REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/36 |
Resumo: | Este artigo resulta de pesquisa em andamento na qual se investiga o Programa Mais Educação como estratégia de uma política pública para o fortalecimento da aprendizagem na perspectiva da Educação Integral. O estudo tem como objetivo compreender a gestão da educação integral sob o aspecto do Estado brasileiro. A metodologia utilizada está embasada na pesquisa bibliográfica e documental das políticas educacionais e, mais especificamente, para a educação integral. No Brasil, como parte do movimento pela abertura política, houve avanços na luta pelo direito à educação, entendido não apenas como acesso à escola, mas ao conhecimento e a uma maior participação nas definições educacionais. Para tanto, faz-se necessária uma análise do Estado e das políticas públicas direcionadas para a garantia do direito a uma educação de qualidade, focalizando o Programa Mais Educação como fomento à política de educação integral. Como resultado parcial deste estudo destaca-se a importância de se compreender a educação integral como possibilidade de formação humana, visando a apreender o desenvolvimento completo por meio de uma organização escolar que contemple o conhecimento sistematizado. Numa sociedade extremamente desigual e heterogênea como a nossa, a política educacional deve desempenhar, simultaneamente, importante papel em relação à democratização da estrutura ocupacional que se estabeleceu e à formação do indivíduo em termos mais significativos, ao invés de ocupar-se em torná-lo “competitivo frente à ordem mundial globalizada”. |
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Este artigo resulta de pesquisa em andamento na qual se investiga o Programa Mais Educação como estratégia de uma política pública para o fortalecimento da aprendizagem na perspectiva da Educação Integral. O estudo tem como objetivo compreender a gestão da educação integral sob o aspecto do Estado brasileiro. A metodologia utilizada está embasada na pesquisa bibliográfica e documental das políticas educacionais e, mais especificamente, para a educação integral. No Brasil, como parte do movimento pela abertura política, houve avanços na luta pelo direito à educação, entendido não apenas como acesso à escola, mas ao conhecimento e a uma maior participação nas definições educacionais. Para tanto, faz-se necessária uma análise do Estado e das políticas públicas direcionadas para a garantia do direito a uma educação de qualidade, focalizando o Programa Mais Educação como fomento à política de educação integral. Como resultado parcial deste estudo destaca-se a importância de se compreender a educação integral como possibilidade de formação humana, visando a apreender o desenvolvimento completo por meio de uma organização escolar que contemple o conhecimento sistematizado. Numa sociedade extremamente desigual e heterogênea como a nossa, a política educacional deve desempenhar, simultaneamente, importante papel em relação à democratização da estrutura ocupacional que se estabeleceu e à formação do indivíduo em termos mais significativos, ao invés de ocupar-se em torná-lo “competitivo frente à ordem mundial globalizada”. |
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