PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995 |
Resumo: | Este trabalho tematiza a leitura e os multiletramentos no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é propor a análise de uma imagem que circula nas redes sociais: Picasso e Dalí pintando um ovo, de David Vela, visando aplicar a atividade na sala de aula. O estudo justifica-se porque é visível o ritmo acelerado devido às novas tecnologias – TICs, exigindo da escola a necessidade de incluir em seus currículos novos letramentos já que isso tem gerado novas formas de leitura e interação, e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2016), Rojo (2012) e Santaella (2004, 2010, 2013). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado parcial, destaca-se a utilização de estilização no ensino de língua materna como um dos tipos textuais que pode auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura significativa, em especial letramento/multiletramento de alunos no Ensino Médio. |
id |
URI-2_4ae7c3d92aad43aba9214bc206e0adfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/2995 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLAEnsino de Língua Materna, PortuguêsLeitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio.Leitura, MultiletramentosEste trabalho tematiza a leitura e os multiletramentos no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é propor a análise de uma imagem que circula nas redes sociais: Picasso e Dalí pintando um ovo, de David Vela, visando aplicar a atividade na sala de aula. O estudo justifica-se porque é visível o ritmo acelerado devido às novas tecnologias – TICs, exigindo da escola a necessidade de incluir em seus currículos novos letramentos já que isso tem gerado novas formas de leitura e interação, e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2016), Rojo (2012) e Santaella (2004, 2010, 2013). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado parcial, destaca-se a utilização de estilização no ensino de língua materna como um dos tipos textuais que pode auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura significativa, em especial letramento/multiletramento de alunos no Ensino Médio.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesRodrigues Guterra, Ana Luciade Freitas, Ernani Cesar2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Parespesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 147-165Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 147-1651984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995/2932Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2995Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA |
title |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA |
spellingShingle |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA Rodrigues Guterra, Ana Lucia Ensino de Língua Materna, Português Leitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio. Leitura, Multiletramentos |
title_short |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA |
title_full |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA |
title_fullStr |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA |
title_sort |
PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA |
author |
Rodrigues Guterra, Ana Lucia |
author_facet |
Rodrigues Guterra, Ana Lucia de Freitas, Ernani Cesar |
author_role |
author |
author2 |
de Freitas, Ernani Cesar |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Guterra, Ana Lucia de Freitas, Ernani Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Materna, Português Leitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio. Leitura, Multiletramentos |
topic |
Ensino de Língua Materna, Português Leitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio. Leitura, Multiletramentos |
description |
Este trabalho tematiza a leitura e os multiletramentos no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é propor a análise de uma imagem que circula nas redes sociais: Picasso e Dalí pintando um ovo, de David Vela, visando aplicar a atividade na sala de aula. O estudo justifica-se porque é visível o ritmo acelerado devido às novas tecnologias – TICs, exigindo da escola a necessidade de incluir em seus currículos novos letramentos já que isso tem gerado novas formas de leitura e interação, e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2016), Rojo (2012) e Santaella (2004, 2010, 2013). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado parcial, destaca-se a utilização de estilização no ensino de língua materna como um dos tipos textuais que pode auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura significativa, em especial letramento/multiletramento de alunos no Ensino Médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares pesquisa bibliográfica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995/2932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 147-165 Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 147-165 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731567084371968 |