A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jonathan A. Degrandi da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Heloisa Corrêa dos, Silva, Ademir da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações e Sociedade
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240
Resumo: Este artigo busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas (MPE’s) no cenário econômico brasileiro e como esse aumento gera um número cada vez maior de pequenos negócios, gerando por sua vez uma competitividade que exige que MPE’s superem seus problemas de estrutura e aproveitem ao máximo todas as informações e dados gerados para que possam se diferenciar e vislumbrar a evolução no mercado. O estudo, realizado por meio de fontes bibliográficas, visou a gestão de custos como fonte de dados eficientes na tomada de decisões e na formação do preço de venda, levando em consideração os métodos que podem ser utilizados para se obter esses dados. Foram apresentados os motivos para se implementar uma gestão de custos apesar das dificuldades a serem superadas para que isso ocorra, deixando claro as desvantagens e as vantagens dessa ferramenta, e salientando que no mercado atual é de grande valia ter conhecimento de dados tão significativos e poderosos quando usados por quem tem capacidade para utilizá-los de maneira adequada e traçar uma estratégia a partir disto. Deste modo, evidencia-se que a decisão de se investir em uma gestão adequada dos custos e em um planejamento bem feito e embasado, pode ser a chave para o sucesso das MPE’s.
id FAMA-1_e0675e2c23105bc31d829120922189b7
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/240
network_acronym_str FAMA-1
network_name_str Organizações e Sociedade
spelling A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESASMicro e pequenas empresas. Gestão de custo. Preço de venda.Este artigo busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas (MPE’s) no cenário econômico brasileiro e como esse aumento gera um número cada vez maior de pequenos negócios, gerando por sua vez uma competitividade que exige que MPE’s superem seus problemas de estrutura e aproveitem ao máximo todas as informações e dados gerados para que possam se diferenciar e vislumbrar a evolução no mercado. O estudo, realizado por meio de fontes bibliográficas, visou a gestão de custos como fonte de dados eficientes na tomada de decisões e na formação do preço de venda, levando em consideração os métodos que podem ser utilizados para se obter esses dados. Foram apresentados os motivos para se implementar uma gestão de custos apesar das dificuldades a serem superadas para que isso ocorra, deixando claro as desvantagens e as vantagens dessa ferramenta, e salientando que no mercado atual é de grande valia ter conhecimento de dados tão significativos e poderosos quando usados por quem tem capacidade para utilizá-los de maneira adequada e traçar uma estratégia a partir disto. Deste modo, evidencia-se que a decisão de se investir em uma gestão adequada dos custos e em um planejamento bem feito e embasado, pode ser a chave para o sucesso das MPE’s.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Jonathan A. Degrandi daSantos, Heloisa Corrêa dosSilva, Ademir da2017-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 79-922237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240/197Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:11Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:13.471Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Silva, Jonathan A. Degrandi da
Micro e pequenas empresas. Gestão de custo. Preço de venda.
title_short A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_full A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_sort A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
author Silva, Jonathan A. Degrandi da
author_facet Silva, Jonathan A. Degrandi da
Santos, Heloisa Corrêa dos
Silva, Ademir da
author_role author
author2 Santos, Heloisa Corrêa dos
Silva, Ademir da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jonathan A. Degrandi da
Santos, Heloisa Corrêa dos
Silva, Ademir da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Micro e pequenas empresas. Gestão de custo. Preço de venda.
topic Micro e pequenas empresas. Gestão de custo. Preço de venda.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas (MPE’s) no cenário econômico brasileiro e como esse aumento gera um número cada vez maior de pequenos negócios, gerando por sua vez uma competitividade que exige que MPE’s superem seus problemas de estrutura e aproveitem ao máximo todas as informações e dados gerados para que possam se diferenciar e vislumbrar a evolução no mercado. O estudo, realizado por meio de fontes bibliográficas, visou a gestão de custos como fonte de dados eficientes na tomada de decisões e na formação do preço de venda, levando em consideração os métodos que podem ser utilizados para se obter esses dados. Foram apresentados os motivos para se implementar uma gestão de custos apesar das dificuldades a serem superadas para que isso ocorra, deixando claro as desvantagens e as vantagens dessa ferramenta, e salientando que no mercado atual é de grande valia ter conhecimento de dados tão significativos e poderosos quando usados por quem tem capacidade para utilizá-los de maneira adequada e traçar uma estratégia a partir disto. Deste modo, evidencia-se que a decisão de se investir em uma gestão adequada dos custos e em um planejamento bem feito e embasado, pode ser a chave para o sucesso das MPE’s.
description Este artigo busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas (MPE’s) no cenário econômico brasileiro e como esse aumento gera um número cada vez maior de pequenos negócios, gerando por sua vez uma competitividade que exige que MPE’s superem seus problemas de estrutura e aproveitem ao máximo todas as informações e dados gerados para que possam se diferenciar e vislumbrar a evolução no mercado. O estudo, realizado por meio de fontes bibliográficas, visou a gestão de custos como fonte de dados eficientes na tomada de decisões e na formação do preço de venda, levando em consideração os métodos que podem ser utilizados para se obter esses dados. Foram apresentados os motivos para se implementar uma gestão de custos apesar das dificuldades a serem superadas para que isso ocorra, deixando claro as desvantagens e as vantagens dessa ferramenta, e salientando que no mercado atual é de grande valia ter conhecimento de dados tão significativos e poderosos quando usados por quem tem capacidade para utilizá-los de maneira adequada e traçar uma estratégia a partir disto. Deste modo, evidencia-se que a decisão de se investir em uma gestão adequada dos custos e em um planejamento bem feito e embasado, pode ser a chave para o sucesso das MPE’s.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240/197
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 79-92
2237-4779
reponame:Organizações e Sociedade
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Organizações e Sociedade
collection Organizações e Sociedade
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1678016515411017728