AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432 |
Resumo: | Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância. |
id |
FAMA-0_c200d2a626feb731bfcb98a0749603fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/432 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORAEducação. Educação Infantil.Educação Infantil. Desenho. Criança.Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAHoeller, Ana Karina CorrêaSpengler, Maria Laura Pozzobon2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/43210.29031/pedf.v14i11.432Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 33-422178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432/353Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/432Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.562Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA |
title |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA |
spellingShingle |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA Hoeller, Ana Karina Corrêa Educação. Educação Infantil. Educação Infantil. Desenho. Criança. |
title_short |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA |
title_full |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA |
title_fullStr |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA |
title_full_unstemmed |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA |
title_sort |
AS CRIANÇAS E OS SEUS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA PROFESSORA |
author |
Hoeller, Ana Karina Corrêa |
author_facet |
Hoeller, Ana Karina Corrêa Spengler, Maria Laura Pozzobon |
author_role |
author |
author2 |
Spengler, Maria Laura Pozzobon |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoeller, Ana Karina Corrêa Spengler, Maria Laura Pozzobon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Educação Infantil. Educação Infantil. Desenho. Criança. |
topic |
Educação. Educação Infantil. Educação Infantil. Desenho. Criança. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância. |
description |
Este artigo analisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a postura da professora com relação ao desenho da criança, que é a sua primeira forma de expressão artística. Concluiu-se que os conhecimentos sobre teorias que abordam desenvolvimento infantil, ensino de artes e o desenho na infância são imprescindíveis na formação da professora de Educação Infantil. Também é importante possibilitar espaços, tempos e meios para as crianças estarem em contato com o mundo das artes. A professora precisa ter uma formação estética sólida, bem como saber respeitar a expressão artística de cada criança e não interferir no seu desenho, que é um meio de auto expressão e possibilidade de experiência estética. Na Educação Infantil, as professoras presenciam o desenvolvimento de várias crianças, com suas singularidades, possibilidades e desafios, mas, muitas vezes, se mostram resistentes em respeitar o tempo da criança para ampliar e aprimorar seus desenhos, por não estarem muito familiarizadas com as teorias no campo das artes sobre o ensino do desenho na infância. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432 10.29031/pedf.v14i11.432 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i11.432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/432/353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 33-42 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926324989952 |