O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Erivan Elias Silva de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Jacqueline Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368
Resumo: Este artigo constitui um recorte de dissertação e aborda a temática de práticas pedagógicas em contexto hospitalar, propondo como objetivo “investigar, sob o olhar do enfermeiro, as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação”. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Pública de Palmas/TO (HIPP), e o estudo seguiu a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa descritiva e, para o levantamento dos dados, foram usados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de bordo e registros fotográficos. Constituem os sujeitos da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Constata-se que, quando se propicia à criança internada o atendimento pedagógico que assiste suas necessidades humanas por meio das atividades como as brincadeiras, o contato com os brinquedos, os jogos, os livros, os desenhos, as pinturas, a contação de histórias, entre outras atividades pedagógicas, possibilita-se a ela a autoconfiança para enfrentar seus medos decorrentes da hospitalização, efetivando os processos de socialização, de aprendizagem, criatividade e descobertas em seu cenário de mundo. Esta investigação, sob o olhar do enfermeiro-pesquisador, evidencia a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do HIPP, ajudando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação de enfermidade, na estrutura do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar. Práticas Pedagógicas. Olhar do Enfermeiro.
id FAMA-0_c7e7a10acd223209592f9c3dd5abd55f
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/368
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAREnsino; Fundamentos da Educação.Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro.Este artigo constitui um recorte de dissertação e aborda a temática de práticas pedagógicas em contexto hospitalar, propondo como objetivo “investigar, sob o olhar do enfermeiro, as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação”. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Pública de Palmas/TO (HIPP), e o estudo seguiu a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa descritiva e, para o levantamento dos dados, foram usados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de bordo e registros fotográficos. Constituem os sujeitos da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Constata-se que, quando se propicia à criança internada o atendimento pedagógico que assiste suas necessidades humanas por meio das atividades como as brincadeiras, o contato com os brinquedos, os jogos, os livros, os desenhos, as pinturas, a contação de histórias, entre outras atividades pedagógicas, possibilita-se a ela a autoconfiança para enfrentar seus medos decorrentes da hospitalização, efetivando os processos de socialização, de aprendizagem, criatividade e descobertas em seu cenário de mundo. Esta investigação, sob o olhar do enfermeiro-pesquisador, evidencia a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do HIPP, ajudando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação de enfermidade, na estrutura do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar. Práticas Pedagógicas. Olhar do Enfermeiro.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAAlmeida, Erivan Elias Silva deSilva, Jacqueline Silva da2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/36810.29031/pedf.v13i10.368Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 128-1452178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368/316http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/35http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/42http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/43http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/50http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/51http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/52http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/53http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/54http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/55http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/56http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/57http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/58http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/59http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/60Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/368Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.797Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
spellingShingle O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
Almeida, Erivan Elias Silva de
Ensino; Fundamentos da Educação.
Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro.
title_short O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title_full O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title_fullStr O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title_full_unstemmed O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title_sort O OLHAR DO ENFERMEIRO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
author Almeida, Erivan Elias Silva de
author_facet Almeida, Erivan Elias Silva de
Silva, Jacqueline Silva da
author_role author
author2 Silva, Jacqueline Silva da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Erivan Elias Silva de
Silva, Jacqueline Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Fundamentos da Educação.
Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro.
topic Ensino; Fundamentos da Educação.
Brinquedoteca Hospitalar; Práticas Pedagógicas; Olhar do Enfermeiro.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo constitui um recorte de dissertação e aborda a temática de práticas pedagógicas em contexto hospitalar, propondo como objetivo “investigar, sob o olhar do enfermeiro, as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação”. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Pública de Palmas/TO (HIPP), e o estudo seguiu a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa descritiva e, para o levantamento dos dados, foram usados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de bordo e registros fotográficos. Constituem os sujeitos da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Constata-se que, quando se propicia à criança internada o atendimento pedagógico que assiste suas necessidades humanas por meio das atividades como as brincadeiras, o contato com os brinquedos, os jogos, os livros, os desenhos, as pinturas, a contação de histórias, entre outras atividades pedagógicas, possibilita-se a ela a autoconfiança para enfrentar seus medos decorrentes da hospitalização, efetivando os processos de socialização, de aprendizagem, criatividade e descobertas em seu cenário de mundo. Esta investigação, sob o olhar do enfermeiro-pesquisador, evidencia a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do HIPP, ajudando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação de enfermidade, na estrutura do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar. Práticas Pedagógicas. Olhar do Enfermeiro.
description Este artigo constitui um recorte de dissertação e aborda a temática de práticas pedagógicas em contexto hospitalar, propondo como objetivo “investigar, sob o olhar do enfermeiro, as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação”. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Pública de Palmas/TO (HIPP), e o estudo seguiu a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa descritiva e, para o levantamento dos dados, foram usados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de bordo e registros fotográficos. Constituem os sujeitos da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Constata-se que, quando se propicia à criança internada o atendimento pedagógico que assiste suas necessidades humanas por meio das atividades como as brincadeiras, o contato com os brinquedos, os jogos, os livros, os desenhos, as pinturas, a contação de histórias, entre outras atividades pedagógicas, possibilita-se a ela a autoconfiança para enfrentar seus medos decorrentes da hospitalização, efetivando os processos de socialização, de aprendizagem, criatividade e descobertas em seu cenário de mundo. Esta investigação, sob o olhar do enfermeiro-pesquisador, evidencia a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do HIPP, ajudando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação de enfermidade, na estrutura do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar. Práticas Pedagógicas. Olhar do Enfermeiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368
10.29031/pedf.v13i10.368
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v13i10.368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/368/316
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/35
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/42
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/43
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/50
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/51
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/52
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/53
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/54
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/55
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/56
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/57
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/58
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/59
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/368/60
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 128-145
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925911851008