Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
DOI: | 10.35819/remat2017v3i1id1685 |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1685 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo verificar como a Modelagem Matemática (MM) apresenta-se nas pesquisas que discutem esta temática no âmbito dos anos iniciais da Educação Básica. Como abordagem metodológica, utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez artigos publicados em periódicos Qualis A1 e A2. Para a análise, estabeleceu-se previamente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados e contribuições para o avanço do tema na área e e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados e evidencia que o foco das pesquisas é centrado nas reflexões, percepções e ações de estudantes e professores durante o processo de Modelagem Matemática. Apontou ainda que, quando os estudantes nos anos iniciais desenvolvem atividades deste tipo, eles ampliam suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas, além de serem mais propensos a desenvolverem outras atividades pautadas em situações reais, com enfoque interdisciplinar. |
id |
IFRS-2_7af2a10373d6f54460b1f0052a488f5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1685 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
spelling |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino FundamentalModelagem MatemáticaAnos IniciaisEducação BásicaEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo verificar como a Modelagem Matemática (MM) apresenta-se nas pesquisas que discutem esta temática no âmbito dos anos iniciais da Educação Básica. Como abordagem metodológica, utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez artigos publicados em periódicos Qualis A1 e A2. Para a análise, estabeleceu-se previamente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados e contribuições para o avanço do tema na área e e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados e evidencia que o foco das pesquisas é centrado nas reflexões, percepções e ações de estudantes e professores durante o processo de Modelagem Matemática. Apontou ainda que, quando os estudantes nos anos iniciais desenvolvem atividades deste tipo, eles ampliam suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas, além de serem mais propensos a desenvolverem outras atividades pautadas em situações reais, com enfoque interdisciplinar.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/168510.35819/remat2017v3i1id1685REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 67-81REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 67-81REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 67-812447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1685/1600Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMadruga, Zulma Elizabete de FreitasBreda, Adriana2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1685Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Madruga, Zulma Elizabete de Freitas Modelagem Matemática Anos Iniciais Educação Básica Madruga, Zulma Elizabete de Freitas Modelagem Matemática Anos Iniciais Educação Básica |
title_short |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author_facet |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Zulma Elizabete de Freitas Breda, Adriana Breda, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Breda, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas Breda, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Anos Iniciais Educação Básica |
topic |
Modelagem Matemática Anos Iniciais Educação Básica |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo verificar como a Modelagem Matemática (MM) apresenta-se nas pesquisas que discutem esta temática no âmbito dos anos iniciais da Educação Básica. Como abordagem metodológica, utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez artigos publicados em periódicos Qualis A1 e A2. Para a análise, estabeleceu-se previamente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados e contribuições para o avanço do tema na área e e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados e evidencia que o foco das pesquisas é centrado nas reflexões, percepções e ações de estudantes e professores durante o processo de Modelagem Matemática. Apontou ainda que, quando os estudantes nos anos iniciais desenvolvem atividades deste tipo, eles ampliam suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas, além de serem mais propensos a desenvolverem outras atividades pautadas em situações reais, com enfoque interdisciplinar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1685 10.35819/remat2017v3i1id1685 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1685 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2017v3i1id1685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1685/1600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 67-81 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 67-81 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 67-81 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1822180561556340736 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.35819/remat2017v3i1id1685 |