O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
DOI: | 10.29031/pedf.v13i10.368 |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368 |
Resumo: | Este artigo constitui um recorte de dissertação e aborda a temática de práticas pedagógicas em contexto hospitalar, propondo como objetivo “investigar, sob o olhar do enfermeiro, as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação”. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Pública de Palmas/TO (HIPP), e o estudo seguiu a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa descritiva e, para o levantamento dos dados, foram usados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de bordo e registros fotográficos. Constituem os sujeitos da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Constata-se que, quando se propicia à criança internada o atendimento pedagógico que assiste suas necessidades humanas por meio das atividades como as brincadeiras, o contato com os brinquedos, os jogos, os livros, os desenhos, as pinturas, a contação de histórias, entre outras atividades pedagógicas, possibilita-se a ela a autoconfiança para enfrentar seus medos decorrentes da hospitalização, efetivando os processos de socialização, de aprendizagem, criatividade e descobertas em seu cenário de mundo. Esta investigação, sob o olhar do enfermeiro-pesquisador, evidencia a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do HIPP, ajudando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação de enfermidade, na estrutura do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar. Práticas Pedagógicas. Olhar do Enfermeiro. |
id |
FAMA-0_c7e7a10acd223209592f9c3dd5abd55f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/368 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAREnsino; Fundamentos da Educação.Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro.Este artigo constitui um recorte de dissertação e aborda a temática de práticas pedagógicas em contexto hospitalar, propondo como objetivo “investigar, sob o olhar do enfermeiro, as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação”. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Pública de Palmas/TO (HIPP), e o estudo seguiu a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa descritiva e, para o levantamento dos dados, foram usados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de bordo e registros fotográficos. Constituem os sujeitos da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Constata-se que, quando se propicia à criança internada o atendimento pedagógico que assiste suas necessidades humanas por meio das atividades como as brincadeiras, o contato com os brinquedos, os jogos, os livros, os desenhos, as pinturas, a contação de histórias, entre outras atividades pedagógicas, possibilita-se a ela a autoconfiança para enfrentar seus medos decorrentes da hospitalização, efetivando os processos de socialização, de aprendizagem, criatividade e descobertas em seu cenário de mundo. Esta investigação, sob o olhar do enfermeiro-pesquisador, evidencia a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do HIPP, ajudando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação de enfermidade, na estrutura do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar. Práticas Pedagógicas. Olhar do Enfermeiro.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAAlmeida, Erivan Elias Silva deSilva, Jacqueline Silva da2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/36810.29031/pedf.v13i10.368Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 128-1452178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368/316http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/35http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/42http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/43http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/50http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/51http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/52http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/53http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/54http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/55http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/56http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/57http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/58http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/59http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/60Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/368Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.797Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
spellingShingle |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR Almeida, Erivan Elias Silva de Ensino; Fundamentos da Educação. Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro. Almeida, Erivan Elias Silva de Ensino; Fundamentos da Educação. Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro. |
title_short |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title_full |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title_fullStr |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title_full_unstemmed |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title_sort |
O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
author |
Almeida, Erivan Elias Silva de |
author_facet |
Almeida, Erivan Elias Silva de Almeida, Erivan Elias Silva de Silva, Jacqueline Silva da Silva, Jacqueline Silva da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jacqueline Silva da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Erivan Elias Silva de Silva, Jacqueline Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Fundamentos da Educação. Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro. |
topic |
Ensino; Fundamentos da Educação. Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo constitui um recorte de dissertação e aborda a temática de práticas pedagógicas em contexto hospitalar, propondo como objetivo “investigar, sob o olhar do enfermeiro, as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação”. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Pública de Palmas/TO (HIPP), e o estudo seguiu a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa descritiva e, para o levantamento dos dados, foram usados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de bordo e registros fotográficos. Constituem os sujeitos da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Constata-se que, quando se propicia à criança internada o atendimento pedagógico que assiste suas necessidades humanas por meio das atividades como as brincadeiras, o contato com os brinquedos, os jogos, os livros, os desenhos, as pinturas, a contação de histórias, entre outras atividades pedagógicas, possibilita-se a ela a autoconfiança para enfrentar seus medos decorrentes da hospitalização, efetivando os processos de socialização, de aprendizagem, criatividade e descobertas em seu cenário de mundo. Esta investigação, sob o olhar do enfermeiro-pesquisador, evidencia a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do HIPP, ajudando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação de enfermidade, na estrutura do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar. Práticas Pedagógicas. Olhar do Enfermeiro. |
description |
Este artigo constitui um recorte de dissertação e aborda a temática de práticas pedagógicas em contexto hospitalar, propondo como objetivo “investigar, sob o olhar do enfermeiro, as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação”. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Pública de Palmas/TO (HIPP), e o estudo seguiu a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa descritiva e, para o levantamento dos dados, foram usados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de bordo e registros fotográficos. Constituem os sujeitos da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Constata-se que, quando se propicia à criança internada o atendimento pedagógico que assiste suas necessidades humanas por meio das atividades como as brincadeiras, o contato com os brinquedos, os jogos, os livros, os desenhos, as pinturas, a contação de histórias, entre outras atividades pedagógicas, possibilita-se a ela a autoconfiança para enfrentar seus medos decorrentes da hospitalização, efetivando os processos de socialização, de aprendizagem, criatividade e descobertas em seu cenário de mundo. Esta investigação, sob o olhar do enfermeiro-pesquisador, evidencia a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do HIPP, ajudando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação de enfermidade, na estrutura do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar. Práticas Pedagógicas. Olhar do Enfermeiro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368 10.29031/pedf.v13i10.368 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368/316 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/35 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/42 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/43 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/50 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/51 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/52 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/53 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/54 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/55 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/56 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/57 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/58 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/59 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 128-145 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821875237317246976 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.368 |