ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93 |
Resumo: | Este artigo é composto de um trabalho de revisão bibliográfica, que analisa a Educação Física, de forma a tentar elucidar como o discurso do prático está ligado à formação docente nesta área. Busca-se revelar, brevemente, o trajeto histórico da Educação Física, evidenciando os modelos de formação desde o início do século XX, pautados na concepção do saber fazer. O Conselho Federal de Educação Física, por meio de resoluções, reafirma essa concepção do saber fazer, quando provisiona não-graduados na área para atuarem profissionalmente e tal ação reforça e multiplica o discurso do prático neste campo. Contudo, a Educação Física, enquanto disciplina, trilha um percurso no sentido oposto desta ação do Conselho Federal, na medida em que tenta tornar cada vez mais científica a formação de professores, mesmo que a concepção do saber fazer ainda esteja arraigada historicamente nesta área. Assim, o modelo atual de formação mesmo que ainda traga consigo discursos desprovidos de cientificidade, encontra na articulação entre prática e teoria um caminho para promover um discurso que não seja o discurso do prático ou do espontâneo. |
id |
FAMA-0_c6284d01188c174f04ff7ef9238d87af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/93 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICAEducação. Pedagogia.Educação Física. Discurso do Prático. Saber Fazer.Este artigo é composto de um trabalho de revisão bibliográfica, que analisa a Educação Física, de forma a tentar elucidar como o discurso do prático está ligado à formação docente nesta área. Busca-se revelar, brevemente, o trajeto histórico da Educação Física, evidenciando os modelos de formação desde o início do século XX, pautados na concepção do saber fazer. O Conselho Federal de Educação Física, por meio de resoluções, reafirma essa concepção do saber fazer, quando provisiona não-graduados na área para atuarem profissionalmente e tal ação reforça e multiplica o discurso do prático neste campo. Contudo, a Educação Física, enquanto disciplina, trilha um percurso no sentido oposto desta ação do Conselho Federal, na medida em que tenta tornar cada vez mais científica a formação de professores, mesmo que a concepção do saber fazer ainda esteja arraigada historicamente nesta área. Assim, o modelo atual de formação mesmo que ainda traga consigo discursos desprovidos de cientificidade, encontra na articulação entre prática e teoria um caminho para promover um discurso que não seja o discurso do prático ou do espontâneo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALOPES FILHO, Carlos AlbertoSANTANA, Maria Sílvia Rosa2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 151-592178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93/87Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/93Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.187Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA LOPES FILHO, Carlos Alberto Educação. Pedagogia. Educação Física. Discurso do Prático. Saber Fazer. |
title_short |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
LOPES FILHO, Carlos Alberto |
author_facet |
LOPES FILHO, Carlos Alberto SANTANA, Maria Sílvia Rosa |
author_role |
author |
author2 |
SANTANA, Maria Sílvia Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES FILHO, Carlos Alberto SANTANA, Maria Sílvia Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Pedagogia. Educação Física. Discurso do Prático. Saber Fazer. |
topic |
Educação. Pedagogia. Educação Física. Discurso do Prático. Saber Fazer. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo é composto de um trabalho de revisão bibliográfica, que analisa a Educação Física, de forma a tentar elucidar como o discurso do prático está ligado à formação docente nesta área. Busca-se revelar, brevemente, o trajeto histórico da Educação Física, evidenciando os modelos de formação desde o início do século XX, pautados na concepção do saber fazer. O Conselho Federal de Educação Física, por meio de resoluções, reafirma essa concepção do saber fazer, quando provisiona não-graduados na área para atuarem profissionalmente e tal ação reforça e multiplica o discurso do prático neste campo. Contudo, a Educação Física, enquanto disciplina, trilha um percurso no sentido oposto desta ação do Conselho Federal, na medida em que tenta tornar cada vez mais científica a formação de professores, mesmo que a concepção do saber fazer ainda esteja arraigada historicamente nesta área. Assim, o modelo atual de formação mesmo que ainda traga consigo discursos desprovidos de cientificidade, encontra na articulação entre prática e teoria um caminho para promover um discurso que não seja o discurso do prático ou do espontâneo. |
description |
Este artigo é composto de um trabalho de revisão bibliográfica, que analisa a Educação Física, de forma a tentar elucidar como o discurso do prático está ligado à formação docente nesta área. Busca-se revelar, brevemente, o trajeto histórico da Educação Física, evidenciando os modelos de formação desde o início do século XX, pautados na concepção do saber fazer. O Conselho Federal de Educação Física, por meio de resoluções, reafirma essa concepção do saber fazer, quando provisiona não-graduados na área para atuarem profissionalmente e tal ação reforça e multiplica o discurso do prático neste campo. Contudo, a Educação Física, enquanto disciplina, trilha um percurso no sentido oposto desta ação do Conselho Federal, na medida em que tenta tornar cada vez mais científica a formação de professores, mesmo que a concepção do saber fazer ainda esteja arraigada historicamente nesta área. Assim, o modelo atual de formação mesmo que ainda traga consigo discursos desprovidos de cientificidade, encontra na articulação entre prática e teoria um caminho para promover um discurso que não seja o discurso do prático ou do espontâneo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/93/87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 151-59 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926413070336 |