Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Juliana Coutinho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372
Resumo: O estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem narrativas de experiências repetitivas e estereotipadas na escola - como pintar desenhos prontos - e, ao mesmo tempo, revelam o gosto pelo desenho de imaginação, livre, que podia fazer em casa, o conceito de desenho é discutido, por meio de estudo bibliográfico. Assim, com base nesse caminhar embasado na memória e nas referências bibliográficas, buscou-se analisar elementos que contribuem para a construção de práticas com as crianças pelas vias do repertório artístico, ampliando possibilidades, incentivando a experimentação e a autonomia de fazer e dizer de muitas formas. Para percorrer essas questões, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, além do estudo teórico, por meio de registro e análise de dados recolhidos na Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, cuja mantenedora é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no período letivo de 2022, durante o qual a autora esteve diariamente no cotidiano da instituição, trabalhando como mediadora, no denominado Grupo Azul, junto às crianças de dois e três anos. Neste grupo, foram desenvolvidas propostas com as linguagens artísticas, e também foi reorganizado o espaço. As propostas foram registradas e narradas, revelando possibilidades em espaços internos e externos, a autonomia das crianças e o papel docente de mediador, que acolhe os desejos das crianças, mas também propõe, para ampliar possibilidades expressivas e experiências.
id UFF-2_ea5810f4916ef9a787a25a4b4398bfed
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32372
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantilEducação infantilDesenhoPrática docenteEducação infantilDesenhoProfessorO estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem narrativas de experiências repetitivas e estereotipadas na escola - como pintar desenhos prontos - e, ao mesmo tempo, revelam o gosto pelo desenho de imaginação, livre, que podia fazer em casa, o conceito de desenho é discutido, por meio de estudo bibliográfico. Assim, com base nesse caminhar embasado na memória e nas referências bibliográficas, buscou-se analisar elementos que contribuem para a construção de práticas com as crianças pelas vias do repertório artístico, ampliando possibilidades, incentivando a experimentação e a autonomia de fazer e dizer de muitas formas. Para percorrer essas questões, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, além do estudo teórico, por meio de registro e análise de dados recolhidos na Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, cuja mantenedora é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no período letivo de 2022, durante o qual a autora esteve diariamente no cotidiano da instituição, trabalhando como mediadora, no denominado Grupo Azul, junto às crianças de dois e três anos. Neste grupo, foram desenvolvidas propostas com as linguagens artísticas, e também foi reorganizado o espaço. As propostas foram registradas e narradas, revelando possibilidades em espaços internos e externos, a autonomia das crianças e o papel docente de mediador, que acolhe os desejos das crianças, mas também propõe, para ampliar possibilidades expressivas e experiências.43 p.Ostetto, Luciana EsmeraldaMaia, Marta Nidia Varella GomesMorgado, Juliana Coutinho2024-02-26T12:44:12Z2024-02-26T12:44:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMORGADO, Juliana Coutinho. Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-26T12:44:16Zoai:app.uff.br:1/32372Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:01.939749Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
title Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
spellingShingle Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
Morgado, Juliana Coutinho
Educação infantil
Desenho
Prática docente
Educação infantil
Desenho
Professor
title_short Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
title_full Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
title_fullStr Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
title_full_unstemmed Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
title_sort Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
author Morgado, Juliana Coutinho
author_facet Morgado, Juliana Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
Maia, Marta Nidia Varella Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Juliana Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Desenho
Prática docente
Educação infantil
Desenho
Professor
topic Educação infantil
Desenho
Prática docente
Educação infantil
Desenho
Professor
description O estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem narrativas de experiências repetitivas e estereotipadas na escola - como pintar desenhos prontos - e, ao mesmo tempo, revelam o gosto pelo desenho de imaginação, livre, que podia fazer em casa, o conceito de desenho é discutido, por meio de estudo bibliográfico. Assim, com base nesse caminhar embasado na memória e nas referências bibliográficas, buscou-se analisar elementos que contribuem para a construção de práticas com as crianças pelas vias do repertório artístico, ampliando possibilidades, incentivando a experimentação e a autonomia de fazer e dizer de muitas formas. Para percorrer essas questões, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, além do estudo teórico, por meio de registro e análise de dados recolhidos na Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, cuja mantenedora é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no período letivo de 2022, durante o qual a autora esteve diariamente no cotidiano da instituição, trabalhando como mediadora, no denominado Grupo Azul, junto às crianças de dois e três anos. Neste grupo, foram desenvolvidas propostas com as linguagens artísticas, e também foi reorganizado o espaço. As propostas foram registradas e narradas, revelando possibilidades em espaços internos e externos, a autonomia das crianças e o papel docente de mediador, que acolhe os desejos das crianças, mas também propõe, para ampliar possibilidades expressivas e experiências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26T12:44:12Z
2024-02-26T12:44:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORGADO, Juliana Coutinho. Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372
identifier_str_mv MORGADO, Juliana Coutinho. Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823568661512192