PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521 |
Resumo: | Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com quatro professores-monitores. Almejamos identificar como se constituem as técnicas de avaliação em um Clube de Ciências de uma Universidade Federal do Norte do país, e sua possível relevância para o ensino de ciências. Percebemos que a avaliação é inerente a educação, pois nesse espaço ela é desenvolvida seguindo características da concepção mediadora, formativa-alternativa e dialógica em que avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras, recursos e condições para a construção das respostas e conhecimento. No Clube de Ciências, lócus dessa investigação, a avaliação almeja a aprendizagem dos estudantes, melhora do planejamento, recursos e estratégias para trabalhar as dificuldades dos discentes. |
id |
FAMA-0_cddaa575db9c09a210ed169f8a19392b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/521 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIASAvaliação da aprendizagemEnsino e Aprendizagem. Avaliação. Clube de Ciências.Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com quatro professores-monitores. Almejamos identificar como se constituem as técnicas de avaliação em um Clube de Ciências de uma Universidade Federal do Norte do país, e sua possível relevância para o ensino de ciências. Percebemos que a avaliação é inerente a educação, pois nesse espaço ela é desenvolvida seguindo características da concepção mediadora, formativa-alternativa e dialógica em que avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras, recursos e condições para a construção das respostas e conhecimento. No Clube de Ciências, lócus dessa investigação, a avaliação almeja a aprendizagem dos estudantes, melhora do planejamento, recursos e estratégias para trabalhar as dificuldades dos discentes.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAO presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do PNPD.Coelho, Antonia Ediele de FreitasSouza, Carlos Alberto Rodrigues deOliveira, Maria Damiana Braga deMalheiro, João Manoel da Silva2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 134-1552178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521/428Direitos autorais 2020 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/521Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.124Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS |
title |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS Coelho, Antonia Ediele de Freitas Avaliação da aprendizagem Ensino e Aprendizagem. Avaliação. Clube de Ciências. |
title_short |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS |
title_full |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS |
title_sort |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS |
author |
Coelho, Antonia Ediele de Freitas |
author_facet |
Coelho, Antonia Ediele de Freitas Souza, Carlos Alberto Rodrigues de Oliveira, Maria Damiana Braga de Malheiro, João Manoel da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Carlos Alberto Rodrigues de Oliveira, Maria Damiana Braga de Malheiro, João Manoel da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do PNPD. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Antonia Ediele de Freitas Souza, Carlos Alberto Rodrigues de Oliveira, Maria Damiana Braga de Malheiro, João Manoel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Ensino e Aprendizagem. Avaliação. Clube de Ciências. |
topic |
Avaliação da aprendizagem Ensino e Aprendizagem. Avaliação. Clube de Ciências. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com quatro professores-monitores. Almejamos identificar como se constituem as técnicas de avaliação em um Clube de Ciências de uma Universidade Federal do Norte do país, e sua possível relevância para o ensino de ciências. Percebemos que a avaliação é inerente a educação, pois nesse espaço ela é desenvolvida seguindo características da concepção mediadora, formativa-alternativa e dialógica em que avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras, recursos e condições para a construção das respostas e conhecimento. No Clube de Ciências, lócus dessa investigação, a avaliação almeja a aprendizagem dos estudantes, melhora do planejamento, recursos e estratégias para trabalhar as dificuldades dos discentes. |
description |
Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com quatro professores-monitores. Almejamos identificar como se constituem as técnicas de avaliação em um Clube de Ciências de uma Universidade Federal do Norte do país, e sua possível relevância para o ensino de ciências. Percebemos que a avaliação é inerente a educação, pois nesse espaço ela é desenvolvida seguindo características da concepção mediadora, formativa-alternativa e dialógica em que avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras, recursos e condições para a construção das respostas e conhecimento. No Clube de Ciências, lócus dessa investigação, a avaliação almeja a aprendizagem dos estudantes, melhora do planejamento, recursos e estratégias para trabalhar as dificuldades dos discentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521/428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 134-155 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926405730304 |