EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24
Resumo: O artigo se efetiva na apresentação da construção histórica do projeto de lei nº 8.728/2010 no município de Maringá, Paraná, que consolidou o destino de verbas específicas à formação continuada das professoras (es) da rede municipal de ensino e possibilitou o primeiro programa municipal (do Brasil) de combate a homofobia na educação básica (primeiras séries da formação escolar). Para então, debater sobre educação sexual nas séries iniciais e, sobretudo, sobre a formação continuada de professoras e professores. Ressaltamos que a lei nº 11.695/2010 alterou a lei nº 8.728/2010 que dispõe da criação do Programa Escola Sem Homofobia. Sendo assim, essa proposta de análise vigora sobre o plano discursivo e descritivo do processo de formação e votação da lei, que a partir da literatura consultada, seria a única lei municipal no Brasil que promove um projeto vinculado ao combate à homofobia na rede municipal de ensino. Assim como ressaltarmos os aspectos reflexivos sobre a educação sexual nas séries iniciais, buscamos, nesta análise, refletir sobre a articulação dos movimentos sociais e a promoção de políticas públicas que abordem a diversidade sexual no currículo e na formação continuada de professoras e professores.
id FAMA-0_c267aba6594267b1c9abac0eeef6a6c6
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/24
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁLei. Séries Iniciais. Educação Sexual.O artigo se efetiva na apresentação da construção histórica do projeto de lei nº 8.728/2010 no município de Maringá, Paraná, que consolidou o destino de verbas específicas à formação continuada das professoras (es) da rede municipal de ensino e possibilitou o primeiro programa municipal (do Brasil) de combate a homofobia na educação básica (primeiras séries da formação escolar). Para então, debater sobre educação sexual nas séries iniciais e, sobretudo, sobre a formação continuada de professoras e professores. Ressaltamos que a lei nº 11.695/2010 alterou a lei nº 8.728/2010 que dispõe da criação do Programa Escola Sem Homofobia. Sendo assim, essa proposta de análise vigora sobre o plano discursivo e descritivo do processo de formação e votação da lei, que a partir da literatura consultada, seria a única lei municipal no Brasil que promove um projeto vinculado ao combate à homofobia na rede municipal de ensino. Assim como ressaltarmos os aspectos reflexivos sobre a educação sexual nas séries iniciais, buscamos, nesta análise, refletir sobre a articulação dos movimentos sociais e a promoção de políticas públicas que abordem a diversidade sexual no currículo e na formação continuada de professoras e professores.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASANTOS, Franciele Monique Scopetc dosMAIA, Ana Cláudia Bortolozzi2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24/24Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/24Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.167Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
title EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
spellingShingle EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos
Lei. Séries Iniciais. Educação Sexual.
title_short EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
title_full EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
title_fullStr EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
title_sort EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
author SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos
author_facet SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi
author_role author
author2 MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Lei. Séries Iniciais. Educação Sexual.
topic Lei. Séries Iniciais. Educação Sexual.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo se efetiva na apresentação da construção histórica do projeto de lei nº 8.728/2010 no município de Maringá, Paraná, que consolidou o destino de verbas específicas à formação continuada das professoras (es) da rede municipal de ensino e possibilitou o primeiro programa municipal (do Brasil) de combate a homofobia na educação básica (primeiras séries da formação escolar). Para então, debater sobre educação sexual nas séries iniciais e, sobretudo, sobre a formação continuada de professoras e professores. Ressaltamos que a lei nº 11.695/2010 alterou a lei nº 8.728/2010 que dispõe da criação do Programa Escola Sem Homofobia. Sendo assim, essa proposta de análise vigora sobre o plano discursivo e descritivo do processo de formação e votação da lei, que a partir da literatura consultada, seria a única lei municipal no Brasil que promove um projeto vinculado ao combate à homofobia na rede municipal de ensino. Assim como ressaltarmos os aspectos reflexivos sobre a educação sexual nas séries iniciais, buscamos, nesta análise, refletir sobre a articulação dos movimentos sociais e a promoção de políticas públicas que abordem a diversidade sexual no currículo e na formação continuada de professoras e professores.
description O artigo se efetiva na apresentação da construção histórica do projeto de lei nº 8.728/2010 no município de Maringá, Paraná, que consolidou o destino de verbas específicas à formação continuada das professoras (es) da rede municipal de ensino e possibilitou o primeiro programa municipal (do Brasil) de combate a homofobia na educação básica (primeiras séries da formação escolar). Para então, debater sobre educação sexual nas séries iniciais e, sobretudo, sobre a formação continuada de professoras e professores. Ressaltamos que a lei nº 11.695/2010 alterou a lei nº 8.728/2010 que dispõe da criação do Programa Escola Sem Homofobia. Sendo assim, essa proposta de análise vigora sobre o plano discursivo e descritivo do processo de formação e votação da lei, que a partir da literatura consultada, seria a única lei municipal no Brasil que promove um projeto vinculado ao combate à homofobia na rede municipal de ensino. Assim como ressaltarmos os aspectos reflexivos sobre a educação sexual nas séries iniciais, buscamos, nesta análise, refletir sobre a articulação dos movimentos sociais e a promoção de políticas públicas que abordem a diversidade sexual no currículo e na formação continuada de professoras e professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24/24
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925966376960