre 1580 e 1588; em 1595 foi publicada a edição póstuma que se considera, até hoje, a versão definitiva. A obra contém três volumes com 107 capítulos, ou \"ensaios\", cada qual versando sobre um tema singular. No rol de fontes secundárias estão produções da área de história da filosofia, história da educação e história geral, além de trabalhos específicos sobre Michel de Montaigne. O primeiro capítulo apresenta um estudo sobre as correntes filosóficas da Antiguidade que serviram de inspiração a Montaigne - ceticismo, epicurismo e estoicismo. O segundo capítulo aborda o contexto de vida do filósofo e os acontecimentos que podem ter influenciado a escrita de Ensaios. O terceiro capítulo traz reflexões sobre como o ceticismo montaigneano se faz presente nos ensaios concernentes à educação \"Pedantismo\" e \"Da educação das crianças\". A conclusão defende que as ideias educacionais de Montaigne não devem ser aplicadas de forma absoluta e mecanizada. O filósofo não apresenta um método exclusivo, nem soluções definitivas, mas evidencia a necessidade de desenvolver no estudante a capacidade reflexiva e, assim, assegurar uma educação mais humanizada.This work investigates to what extent the philosophical and educational conceptions of Michel de Montaigne, French philosopher of 16th century, can contribute with the contemporary pedagogy. The primary source of the research is the work Essays, elaborated by the philosopher between 1580 and 1588; in 1595 the posthumous edition, which is considered until today the definitive version, was published. Essays contains 3 volumes with 107 chapters, or \"essays\", each dealing with a singular theme. In the list of secondary sources are productions on history of philosophy, history of education and general history, as well as specific works on Michel de Montaigne. The first chapter presents a study of the philosophical currents of antiquity which inspired Montaigne - Skepticism, Epicureanism, and Stoicism. The second chapter addresses the context of the philosopher\'s life and the events that may have influenced the writing of Essays. The third brings reflections on how Montaignean skepticism is present in the essays concerning education - \"Pedantism\" and \"The education of children\". The conclusion holds that Montaigne\'s educational ideas should not be applied in an absolute and mechanized way. The philosopher does not present a unique method or definitive solutions, but shows the need to develop in the student the reflexive capacity and, thus, to ensure a more humanized education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Marcus Vinicius daCarniel, Flávia Rocha2019-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-04022021-153927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-23T16:33:01Zoai:teses.usp.br:tde-04022021-153927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-23T16:33:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia e educação em Michel de Montaigne Philosophy and education in Michel Montaigne |
title |
Filosofia e educação em Michel de Montaigne |
spellingShingle |
Filosofia e educação em Michel de Montaigne Carniel, Flávia Rocha Argumentation theory Educação Education Filosofia Montaigne Montaigne Philosophy Teoria da argumentação |
title_short |
Filosofia e educação em Michel de Montaigne |
title_full |
Filosofia e educação em Michel de Montaigne |
title_fullStr |
Filosofia e educação em Michel de Montaigne |
title_full_unstemmed |
Filosofia e educação em Michel de Montaigne |
title_sort |
Filosofia e educação em Michel de Montaigne |
author |
Carniel, Flávia Rocha |
author_facet |
Carniel, Flávia Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Marcus Vinicius da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carniel, Flávia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentation theory Educação Education Filosofia Montaigne Montaigne Philosophy Teoria da argumentação |
topic |
Argumentation theory Educação Education Filosofia Montaigne Montaigne Philosophy Teoria da argumentação |
description |
Este trabalho investiga em que medida as concepções filosóficas e educacionais de Michel de Montaigne, filósofo francês do século XVI, podem contribuir com a pedagogia contemporânea. A fonte primária da pesquisa é a obra Ensaios, cuja redação foi elaborada pelo filósofo entre 1580 e 1588; em 1595 foi publicada a edição póstuma que se considera, até hoje, a versão definitiva. A obra contém três volumes com 107 capítulos, ou \"ensaios\", cada qual versando sobre um tema singular. No rol de fontes secundárias estão produções da área de história da filosofia, história da educação e história geral, além de trabalhos específicos sobre Michel de Montaigne. O primeiro capítulo apresenta um estudo sobre as correntes filosóficas da Antiguidade que serviram de inspiração a Montaigne - ceticismo, epicurismo e estoicismo. O segundo capítulo aborda o contexto de vida do filósofo e os acontecimentos que podem ter influenciado a escrita de Ensaios. O terceiro capítulo traz reflexões sobre como o ceticismo montaigneano se faz presente nos ensaios concernentes à educação \"Pedantismo\" e \"Da educação das crianças\". A conclusão defende que as ideias educacionais de Montaigne não devem ser aplicadas de forma absoluta e mecanizada. O filósofo não apresenta um método exclusivo, nem soluções definitivas, mas evidencia a necessidade de desenvolver no estudante a capacidade reflexiva e, assim, assegurar uma educação mais humanizada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-04022021-153927/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-04022021-153927/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256650182819840 |