EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁ
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24 |
Resumo: | O artigo se efetiva na apresentação da construção histórica do projeto de lei nº 8.728/2010 no município de Maringá, Paraná, que consolidou o destino de verbas específicas à formação continuada das professoras (es) da rede municipal de ensino e possibilitou o primeiro programa municipal (do Brasil) de combate a homofobia na educação básica (primeiras séries da formação escolar). Para então, debater sobre educação sexual nas séries iniciais e, sobretudo, sobre a formação continuada de professoras e professores. Ressaltamos que a lei nº 11.695/2010 alterou a lei nº 8.728/2010 que dispõe da criação do Programa Escola Sem Homofobia. Sendo assim, essa proposta de análise vigora sobre o plano discursivo e descritivo do processo de formação e votação da lei, que a partir da literatura consultada, seria a única lei municipal no Brasil que promove um projeto vinculado ao combate à homofobia na rede municipal de ensino. Assim como ressaltarmos os aspectos reflexivos sobre a educação sexual nas séries iniciais, buscamos, nesta análise, refletir sobre a articulação dos movimentos sociais e a promoção de políticas públicas que abordem a diversidade sexual no currículo e na formação continuada de professoras e professores. |
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EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DO PROJETO ‘ESCOLA SEM HOMOFOBIA’ DE MARINGÁLei. Séries Iniciais. Educação Sexual.O artigo se efetiva na apresentação da construção histórica do projeto de lei nº 8.728/2010 no município de Maringá, Paraná, que consolidou o destino de verbas específicas à formação continuada das professoras (es) da rede municipal de ensino e possibilitou o primeiro programa municipal (do Brasil) de combate a homofobia na educação básica (primeiras séries da formação escolar). Para então, debater sobre educação sexual nas séries iniciais e, sobretudo, sobre a formação continuada de professoras e professores. Ressaltamos que a lei nº 11.695/2010 alterou a lei nº 8.728/2010 que dispõe da criação do Programa Escola Sem Homofobia. Sendo assim, essa proposta de análise vigora sobre o plano discursivo e descritivo do processo de formação e votação da lei, que a partir da literatura consultada, seria a única lei municipal no Brasil que promove um projeto vinculado ao combate à homofobia na rede municipal de ensino. Assim como ressaltarmos os aspectos reflexivos sobre a educação sexual nas séries iniciais, buscamos, nesta análise, refletir sobre a articulação dos movimentos sociais e a promoção de políticas públicas que abordem a diversidade sexual no currículo e na formação continuada de professoras e professores.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASANTOS, Franciele Monique Scopetc dosMAIA, Ana Cláudia Bortolozzi2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/24/24Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/24Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.167Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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