AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoeller, Ana Karina Corrêa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Spengler, Maria Laura Pozzobon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432
Resumo: Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância.
id FAMA-0_c200d2a626feb731bfcb98a0749603fe
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/432
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORAEducação. Educação Infantil.Educação Infantil. Desenho. Criança.Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAHoeller, Ana Karina CorrêaSpengler, Maria Laura Pozzobon2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/43210.29031/pedf.v14i11.432Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 33-422178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432/353Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/432Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.562Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
title AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
spellingShingle AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
Hoeller, Ana Karina Corrêa
Educação. Educação Infantil.
Educação Infantil. Desenho. Criança.
title_short AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
title_full AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
title_fullStr AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
title_full_unstemmed AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
title_sort AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
author Hoeller, Ana Karina Corrêa
author_facet Hoeller, Ana Karina Corrêa
Spengler, Maria Laura Pozzobon
author_role author
author2 Spengler, Maria Laura Pozzobon
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoeller, Ana Karina Corrêa
Spengler, Maria Laura Pozzobon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Educação Infantil.
Educação Infantil. Desenho. Criança.
topic Educação. Educação Infantil.
Educação Infantil. Desenho. Criança.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância.
description Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432
10.29031/pedf.v14i11.432
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i11.432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432/353
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 33-42
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926324989952