A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Jacqueline Silva da, Freire, Eduardo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/331
Resumo: Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica realizada na disciplina denominada Homem, Cultura e Sociedade em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Alta Floresta – MT. Teve como objetivo principal verificar se a utilização das estratégias de ensino investigativo, estudo dirigido e estudo de texto influenciam na aprendizagem e na relação entre alunos de uma mesma turma de graduação em Engenharia Civil dessa IES. Neste estudo, derivado de uma experimentação, apresenta-se e também se discute aspectos que se mostraram relevantes durante a implementação em sala de aula. Autores, como Lüdke e André (1986), Vygotsky (1988), Bogdan e Biklen (1994), Anastasiou e Alves (2004), Thiolent (2011), Sobral e Campos (2012), Araujo e Mazur (2013), Staccioli (2013), Ansell (2016), Vickery (2016), Tiburi (2016) e Moreira e Massoni (2017) fazem parte do quadro teórico. A metodologia utilizada foi um estudo de caso abrangendo pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam, embora consista num estudo de caso e, com isso, iniba generalizações, que estratégias de ensino relacionadas à investigação, ao estudo dirigido e estudo de texto podem dinamizar aulas e auxiliar o corpo docente na viabilização de um ensino investigativo, estimulante e atrativo, uma vez que é realizado em parceria entre professor e aluno, sendo o docente o facilitador e o discente o protagonista desse processo, podendo ainda despertar no graduando o pensar reflexivo e crítico. Tais práticas pedagógicas se configuram, também, como um processo formativo para o docente, iniciando-se a partir do seu planejamento até a avaliação das atividades desenvolvidas pelos estudantes.
id FAMA-0_f106ec558ad245411ba651f6637b1a24
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/331
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MTEstratégias de ensino. Estudo dirigido. Estudo de texto.Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica realizada na disciplina denominada Homem, Cultura e Sociedade em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Alta Floresta – MT. Teve como objetivo principal verificar se a utilização das estratégias de ensino investigativo, estudo dirigido e estudo de texto influenciam na aprendizagem e na relação entre alunos de uma mesma turma de graduação em Engenharia Civil dessa IES. Neste estudo, derivado de uma experimentação, apresenta-se e também se discute aspectos que se mostraram relevantes durante a implementação em sala de aula. Autores, como Lüdke e André (1986), Vygotsky (1988), Bogdan e Biklen (1994), Anastasiou e Alves (2004), Thiolent (2011), Sobral e Campos (2012), Araujo e Mazur (2013), Staccioli (2013), Ansell (2016), Vickery (2016), Tiburi (2016) e Moreira e Massoni (2017) fazem parte do quadro teórico. A metodologia utilizada foi um estudo de caso abrangendo pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam, embora consista num estudo de caso e, com isso, iniba generalizações, que estratégias de ensino relacionadas à investigação, ao estudo dirigido e estudo de texto podem dinamizar aulas e auxiliar o corpo docente na viabilização de um ensino investigativo, estimulante e atrativo, uma vez que é realizado em parceria entre professor e aluno, sendo o docente o facilitador e o discente o protagonista desse processo, podendo ainda despertar no graduando o pensar reflexivo e crítico. Tais práticas pedagógicas se configuram, também, como um processo formativo para o docente, iniciando-se a partir do seu planejamento até a avaliação das atividades desenvolvidas pelos estudantes.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAGabriel, Aparecida Garcia PachecoSilva, Jacqueline Silva daFreire, Eduardo José2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/33110.29031/pedf.v13i9.331Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 112-1292178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/331/280Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/331Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.035Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
title A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
Estratégias de ensino. Estudo dirigido. Estudo de texto.
title_short A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
title_full A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
title_sort A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DO ESTUDO DIRIGIDO E DO ESTUDO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM CASO PARTICULAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
author Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
author_facet Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
Silva, Jacqueline Silva da
Freire, Eduardo José
author_role author
author2 Silva, Jacqueline Silva da
Freire, Eduardo José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
Silva, Jacqueline Silva da
Freire, Eduardo José
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ensino. Estudo dirigido. Estudo de texto.
topic Estratégias de ensino. Estudo dirigido. Estudo de texto.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica realizada na disciplina denominada Homem, Cultura e Sociedade em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Alta Floresta – MT. Teve como objetivo principal verificar se a utilização das estratégias de ensino investigativo, estudo dirigido e estudo de texto influenciam na aprendizagem e na relação entre alunos de uma mesma turma de graduação em Engenharia Civil dessa IES. Neste estudo, derivado de uma experimentação, apresenta-se e também se discute aspectos que se mostraram relevantes durante a implementação em sala de aula. Autores, como Lüdke e André (1986), Vygotsky (1988), Bogdan e Biklen (1994), Anastasiou e Alves (2004), Thiolent (2011), Sobral e Campos (2012), Araujo e Mazur (2013), Staccioli (2013), Ansell (2016), Vickery (2016), Tiburi (2016) e Moreira e Massoni (2017) fazem parte do quadro teórico. A metodologia utilizada foi um estudo de caso abrangendo pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam, embora consista num estudo de caso e, com isso, iniba generalizações, que estratégias de ensino relacionadas à investigação, ao estudo dirigido e estudo de texto podem dinamizar aulas e auxiliar o corpo docente na viabilização de um ensino investigativo, estimulante e atrativo, uma vez que é realizado em parceria entre professor e aluno, sendo o docente o facilitador e o discente o protagonista desse processo, podendo ainda despertar no graduando o pensar reflexivo e crítico. Tais práticas pedagógicas se configuram, também, como um processo formativo para o docente, iniciando-se a partir do seu planejamento até a avaliação das atividades desenvolvidas pelos estudantes.
description Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica realizada na disciplina denominada Homem, Cultura e Sociedade em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Alta Floresta – MT. Teve como objetivo principal verificar se a utilização das estratégias de ensino investigativo, estudo dirigido e estudo de texto influenciam na aprendizagem e na relação entre alunos de uma mesma turma de graduação em Engenharia Civil dessa IES. Neste estudo, derivado de uma experimentação, apresenta-se e também se discute aspectos que se mostraram relevantes durante a implementação em sala de aula. Autores, como Lüdke e André (1986), Vygotsky (1988), Bogdan e Biklen (1994), Anastasiou e Alves (2004), Thiolent (2011), Sobral e Campos (2012), Araujo e Mazur (2013), Staccioli (2013), Ansell (2016), Vickery (2016), Tiburi (2016) e Moreira e Massoni (2017) fazem parte do quadro teórico. A metodologia utilizada foi um estudo de caso abrangendo pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam, embora consista num estudo de caso e, com isso, iniba generalizações, que estratégias de ensino relacionadas à investigação, ao estudo dirigido e estudo de texto podem dinamizar aulas e auxiliar o corpo docente na viabilização de um ensino investigativo, estimulante e atrativo, uma vez que é realizado em parceria entre professor e aluno, sendo o docente o facilitador e o discente o protagonista desse processo, podendo ainda despertar no graduando o pensar reflexivo e crítico. Tais práticas pedagógicas se configuram, também, como um processo formativo para o docente, iniciando-se a partir do seu planejamento até a avaliação das atividades desenvolvidas pelos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/331
10.29031/pedf.v13i9.331
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/331
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v13i9.331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/331/280
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 112-129
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926393147392