ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84 |
Resumo: | Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais. |
id |
FAMA-0_effae59753eacdc6e7001dd2a2961d09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/84 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIROEducação. Pedagogia.Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica.Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMATEIXEIRA, Cristiane RamosMARQUES, Maria Luiza de LimaHOFFMANN, Stefânia Reis AntunesSANTOS, Wellington Alves dos2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 41-502178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84/78Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/84Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.261Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO |
title |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO |
spellingShingle |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO TEIXEIRA, Cristiane Ramos Educação. Pedagogia. Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica. |
title_short |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO |
title_full |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO |
title_fullStr |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO |
title_sort |
ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO |
author |
TEIXEIRA, Cristiane Ramos |
author_facet |
TEIXEIRA, Cristiane Ramos MARQUES, Maria Luiza de Lima HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes SANTOS, Wellington Alves dos |
author_role |
author |
author2 |
MARQUES, Maria Luiza de Lima HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes SANTOS, Wellington Alves dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Cristiane Ramos MARQUES, Maria Luiza de Lima HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes SANTOS, Wellington Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Pedagogia. Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica. |
topic |
Educação. Pedagogia. Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais. |
description |
Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/84/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 41-50 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926422507520 |