A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/3 |
Resumo: | O presente artigo busca definir o conceito principal de Aprendizagem com Mobilidade, ou Mobile Learning (m-learning), ressaltando as principais contribuições desse método ao processo de ensino aprendizagem, principalmente, levando-se em conta a nova configuração das interações nesse processo, no qual os atores se encontram separados fisicamente e, muitas vezes, geograficamente e atinar para com a possibilidade daquele ocorrer distante dos espaços físicos formais de educação. Para tal, foram realizados pesquisas e estudos de artigos e obras científicas sobre o assunto, contendo as principais definições da tecnologia do m-learning, bem como os dispositivos móveis utilizados na mediação do processo ensino aprendizagem à distância e como tal assunto vem tomando conta das discussões, tornando-se uma alternativa interessante ao ensino, principalmente em épocas em que o tempo parece ser o componente da vida social que muitos indivíduos carecem, assim, este tipo de tecnologia entra como uma ferramenta de auxílio na interação aluno e professor. |
id |
FAMA-0_bd925ba515bde14b8f809c3807ae92ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/3 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEMAprendizagem com Mobilidade; M-Learning; Educação à distânciaO presente artigo busca definir o conceito principal de Aprendizagem com Mobilidade, ou Mobile Learning (m-learning), ressaltando as principais contribuições desse método ao processo de ensino aprendizagem, principalmente, levando-se em conta a nova configuração das interações nesse processo, no qual os atores se encontram separados fisicamente e, muitas vezes, geograficamente e atinar para com a possibilidade daquele ocorrer distante dos espaços físicos formais de educação. Para tal, foram realizados pesquisas e estudos de artigos e obras científicas sobre o assunto, contendo as principais definições da tecnologia do m-learning, bem como os dispositivos móveis utilizados na mediação do processo ensino aprendizagem à distância e como tal assunto vem tomando conta das discussões, tornando-se uma alternativa interessante ao ensino, principalmente em épocas em que o tempo parece ser o componente da vida social que muitos indivíduos carecem, assim, este tipo de tecnologia entra como uma ferramenta de auxílio na interação aluno e professor.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASILVA, Luiz Fernando daOLIVEIRA, Eder Diego deBOLFE, MarceloALMEIDA, Kellen Cristine de2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/3Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/3/3Direitos autorais 2013 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/3Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.811Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
title |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM SILVA, Luiz Fernando da Aprendizagem com Mobilidade; M-Learning; Educação à distância |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
author |
SILVA, Luiz Fernando da |
author_facet |
SILVA, Luiz Fernando da OLIVEIRA, Eder Diego de BOLFE, Marcelo ALMEIDA, Kellen Cristine de |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Eder Diego de BOLFE, Marcelo ALMEIDA, Kellen Cristine de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Luiz Fernando da OLIVEIRA, Eder Diego de BOLFE, Marcelo ALMEIDA, Kellen Cristine de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem com Mobilidade; M-Learning; Educação à distância |
topic |
Aprendizagem com Mobilidade; M-Learning; Educação à distância |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo busca definir o conceito principal de Aprendizagem com Mobilidade, ou Mobile Learning (m-learning), ressaltando as principais contribuições desse método ao processo de ensino aprendizagem, principalmente, levando-se em conta a nova configuração das interações nesse processo, no qual os atores se encontram separados fisicamente e, muitas vezes, geograficamente e atinar para com a possibilidade daquele ocorrer distante dos espaços físicos formais de educação. Para tal, foram realizados pesquisas e estudos de artigos e obras científicas sobre o assunto, contendo as principais definições da tecnologia do m-learning, bem como os dispositivos móveis utilizados na mediação do processo ensino aprendizagem à distância e como tal assunto vem tomando conta das discussões, tornando-se uma alternativa interessante ao ensino, principalmente em épocas em que o tempo parece ser o componente da vida social que muitos indivíduos carecem, assim, este tipo de tecnologia entra como uma ferramenta de auxílio na interação aluno e professor. |
description |
O presente artigo busca definir o conceito principal de Aprendizagem com Mobilidade, ou Mobile Learning (m-learning), ressaltando as principais contribuições desse método ao processo de ensino aprendizagem, principalmente, levando-se em conta a nova configuração das interações nesse processo, no qual os atores se encontram separados fisicamente e, muitas vezes, geograficamente e atinar para com a possibilidade daquele ocorrer distante dos espaços físicos formais de educação. Para tal, foram realizados pesquisas e estudos de artigos e obras científicas sobre o assunto, contendo as principais definições da tecnologia do m-learning, bem como os dispositivos móveis utilizados na mediação do processo ensino aprendizagem à distância e como tal assunto vem tomando conta das discussões, tornando-se uma alternativa interessante ao ensino, principalmente em épocas em que o tempo parece ser o componente da vida social que muitos indivíduos carecem, assim, este tipo de tecnologia entra como uma ferramenta de auxílio na interação aluno e professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/3 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/3/3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925914996736 |