Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372 |
Resumo: | O estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem narrativas de experiências repetitivas e estereotipadas na escola - como pintar desenhos prontos - e, ao mesmo tempo, revelam o gosto pelo desenho de imaginação, livre, que podia fazer em casa, o conceito de desenho é discutido, por meio de estudo bibliográfico. Assim, com base nesse caminhar embasado na memória e nas referências bibliográficas, buscou-se analisar elementos que contribuem para a construção de práticas com as crianças pelas vias do repertório artístico, ampliando possibilidades, incentivando a experimentação e a autonomia de fazer e dizer de muitas formas. Para percorrer essas questões, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, além do estudo teórico, por meio de registro e análise de dados recolhidos na Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, cuja mantenedora é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no período letivo de 2022, durante o qual a autora esteve diariamente no cotidiano da instituição, trabalhando como mediadora, no denominado Grupo Azul, junto às crianças de dois e três anos. Neste grupo, foram desenvolvidas propostas com as linguagens artísticas, e também foi reorganizado o espaço. As propostas foram registradas e narradas, revelando possibilidades em espaços internos e externos, a autonomia das crianças e o papel docente de mediador, que acolhe os desejos das crianças, mas também propõe, para ampliar possibilidades expressivas e experiências. |
id |
UFF-2_ea5810f4916ef9a787a25a4b4398bfed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32372 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantilEducação infantilDesenhoPrática docenteEducação infantilDesenhoProfessorO estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem narrativas de experiências repetitivas e estereotipadas na escola - como pintar desenhos prontos - e, ao mesmo tempo, revelam o gosto pelo desenho de imaginação, livre, que podia fazer em casa, o conceito de desenho é discutido, por meio de estudo bibliográfico. Assim, com base nesse caminhar embasado na memória e nas referências bibliográficas, buscou-se analisar elementos que contribuem para a construção de práticas com as crianças pelas vias do repertório artístico, ampliando possibilidades, incentivando a experimentação e a autonomia de fazer e dizer de muitas formas. Para percorrer essas questões, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, além do estudo teórico, por meio de registro e análise de dados recolhidos na Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, cuja mantenedora é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no período letivo de 2022, durante o qual a autora esteve diariamente no cotidiano da instituição, trabalhando como mediadora, no denominado Grupo Azul, junto às crianças de dois e três anos. Neste grupo, foram desenvolvidas propostas com as linguagens artísticas, e também foi reorganizado o espaço. As propostas foram registradas e narradas, revelando possibilidades em espaços internos e externos, a autonomia das crianças e o papel docente de mediador, que acolhe os desejos das crianças, mas também propõe, para ampliar possibilidades expressivas e experiências.43 p.Ostetto, Luciana EsmeraldaMaia, Marta Nidia Varella GomesMorgado, Juliana Coutinho2024-02-26T12:44:12Z2024-02-26T12:44:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMORGADO, Juliana Coutinho. Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-26T12:44:16Zoai:app.uff.br:1/32372Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:01.939749Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil |
title |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil |
spellingShingle |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil Morgado, Juliana Coutinho Educação infantil Desenho Prática docente Educação infantil Desenho Professor |
title_short |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil |
title_full |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil |
title_fullStr |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil |
title_sort |
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil |
author |
Morgado, Juliana Coutinho |
author_facet |
Morgado, Juliana Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ostetto, Luciana Esmeralda Maia, Marta Nidia Varella Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Juliana Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Desenho Prática docente Educação infantil Desenho Professor |
topic |
Educação infantil Desenho Prática docente Educação infantil Desenho Professor |
description |
O estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem narrativas de experiências repetitivas e estereotipadas na escola - como pintar desenhos prontos - e, ao mesmo tempo, revelam o gosto pelo desenho de imaginação, livre, que podia fazer em casa, o conceito de desenho é discutido, por meio de estudo bibliográfico. Assim, com base nesse caminhar embasado na memória e nas referências bibliográficas, buscou-se analisar elementos que contribuem para a construção de práticas com as crianças pelas vias do repertório artístico, ampliando possibilidades, incentivando a experimentação e a autonomia de fazer e dizer de muitas formas. Para percorrer essas questões, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, além do estudo teórico, por meio de registro e análise de dados recolhidos na Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, cuja mantenedora é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no período letivo de 2022, durante o qual a autora esteve diariamente no cotidiano da instituição, trabalhando como mediadora, no denominado Grupo Azul, junto às crianças de dois e três anos. Neste grupo, foram desenvolvidas propostas com as linguagens artísticas, e também foi reorganizado o espaço. As propostas foram registradas e narradas, revelando possibilidades em espaços internos e externos, a autonomia das crianças e o papel docente de mediador, que acolhe os desejos das crianças, mas também propõe, para ampliar possibilidades expressivas e experiências. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-26T12:44:12Z 2024-02-26T12:44:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORGADO, Juliana Coutinho. Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372 |
identifier_str_mv |
MORGADO, Juliana Coutinho. Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823568661512192 |