AS ESPECIFICIDADES NO MULTILETRAMENTO DA PESSOA SURDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/478 |
Resumo: | O presente artigo, de cunho bibliográfico, com análise documental, tem como objetivo primaz, discutir como a leitura pode ser referenciada para os profissionais da educação no multiletramento de estudantes surdos e secundariamente, compreender quais são as rotas utilizadas e sua relação com os efeitos de características das palavras; e para tanto, foi utilizado como aporte teórico de Capovilla e Capovilla (2000), Rojo (2012, 2015), Dehaene (2012), Fernandes (2006), Quadros (1997) e Soares (2018), entre outros. A literatura apresenta duas vias para aquisição da linguagem escrita: a rota fonológica e a rota lexical. No caso do estudante surdo, a rota utilizada é a lexical e para que a mesma seja desenvolvida, há a necessidade dos conhecimentos de mundo advindos da língua natural da comunidade surda, a Libras, sendo ela a primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita, na escola inclusiva. Os autores constatam que a privação da língua natural pelos alunos surdos pode prejudicar a aquisição da segunda língua, além de ser danosa quanto aos aspectos psicossociais desses indivíduos. |
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AS ESPECIFICIDADES NO MULTILETRAMENTO DA PESSOA SURDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURAEducação. Ensino; Ciências Humanas;Pessoa surda. Multiletramentos. Leitura.O presente artigo, de cunho bibliográfico, com análise documental, tem como objetivo primaz, discutir como a leitura pode ser referenciada para os profissionais da educação no multiletramento de estudantes surdos e secundariamente, compreender quais são as rotas utilizadas e sua relação com os efeitos de características das palavras; e para tanto, foi utilizado como aporte teórico de Capovilla e Capovilla (2000), Rojo (2012, 2015), Dehaene (2012), Fernandes (2006), Quadros (1997) e Soares (2018), entre outros. A literatura apresenta duas vias para aquisição da linguagem escrita: a rota fonológica e a rota lexical. No caso do estudante surdo, a rota utilizada é a lexical e para que a mesma seja desenvolvida, há a necessidade dos conhecimentos de mundo advindos da língua natural da comunidade surda, a Libras, sendo ela a primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita, na escola inclusiva. Os autores constatam que a privação da língua natural pelos alunos surdos pode prejudicar a aquisição da segunda língua, além de ser danosa quanto aos aspectos psicossociais desses indivíduos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMacedo, Yuri MiguelCerqueira, Juciana SantosLira, Ludmila2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/47810.29031/pedf.v14i12.478Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 56-712178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/478/387http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/478/81Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/478Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.69Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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O presente artigo, de cunho bibliográfico, com análise documental, tem como objetivo primaz, discutir como a leitura pode ser referenciada para os profissionais da educação no multiletramento de estudantes surdos e secundariamente, compreender quais são as rotas utilizadas e sua relação com os efeitos de características das palavras; e para tanto, foi utilizado como aporte teórico de Capovilla e Capovilla (2000), Rojo (2012, 2015), Dehaene (2012), Fernandes (2006), Quadros (1997) e Soares (2018), entre outros. A literatura apresenta duas vias para aquisição da linguagem escrita: a rota fonológica e a rota lexical. No caso do estudante surdo, a rota utilizada é a lexical e para que a mesma seja desenvolvida, há a necessidade dos conhecimentos de mundo advindos da língua natural da comunidade surda, a Libras, sendo ela a primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita, na escola inclusiva. Os autores constatam que a privação da língua natural pelos alunos surdos pode prejudicar a aquisição da segunda língua, além de ser danosa quanto aos aspectos psicossociais desses indivíduos. |
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O presente artigo, de cunho bibliográfico, com análise documental, tem como objetivo primaz, discutir como a leitura pode ser referenciada para os profissionais da educação no multiletramento de estudantes surdos e secundariamente, compreender quais são as rotas utilizadas e sua relação com os efeitos de características das palavras; e para tanto, foi utilizado como aporte teórico de Capovilla e Capovilla (2000), Rojo (2012, 2015), Dehaene (2012), Fernandes (2006), Quadros (1997) e Soares (2018), entre outros. A literatura apresenta duas vias para aquisição da linguagem escrita: a rota fonológica e a rota lexical. No caso do estudante surdo, a rota utilizada é a lexical e para que a mesma seja desenvolvida, há a necessidade dos conhecimentos de mundo advindos da língua natural da comunidade surda, a Libras, sendo ela a primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita, na escola inclusiva. Os autores constatam que a privação da língua natural pelos alunos surdos pode prejudicar a aquisição da segunda língua, além de ser danosa quanto aos aspectos psicossociais desses indivíduos. |
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