O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Rogério Joaquim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375
Resumo: Este artigo é a extensão de uma pesquisa realizada em um programa de mestrado em Educação Matemática. Para a elaboração do presente texto utilizou-se como suporte documental a revista Escola Secundária, com circulação entre os anos de 1957 e meados de 1960, essas publicações foram patrocinadas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). O público-alvo da revista foi o professorado brasileiro do Ensino Secundário, tinha como um dos seus objetivos fornecer informações e estratégias de atuação para o professor, com estudos e experiências de sucesso. Entre esses estudos trazemos neste artigo a estratégia de ensino do Estudo Dirigido para o ensino de Matemática, difundida e defendida pelos autores da CADES. Realizamos uma pesquisa exploratória desse material, um breve histórico da revista, quadro de artigos relacionados com a Matemática publicados na revista, relatos e exemplos de aplicação do Estudo Dirigido e a visão dos autores sobre esse tema. Como resultados da pesquisa apresentamos o Estudo Dirigido como um Saber para Ensinar Matemática, dentro do contexto e expectativas abordadas pelos agentes produtores do Material estudado.
id SBHMAT_9558bf6c32649c2fc877026918dbcace
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/375
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)Estudo DirigidoEscola SecundáriaSaberes Para EnsinarEnsinoMétodoEste artigo é a extensão de uma pesquisa realizada em um programa de mestrado em Educação Matemática. Para a elaboração do presente texto utilizou-se como suporte documental a revista Escola Secundária, com circulação entre os anos de 1957 e meados de 1960, essas publicações foram patrocinadas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). O público-alvo da revista foi o professorado brasileiro do Ensino Secundário, tinha como um dos seus objetivos fornecer informações e estratégias de atuação para o professor, com estudos e experiências de sucesso. Entre esses estudos trazemos neste artigo a estratégia de ensino do Estudo Dirigido para o ensino de Matemática, difundida e defendida pelos autores da CADES. Realizamos uma pesquisa exploratória desse material, um breve histórico da revista, quadro de artigos relacionados com a Matemática publicados na revista, relatos e exemplos de aplicação do Estudo Dirigido e a visão dos autores sobre esse tema. Como resultados da pesquisa apresentamos o Estudo Dirigido como um Saber para Ensinar Matemática, dentro do contexto e expectativas abordadas pelos agentes produtores do Material estudado.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375/310Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Rogério Joaquim2023-12-13T13:04:09Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/375Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:09Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
title O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
spellingShingle O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
Santana, Rogério Joaquim
Estudo Dirigido
Escola Secundária
Saberes Para Ensinar
Ensino
Método
title_short O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
title_full O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
title_fullStr O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
title_full_unstemmed O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
title_sort O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
author Santana, Rogério Joaquim
author_facet Santana, Rogério Joaquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Rogério Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo Dirigido
Escola Secundária
Saberes Para Ensinar
Ensino
Método
topic Estudo Dirigido
Escola Secundária
Saberes Para Ensinar
Ensino
Método
description Este artigo é a extensão de uma pesquisa realizada em um programa de mestrado em Educação Matemática. Para a elaboração do presente texto utilizou-se como suporte documental a revista Escola Secundária, com circulação entre os anos de 1957 e meados de 1960, essas publicações foram patrocinadas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). O público-alvo da revista foi o professorado brasileiro do Ensino Secundário, tinha como um dos seus objetivos fornecer informações e estratégias de atuação para o professor, com estudos e experiências de sucesso. Entre esses estudos trazemos neste artigo a estratégia de ensino do Estudo Dirigido para o ensino de Matemática, difundida e defendida pelos autores da CADES. Realizamos uma pesquisa exploratória desse material, um breve histórico da revista, quadro de artigos relacionados com a Matemática publicados na revista, relatos e exemplos de aplicação do Estudo Dirigido e a visão dos autores sobre esse tema. Como resultados da pesquisa apresentamos o Estudo Dirigido como um Saber para Ensinar Matemática, dentro do contexto e expectativas abordadas pelos agentes produtores do Material estudado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375/310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-20
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463306174464