Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1523 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo. |
id |
FURG_e727c0f19b731681b65f65c48e7d8380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1523 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino FundamentalSexualidadeNarrativasPedagogias escolaresSéries iniciaisNeste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.2011-11-30T20:12:01Z2011-11-30T20:12:01Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, p. 109-129, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v12n1/21694.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.0104-026Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/1523porRibeiro, Paula Regina CostaSouza, Nádia Geisa Silveira deSouza, Diogo Onofreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T20:12:01Zoai:repositorio.furg.br:1/1523Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T20:12:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental Ribeiro, Paula Regina Costa Sexualidade Narrativas Pedagogias escolares Séries iniciais |
title_short |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Ribeiro, Paula Regina Costa |
author_facet |
Ribeiro, Paula Regina Costa Souza, Nádia Geisa Silveira de Souza, Diogo Onofre |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nádia Geisa Silveira de Souza, Diogo Onofre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Paula Regina Costa Souza, Nádia Geisa Silveira de Souza, Diogo Onofre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade Narrativas Pedagogias escolares Séries iniciais |
topic |
Sexualidade Narrativas Pedagogias escolares Séries iniciais |
description |
Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2011-11-30T20:12:01Z 2011-11-30T20:12:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, p. 109-129, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v12n1/21694.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. 0104-026X http://repositorio.furg.br/handle/1/1523 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, p. 109-129, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v12n1/21694.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. 0104-026X |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187235333275648 |