O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375 |
Resumo: | Este artigo é a extensão de uma pesquisa realizada em um programa de mestrado em Educação Matemática. Para a elaboração do presente texto utilizou-se como suporte documental a revista Escola Secundária, com circulação entre os anos de 1957 e meados de 1960, essas publicações foram patrocinadas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). O público-alvo da revista foi o professorado brasileiro do Ensino Secundário, tinha como um dos seus objetivos fornecer informações e estratégias de atuação para o professor, com estudos e experiências de sucesso. Entre esses estudos trazemos neste artigo a estratégia de ensino do Estudo Dirigido para o ensino de Matemática, difundida e defendida pelos autores da CADES. Realizamos uma pesquisa exploratória desse material, um breve histórico da revista, quadro de artigos relacionados com a Matemática publicados na revista, relatos e exemplos de aplicação do Estudo Dirigido e a visão dos autores sobre esse tema. Como resultados da pesquisa apresentamos o Estudo Dirigido como um Saber para Ensinar Matemática, dentro do contexto e expectativas abordadas pelos agentes produtores do Material estudado. |
id |
SBHMAT_9558bf6c32649c2fc877026918dbcace |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/375 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)Estudo DirigidoEscola SecundáriaSaberes Para EnsinarEnsinoMétodoEste artigo é a extensão de uma pesquisa realizada em um programa de mestrado em Educação Matemática. Para a elaboração do presente texto utilizou-se como suporte documental a revista Escola Secundária, com circulação entre os anos de 1957 e meados de 1960, essas publicações foram patrocinadas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). O público-alvo da revista foi o professorado brasileiro do Ensino Secundário, tinha como um dos seus objetivos fornecer informações e estratégias de atuação para o professor, com estudos e experiências de sucesso. Entre esses estudos trazemos neste artigo a estratégia de ensino do Estudo Dirigido para o ensino de Matemática, difundida e defendida pelos autores da CADES. Realizamos uma pesquisa exploratória desse material, um breve histórico da revista, quadro de artigos relacionados com a Matemática publicados na revista, relatos e exemplos de aplicação do Estudo Dirigido e a visão dos autores sobre esse tema. Como resultados da pesquisa apresentamos o Estudo Dirigido como um Saber para Ensinar Matemática, dentro do contexto e expectativas abordadas pelos agentes produtores do Material estudado.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375/310Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Rogério Joaquim2023-12-13T13:04:09Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/375Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:09Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?) |
title |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?) |
spellingShingle |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?) Santana, Rogério Joaquim Estudo Dirigido Escola Secundária Saberes Para Ensinar Ensino Método |
title_short |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?) |
title_full |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?) |
title_fullStr |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?) |
title_full_unstemmed |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?) |
title_sort |
O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?) |
author |
Santana, Rogério Joaquim |
author_facet |
Santana, Rogério Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Rogério Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo Dirigido Escola Secundária Saberes Para Ensinar Ensino Método |
topic |
Estudo Dirigido Escola Secundária Saberes Para Ensinar Ensino Método |
description |
Este artigo é a extensão de uma pesquisa realizada em um programa de mestrado em Educação Matemática. Para a elaboração do presente texto utilizou-se como suporte documental a revista Escola Secundária, com circulação entre os anos de 1957 e meados de 1960, essas publicações foram patrocinadas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). O público-alvo da revista foi o professorado brasileiro do Ensino Secundário, tinha como um dos seus objetivos fornecer informações e estratégias de atuação para o professor, com estudos e experiências de sucesso. Entre esses estudos trazemos neste artigo a estratégia de ensino do Estudo Dirigido para o ensino de Matemática, difundida e defendida pelos autores da CADES. Realizamos uma pesquisa exploratória desse material, um breve histórico da revista, quadro de artigos relacionados com a Matemática publicados na revista, relatos e exemplos de aplicação do Estudo Dirigido e a visão dos autores sobre esse tema. Como resultados da pesquisa apresentamos o Estudo Dirigido como um Saber para Ensinar Matemática, dentro do contexto e expectativas abordadas pelos agentes produtores do Material estudado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-20 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463306174464 |