APRENDIZAGEM DE INGLÊS MEDIADA POR COMPUTADOR EM SITES GRATUITOS: A ORALIDADE EM FOCO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/179 |
Resumo: | Não é de hoje que a tecnologia faz parte do cotidiano de todos. Por sua agilidade, os recursos tecnológicos mais modernos têm um papel fundamental nos mais diversos segmentos de atividades do mundo globalizado. Desse modo, também se faz necessário acompanhar as novas mediações, introduzidas pela tecnologia, na área da educação. Estudiosos como Leffa, 2006; Paiva, 2006 analisam o impacto na educação do chamado CALL (Computer-Assisted Language Learning) ou aprendizagem de línguas mediada pelo computador. A prática do CALL vem sendo apontada não como solução, mas como um caminho facilitador para o processo de ensino/aprendizado de uma língua estrangeira (LE). Nessa perspectiva, este trabalho objetiva investigar de que forma e com que eficiência as práticas do CALL, através de sites gratuitos para a aprendizagem da língua inglesa, promovem o desenvolvimento da habilidade da oralidade no aprendiz do inglês como LE. Para a investigação, selecionamos três sites que se propõem ensinar o inglês. São eles: Livemocha, Busuu e Duolingo. Procedemos às análises das atividades ancoradas nos conceitos de oralidade defendidos por (BROWN, 2000); (GREEN, 2011) e (NUNAN, 1998). Buscamos investigar, nas atividades apresentadas nesses três sites, se houve alguma proposta de continuidade para a prática da oralidade, assim como se houve a integração entre as quatro macro habilidades (listening, speaking, reading and writing). Os resultados revelaram que a oralidade não é efetiva e satisfatoriamente trabalhada nos supracitados sites, no sentido de promover uma necessidade real de comunicação entre os interlocutores. |
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APRENDIZAGEM DE INGLÊS MEDIADA POR COMPUTADOR EM SITES GRATUITOS: A ORALIDADE EM FOCONão é de hoje que a tecnologia faz parte do cotidiano de todos. Por sua agilidade, os recursos tecnológicos mais modernos têm um papel fundamental nos mais diversos segmentos de atividades do mundo globalizado. Desse modo, também se faz necessário acompanhar as novas mediações, introduzidas pela tecnologia, na área da educação. Estudiosos como Leffa, 2006; Paiva, 2006 analisam o impacto na educação do chamado CALL (Computer-Assisted Language Learning) ou aprendizagem de línguas mediada pelo computador. A prática do CALL vem sendo apontada não como solução, mas como um caminho facilitador para o processo de ensino/aprendizado de uma língua estrangeira (LE). Nessa perspectiva, este trabalho objetiva investigar de que forma e com que eficiência as práticas do CALL, através de sites gratuitos para a aprendizagem da língua inglesa, promovem o desenvolvimento da habilidade da oralidade no aprendiz do inglês como LE. Para a investigação, selecionamos três sites que se propõem ensinar o inglês. São eles: Livemocha, Busuu e Duolingo. Procedemos às análises das atividades ancoradas nos conceitos de oralidade defendidos por (BROWN, 2000); (GREEN, 2011) e (NUNAN, 1998). Buscamos investigar, nas atividades apresentadas nesses três sites, se houve alguma proposta de continuidade para a prática da oralidade, assim como se houve a integração entre as quatro macro habilidades (listening, speaking, reading and writing). Os resultados revelaram que a oralidade não é efetiva e satisfatoriamente trabalhada nos supracitados sites, no sentido de promover uma necessidade real de comunicação entre os interlocutores.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALopes, Diana VasconcelosBarbuio, EduardoSilva, Layanne Roberta de Araújo2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/179Pedagogia em Foco; v. 11, n. 5 (2016): Pedagogia em Foco; 66-802178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/179/164Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/179Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.409Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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Não é de hoje que a tecnologia faz parte do cotidiano de todos. Por sua agilidade, os recursos tecnológicos mais modernos têm um papel fundamental nos mais diversos segmentos de atividades do mundo globalizado. Desse modo, também se faz necessário acompanhar as novas mediações, introduzidas pela tecnologia, na área da educação. Estudiosos como Leffa, 2006; Paiva, 2006 analisam o impacto na educação do chamado CALL (Computer-Assisted Language Learning) ou aprendizagem de línguas mediada pelo computador. A prática do CALL vem sendo apontada não como solução, mas como um caminho facilitador para o processo de ensino/aprendizado de uma língua estrangeira (LE). Nessa perspectiva, este trabalho objetiva investigar de que forma e com que eficiência as práticas do CALL, através de sites gratuitos para a aprendizagem da língua inglesa, promovem o desenvolvimento da habilidade da oralidade no aprendiz do inglês como LE. Para a investigação, selecionamos três sites que se propõem ensinar o inglês. São eles: Livemocha, Busuu e Duolingo. Procedemos às análises das atividades ancoradas nos conceitos de oralidade defendidos por (BROWN, 2000); (GREEN, 2011) e (NUNAN, 1998). Buscamos investigar, nas atividades apresentadas nesses três sites, se houve alguma proposta de continuidade para a prática da oralidade, assim como se houve a integração entre as quatro macro habilidades (listening, speaking, reading and writing). Os resultados revelaram que a oralidade não é efetiva e satisfatoriamente trabalhada nos supracitados sites, no sentido de promover uma necessidade real de comunicação entre os interlocutores. |
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