CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Flavia Pollyany
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Wellington Piveta, Kato, Lilian Akemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391
Resumo: No campo literário, a Modelagem Matemática é apresentada segundo diferentes concepções, elucidadas pelos autores. Estas concepções, por sua vez, encontram-se atreladas aos diferentes modos de conceber a Modelagem Matemática em sala de aula. Nesta direção, objetivamos neste texto, estabelecer um paralelo entre algumas orientações expostas na literatura brasileira de Modelagem Matemática, sugeridas para a prática da Modelagem Matemática em sala de aula e, os encaminhamentos conjecturados por 14 professoras dos Anos Iniciais, ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática em um curso de formação continuada. Os dados provenientes deste estudo, de caráter qualitativo, foram obtidos na forma observacional e por meio da gravação em áudio dos discursos das professoras e formadores no âmbito do curso de formação. Os resultados indicaram que embora as professoras não tivessem leitura dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, a partir da vivência com as atividades, elas puderam elucidar os encaminhamentos da prática em sala de aula, que se mostraram próximos aos apresentados na literatura. Nesse sentido, a metodologia utilizada para a conjectura sobre a Modelagem Matemática no contexto da formação de professores, mostrou-se como outro modo de imersão das professoras no trabalho com essa tendência metodológica.
id FAMA-0_ce198ec7a6bfa221a7a13c19530886e9
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/391
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADAEducação Matemática. Modelagem MatemáticaPrática de Modelagem Matemática. Encaminhamentos. Anos Iniciais.No campo literário, a Modelagem Matemática é apresentada segundo diferentes concepções, elucidadas pelos autores. Estas concepções, por sua vez, encontram-se atreladas aos diferentes modos de conceber a Modelagem Matemática em sala de aula. Nesta direção, objetivamos neste texto, estabelecer um paralelo entre algumas orientações expostas na literatura brasileira de Modelagem Matemática, sugeridas para a prática da Modelagem Matemática em sala de aula e, os encaminhamentos conjecturados por 14 professoras dos Anos Iniciais, ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática em um curso de formação continuada. Os dados provenientes deste estudo, de caráter qualitativo, foram obtidos na forma observacional e por meio da gravação em áudio dos discursos das professoras e formadores no âmbito do curso de formação. Os resultados indicaram que embora as professoras não tivessem leitura dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, a partir da vivência com as atividades, elas puderam elucidar os encaminhamentos da prática em sala de aula, que se mostraram próximos aos apresentados na literatura. Nesse sentido, a metodologia utilizada para a conjectura sobre a Modelagem Matemática no contexto da formação de professores, mostrou-se como outro modo de imersão das professoras no trabalho com essa tendência metodológica.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMATeodoro, Flavia PollyanyOliveira, Wellington PivetaKato, Lilian Akemi2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/39110.29031/pedf.v14i11.391Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 127-1412178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391/359Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/391Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.413Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
spellingShingle CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Teodoro, Flavia Pollyany
Educação Matemática. Modelagem Matemática
Prática de Modelagem Matemática. Encaminhamentos. Anos Iniciais.
title_short CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_fullStr CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full_unstemmed CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_sort CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
author Teodoro, Flavia Pollyany
author_facet Teodoro, Flavia Pollyany
Oliveira, Wellington Piveta
Kato, Lilian Akemi
author_role author
author2 Oliveira, Wellington Piveta
Kato, Lilian Akemi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Flavia Pollyany
Oliveira, Wellington Piveta
Kato, Lilian Akemi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Modelagem Matemática
Prática de Modelagem Matemática. Encaminhamentos. Anos Iniciais.
topic Educação Matemática. Modelagem Matemática
Prática de Modelagem Matemática. Encaminhamentos. Anos Iniciais.
dc.description.none.fl_txt_mv No campo literário, a Modelagem Matemática é apresentada segundo diferentes concepções, elucidadas pelos autores. Estas concepções, por sua vez, encontram-se atreladas aos diferentes modos de conceber a Modelagem Matemática em sala de aula. Nesta direção, objetivamos neste texto, estabelecer um paralelo entre algumas orientações expostas na literatura brasileira de Modelagem Matemática, sugeridas para a prática da Modelagem Matemática em sala de aula e, os encaminhamentos conjecturados por 14 professoras dos Anos Iniciais, ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática em um curso de formação continuada. Os dados provenientes deste estudo, de caráter qualitativo, foram obtidos na forma observacional e por meio da gravação em áudio dos discursos das professoras e formadores no âmbito do curso de formação. Os resultados indicaram que embora as professoras não tivessem leitura dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, a partir da vivência com as atividades, elas puderam elucidar os encaminhamentos da prática em sala de aula, que se mostraram próximos aos apresentados na literatura. Nesse sentido, a metodologia utilizada para a conjectura sobre a Modelagem Matemática no contexto da formação de professores, mostrou-se como outro modo de imersão das professoras no trabalho com essa tendência metodológica.
description No campo literário, a Modelagem Matemática é apresentada segundo diferentes concepções, elucidadas pelos autores. Estas concepções, por sua vez, encontram-se atreladas aos diferentes modos de conceber a Modelagem Matemática em sala de aula. Nesta direção, objetivamos neste texto, estabelecer um paralelo entre algumas orientações expostas na literatura brasileira de Modelagem Matemática, sugeridas para a prática da Modelagem Matemática em sala de aula e, os encaminhamentos conjecturados por 14 professoras dos Anos Iniciais, ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática em um curso de formação continuada. Os dados provenientes deste estudo, de caráter qualitativo, foram obtidos na forma observacional e por meio da gravação em áudio dos discursos das professoras e formadores no âmbito do curso de formação. Os resultados indicaram que embora as professoras não tivessem leitura dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, a partir da vivência com as atividades, elas puderam elucidar os encaminhamentos da prática em sala de aula, que se mostraram próximos aos apresentados na literatura. Nesse sentido, a metodologia utilizada para a conjectura sobre a Modelagem Matemática no contexto da formação de professores, mostrou-se como outro modo de imersão das professoras no trabalho com essa tendência metodológica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391
10.29031/pedf.v14i11.391
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i11.391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391/359
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 127-141
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926442430464