PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Antonia Ediele de Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Carlos Alberto Rodrigues de, Oliveira, Maria Damiana Braga de, Malheiro, João Manoel da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521
Resumo: Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com quatro professores-monitores. Almejamos identificar como se constituem as técnicas de avaliação em um Clube de Ciências de uma Universidade Federal do Norte do país, e sua possível relevância para o ensino de ciências. Percebemos que a avaliação é inerente a educação, pois nesse espaço ela é desenvolvida seguindo características da concepção mediadora, formativa-alternativa e dialógica em que avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras, recursos e condições para a construção das respostas e conhecimento. No Clube de Ciências, lócus dessa investigação, a avaliação almeja a aprendizagem dos estudantes, melhora do planejamento, recursos e estratégias para trabalhar as dificuldades dos discentes.
id FAMA-0_cddaa575db9c09a210ed169f8a19392b
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/521
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIASAvaliação da aprendizagemEnsino e Aprendizagem. Avaliação. Clube de Ciências.Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com quatro professores-monitores. Almejamos identificar como se constituem as técnicas de avaliação em um Clube de Ciências de uma Universidade Federal do Norte do país, e sua possível relevância para o ensino de ciências. Percebemos que a avaliação é inerente a educação, pois nesse espaço ela é desenvolvida seguindo características da concepção mediadora, formativa-alternativa e dialógica em que avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras, recursos e condições para a construção das respostas e conhecimento. No Clube de Ciências, lócus dessa investigação, a avaliação almeja a aprendizagem dos estudantes, melhora do planejamento, recursos e estratégias para trabalhar as dificuldades dos discentes.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAO presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do PNPD.Coelho, Antonia Ediele de FreitasSouza, Carlos Alberto Rodrigues deOliveira, Maria Damiana Braga deMalheiro, João Manoel da Silva2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 134-1552178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521/428Direitos autorais 2020 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/521Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.124Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
title PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
spellingShingle PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Coelho, Antonia Ediele de Freitas
Avaliação da aprendizagem
Ensino e Aprendizagem. Avaliação. Clube de Ciências.
title_short PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
title_full PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
title_fullStr PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
title_sort PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
author Coelho, Antonia Ediele de Freitas
author_facet Coelho, Antonia Ediele de Freitas
Souza, Carlos Alberto Rodrigues de
Oliveira, Maria Damiana Braga de
Malheiro, João Manoel da Silva
author_role author
author2 Souza, Carlos Alberto Rodrigues de
Oliveira, Maria Damiana Braga de
Malheiro, João Manoel da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do PNPD.
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Antonia Ediele de Freitas
Souza, Carlos Alberto Rodrigues de
Oliveira, Maria Damiana Braga de
Malheiro, João Manoel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino e Aprendizagem. Avaliação. Clube de Ciências.
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino e Aprendizagem. Avaliação. Clube de Ciências.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com quatro professores-monitores. Almejamos identificar como se constituem as técnicas de avaliação em um Clube de Ciências de uma Universidade Federal do Norte do país, e sua possível relevância para o ensino de ciências. Percebemos que a avaliação é inerente a educação, pois nesse espaço ela é desenvolvida seguindo características da concepção mediadora, formativa-alternativa e dialógica em que avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras, recursos e condições para a construção das respostas e conhecimento. No Clube de Ciências, lócus dessa investigação, a avaliação almeja a aprendizagem dos estudantes, melhora do planejamento, recursos e estratégias para trabalhar as dificuldades dos discentes.
description Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com quatro professores-monitores. Almejamos identificar como se constituem as técnicas de avaliação em um Clube de Ciências de uma Universidade Federal do Norte do país, e sua possível relevância para o ensino de ciências. Percebemos que a avaliação é inerente a educação, pois nesse espaço ela é desenvolvida seguindo características da concepção mediadora, formativa-alternativa e dialógica em que avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras, recursos e condições para a construção das respostas e conhecimento. No Clube de Ciências, lócus dessa investigação, a avaliação almeja a aprendizagem dos estudantes, melhora do planejamento, recursos e estratégias para trabalhar as dificuldades dos discentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/521/428
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 134-155
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926405730304