Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paula Regina Costa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Souza, Nádia Geisa Silveira de, Souza, Diogo Onofre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1523
Resumo: Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
id FURG_e727c0f19b731681b65f65c48e7d8380
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1523
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino FundamentalSexualidadeNarrativasPedagogias escolaresSéries iniciaisNeste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.2011-11-30T20:12:01Z2011-11-30T20:12:01Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, p. 109-129, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v12n1/21694.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.0104-026Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/1523porRibeiro, Paula Regina CostaSouza, Nádia Geisa Silveira deSouza, Diogo Onofreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T20:12:01Zoai:repositorio.furg.br:1/1523Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T20:12:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
title Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
Ribeiro, Paula Regina Costa
Sexualidade
Narrativas
Pedagogias escolares
Séries iniciais
title_short Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
title_full Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
author Ribeiro, Paula Regina Costa
author_facet Ribeiro, Paula Regina Costa
Souza, Nádia Geisa Silveira de
Souza, Diogo Onofre
author_role author
author2 Souza, Nádia Geisa Silveira de
Souza, Diogo Onofre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Paula Regina Costa
Souza, Nádia Geisa Silveira de
Souza, Diogo Onofre
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Narrativas
Pedagogias escolares
Séries iniciais
topic Sexualidade
Narrativas
Pedagogias escolares
Séries iniciais
description Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2011-11-30T20:12:01Z
2011-11-30T20:12:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, p. 109-129, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v12n1/21694.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.
0104-026X
http://repositorio.furg.br/handle/1/1523
identifier_str_mv RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, p. 109-129, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v12n1/21694.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.
0104-026X
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187235333275648