CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391 |
Resumo: | No campo literário, a Modelagem Matemática é apresentada segundo diferentes concepções, elucidadas pelos autores. Estas concepções, por sua vez, encontram-se atreladas aos diferentes modos de conceber a Modelagem Matemática em sala de aula. Nesta direção, objetivamos neste texto, estabelecer um paralelo entre algumas orientações expostas na literatura brasileira de Modelagem Matemática, sugeridas para a prática da Modelagem Matemática em sala de aula e, os encaminhamentos conjecturados por 14 professoras dos Anos Iniciais, ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática em um curso de formação continuada. Os dados provenientes deste estudo, de caráter qualitativo, foram obtidos na forma observacional e por meio da gravação em áudio dos discursos das professoras e formadores no âmbito do curso de formação. Os resultados indicaram que embora as professoras não tivessem leitura dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, a partir da vivência com as atividades, elas puderam elucidar os encaminhamentos da prática em sala de aula, que se mostraram próximos aos apresentados na literatura. Nesse sentido, a metodologia utilizada para a conjectura sobre a Modelagem Matemática no contexto da formação de professores, mostrou-se como outro modo de imersão das professoras no trabalho com essa tendência metodológica. |
id |
FAMA-0_ce198ec7a6bfa221a7a13c19530886e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/391 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADAEducação Matemática. Modelagem MatemáticaPrática de Modelagem Matemática. Encaminhamentos. Anos Iniciais.No campo literário, a Modelagem Matemática é apresentada segundo diferentes concepções, elucidadas pelos autores. Estas concepções, por sua vez, encontram-se atreladas aos diferentes modos de conceber a Modelagem Matemática em sala de aula. Nesta direção, objetivamos neste texto, estabelecer um paralelo entre algumas orientações expostas na literatura brasileira de Modelagem Matemática, sugeridas para a prática da Modelagem Matemática em sala de aula e, os encaminhamentos conjecturados por 14 professoras dos Anos Iniciais, ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática em um curso de formação continuada. Os dados provenientes deste estudo, de caráter qualitativo, foram obtidos na forma observacional e por meio da gravação em áudio dos discursos das professoras e formadores no âmbito do curso de formação. Os resultados indicaram que embora as professoras não tivessem leitura dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, a partir da vivência com as atividades, elas puderam elucidar os encaminhamentos da prática em sala de aula, que se mostraram próximos aos apresentados na literatura. Nesse sentido, a metodologia utilizada para a conjectura sobre a Modelagem Matemática no contexto da formação de professores, mostrou-se como outro modo de imersão das professoras no trabalho com essa tendência metodológica.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMATeodoro, Flavia PollyanyOliveira, Wellington PivetaKato, Lilian Akemi2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/39110.29031/pedf.v14i11.391Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 127-1412178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391/359Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/391Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.413Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
title |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
spellingShingle |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA Teodoro, Flavia Pollyany Educação Matemática. Modelagem Matemática Prática de Modelagem Matemática. Encaminhamentos. Anos Iniciais. |
title_short |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_full |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_fullStr |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_full_unstemmed |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_sort |
CONJECTURANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
author |
Teodoro, Flavia Pollyany |
author_facet |
Teodoro, Flavia Pollyany Oliveira, Wellington Piveta Kato, Lilian Akemi |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Wellington Piveta Kato, Lilian Akemi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Flavia Pollyany Oliveira, Wellington Piveta Kato, Lilian Akemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Modelagem Matemática Prática de Modelagem Matemática. Encaminhamentos. Anos Iniciais. |
topic |
Educação Matemática. Modelagem Matemática Prática de Modelagem Matemática. Encaminhamentos. Anos Iniciais. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No campo literário, a Modelagem Matemática é apresentada segundo diferentes concepções, elucidadas pelos autores. Estas concepções, por sua vez, encontram-se atreladas aos diferentes modos de conceber a Modelagem Matemática em sala de aula. Nesta direção, objetivamos neste texto, estabelecer um paralelo entre algumas orientações expostas na literatura brasileira de Modelagem Matemática, sugeridas para a prática da Modelagem Matemática em sala de aula e, os encaminhamentos conjecturados por 14 professoras dos Anos Iniciais, ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática em um curso de formação continuada. Os dados provenientes deste estudo, de caráter qualitativo, foram obtidos na forma observacional e por meio da gravação em áudio dos discursos das professoras e formadores no âmbito do curso de formação. Os resultados indicaram que embora as professoras não tivessem leitura dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, a partir da vivência com as atividades, elas puderam elucidar os encaminhamentos da prática em sala de aula, que se mostraram próximos aos apresentados na literatura. Nesse sentido, a metodologia utilizada para a conjectura sobre a Modelagem Matemática no contexto da formação de professores, mostrou-se como outro modo de imersão das professoras no trabalho com essa tendência metodológica. |
description |
No campo literário, a Modelagem Matemática é apresentada segundo diferentes concepções, elucidadas pelos autores. Estas concepções, por sua vez, encontram-se atreladas aos diferentes modos de conceber a Modelagem Matemática em sala de aula. Nesta direção, objetivamos neste texto, estabelecer um paralelo entre algumas orientações expostas na literatura brasileira de Modelagem Matemática, sugeridas para a prática da Modelagem Matemática em sala de aula e, os encaminhamentos conjecturados por 14 professoras dos Anos Iniciais, ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática em um curso de formação continuada. Os dados provenientes deste estudo, de caráter qualitativo, foram obtidos na forma observacional e por meio da gravação em áudio dos discursos das professoras e formadores no âmbito do curso de formação. Os resultados indicaram que embora as professoras não tivessem leitura dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, a partir da vivência com as atividades, elas puderam elucidar os encaminhamentos da prática em sala de aula, que se mostraram próximos aos apresentados na literatura. Nesse sentido, a metodologia utilizada para a conjectura sobre a Modelagem Matemática no contexto da formação de professores, mostrou-se como outro modo de imersão das professoras no trabalho com essa tendência metodológica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391 10.29031/pedf.v14i11.391 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i11.391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/391/359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 127-141 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926442430464 |