PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Guterra, Ana Lucia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Freitas, Ernani Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995
Resumo: Este trabalho tematiza a leitura e os multiletramentos no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é propor a análise de uma imagem que circula nas redes sociais: Picasso e Dalí pintando um ovo, de David Vela, visando aplicar a atividade na sala de aula. O estudo justifica-se porque é visível o ritmo acelerado devido às novas tecnologias – TICs, exigindo da escola a necessidade de incluir em seus currículos novos letramentos já que isso tem gerado novas formas de leitura e interação, e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2016), Rojo (2012) e Santaella (2004, 2010, 2013). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado parcial, destaca-se a utilização de estilização no ensino de língua materna como um dos tipos textuais que pode auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura significativa, em especial letramento/multiletramento de alunos no Ensino Médio.
id URI-2_4ae7c3d92aad43aba9214bc206e0adfb
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2995
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLAEnsino de Língua Materna, PortuguêsLeitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio.Leitura, MultiletramentosEste trabalho tematiza a leitura e os multiletramentos no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é propor a análise de uma imagem que circula nas redes sociais: Picasso e Dalí pintando um ovo, de David Vela, visando aplicar a atividade na sala de aula. O estudo justifica-se porque é visível o ritmo acelerado devido às novas tecnologias – TICs, exigindo da escola a necessidade de incluir em seus currículos novos letramentos já que isso tem gerado novas formas de leitura e interação, e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2016), Rojo (2012) e Santaella (2004, 2010, 2013). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado parcial, destaca-se a utilização de estilização no ensino de língua materna como um dos tipos textuais que pode auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura significativa, em especial letramento/multiletramento de alunos no Ensino Médio.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesRodrigues Guterra, Ana Luciade Freitas, Ernani Cesar2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Parespesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 147-165Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 147-1651984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995/2932Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2995Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
title PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
spellingShingle PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
Rodrigues Guterra, Ana Lucia
Ensino de Língua Materna, Português
Leitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio.
Leitura, Multiletramentos
title_short PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
title_full PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
title_fullStr PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
title_full_unstemmed PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
title_sort PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
author Rodrigues Guterra, Ana Lucia
author_facet Rodrigues Guterra, Ana Lucia
de Freitas, Ernani Cesar
author_role author
author2 de Freitas, Ernani Cesar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Guterra, Ana Lucia
de Freitas, Ernani Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Materna, Português
Leitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio.
Leitura, Multiletramentos
topic Ensino de Língua Materna, Português
Leitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio.
Leitura, Multiletramentos
description Este trabalho tematiza a leitura e os multiletramentos no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é propor a análise de uma imagem que circula nas redes sociais: Picasso e Dalí pintando um ovo, de David Vela, visando aplicar a atividade na sala de aula. O estudo justifica-se porque é visível o ritmo acelerado devido às novas tecnologias – TICs, exigindo da escola a necessidade de incluir em seus currículos novos letramentos já que isso tem gerado novas formas de leitura e interação, e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2016), Rojo (2012) e Santaella (2004, 2010, 2013). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado parcial, destaca-se a utilização de estilização no ensino de língua materna como um dos tipos textuais que pode auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura significativa, em especial letramento/multiletramento de alunos no Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
pesquisa bibliográfica e documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2995/2932
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 147-165
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 147-165
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731567084371968