ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES FILHO, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SANTANA, Maria Sílvia Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93
Resumo: Este artigo é composto de um trabalho de revisão bibliográfica, que analisa a Educação Física, de forma a tentar elucidar como o discurso do prático está ligado à formação docente nesta área. Busca-se revelar, brevemente, o trajeto histórico da Educação Física, evidenciando os modelos de formação desde o início do século XX, pautados na concepção do saber fazer. O Conselho Federal de Educação Física, por meio de resoluções, reafirma essa concepção do saber fazer, quando provisiona não-graduados na área para atuarem profissionalmente e tal ação reforça e multiplica o discurso do prático neste campo. Contudo, a Educação Física, enquanto disciplina, trilha um percurso no sentido oposto desta ação do Conselho Federal, na medida em que tenta tornar cada vez mais científica a formação de professores, mesmo que a concepção do saber fazer ainda esteja arraigada historicamente nesta área. Assim, o modelo atual de formação mesmo que ainda traga consigo discursos desprovidos de cientificidade, encontra na articulação entre prática e teoria um caminho para promover um discurso que não seja o discurso do prático ou do espontâneo.
id FAMA-0_c6284d01188c174f04ff7ef9238d87af
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/93
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICAEducação. Pedagogia.Educação Física. Discurso do Prático. Saber Fazer.Este artigo é composto de um trabalho de revisão bibliográfica, que analisa a Educação Física, de forma a tentar elucidar como o discurso do prático está ligado à formação docente nesta área. Busca-se revelar, brevemente, o trajeto histórico da Educação Física, evidenciando os modelos de formação desde o início do século XX, pautados na concepção do saber fazer. O Conselho Federal de Educação Física, por meio de resoluções, reafirma essa concepção do saber fazer, quando provisiona não-graduados na área para atuarem profissionalmente e tal ação reforça e multiplica o discurso do prático neste campo. Contudo, a Educação Física, enquanto disciplina, trilha um percurso no sentido oposto desta ação do Conselho Federal, na medida em que tenta tornar cada vez mais científica a formação de professores, mesmo que a concepção do saber fazer ainda esteja arraigada historicamente nesta área. Assim, o modelo atual de formação mesmo que ainda traga consigo discursos desprovidos de cientificidade, encontra na articulação entre prática e teoria um caminho para promover um discurso que não seja o discurso do prático ou do espontâneo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALOPES FILHO, Carlos AlbertoSANTANA, Maria Sílvia Rosa2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 151-592178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93/87Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/93Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.187Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
LOPES FILHO, Carlos Alberto
Educação. Pedagogia.
Educação Física. Discurso do Prático. Saber Fazer.
title_short ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author LOPES FILHO, Carlos Alberto
author_facet LOPES FILHO, Carlos Alberto
SANTANA, Maria Sílvia Rosa
author_role author
author2 SANTANA, Maria Sílvia Rosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES FILHO, Carlos Alberto
SANTANA, Maria Sílvia Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Pedagogia.
Educação Física. Discurso do Prático. Saber Fazer.
topic Educação. Pedagogia.
Educação Física. Discurso do Prático. Saber Fazer.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo é composto de um trabalho de revisão bibliográfica, que analisa a Educação Física, de forma a tentar elucidar como o discurso do prático está ligado à formação docente nesta área. Busca-se revelar, brevemente, o trajeto histórico da Educação Física, evidenciando os modelos de formação desde o início do século XX, pautados na concepção do saber fazer. O Conselho Federal de Educação Física, por meio de resoluções, reafirma essa concepção do saber fazer, quando provisiona não-graduados na área para atuarem profissionalmente e tal ação reforça e multiplica o discurso do prático neste campo. Contudo, a Educação Física, enquanto disciplina, trilha um percurso no sentido oposto desta ação do Conselho Federal, na medida em que tenta tornar cada vez mais científica a formação de professores, mesmo que a concepção do saber fazer ainda esteja arraigada historicamente nesta área. Assim, o modelo atual de formação mesmo que ainda traga consigo discursos desprovidos de cientificidade, encontra na articulação entre prática e teoria um caminho para promover um discurso que não seja o discurso do prático ou do espontâneo.
description Este artigo é composto de um trabalho de revisão bibliográfica, que analisa a Educação Física, de forma a tentar elucidar como o discurso do prático está ligado à formação docente nesta área. Busca-se revelar, brevemente, o trajeto histórico da Educação Física, evidenciando os modelos de formação desde o início do século XX, pautados na concepção do saber fazer. O Conselho Federal de Educação Física, por meio de resoluções, reafirma essa concepção do saber fazer, quando provisiona não-graduados na área para atuarem profissionalmente e tal ação reforça e multiplica o discurso do prático neste campo. Contudo, a Educação Física, enquanto disciplina, trilha um percurso no sentido oposto desta ação do Conselho Federal, na medida em que tenta tornar cada vez mais científica a formação de professores, mesmo que a concepção do saber fazer ainda esteja arraigada historicamente nesta área. Assim, o modelo atual de formação mesmo que ainda traga consigo discursos desprovidos de cientificidade, encontra na articulação entre prática e teoria um caminho para promover um discurso que não seja o discurso do prático ou do espontâneo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93/87
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 151-59
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926413070336