ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Cristiane Ramos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MARQUES, Maria Luiza de Lima, HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes, SANTOS, Wellington Alves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84
Resumo: Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais.
id FAMA-0_effae59753eacdc6e7001dd2a2961d09
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/84
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIROEducação. Pedagogia.Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica.Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMATEIXEIRA, Cristiane RamosMARQUES, Maria Luiza de LimaHOFFMANN, Stefânia Reis AntunesSANTOS, Wellington Alves dos2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 41-502178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84/78Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/84Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.261Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
title ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
spellingShingle ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
TEIXEIRA, Cristiane Ramos
Educação. Pedagogia.
Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica.
title_short ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
title_full ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
title_fullStr ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
title_full_unstemmed ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
title_sort ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
author TEIXEIRA, Cristiane Ramos
author_facet TEIXEIRA, Cristiane Ramos
MARQUES, Maria Luiza de Lima
HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes
SANTOS, Wellington Alves dos
author_role author
author2 MARQUES, Maria Luiza de Lima
HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes
SANTOS, Wellington Alves dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv TEIXEIRA, Cristiane Ramos
MARQUES, Maria Luiza de Lima
HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes
SANTOS, Wellington Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Pedagogia.
Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica.
topic Educação. Pedagogia.
Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais.
description Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84/78
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 41-50
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926422507520