A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações e Sociedade |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240 |
Resumo: | Este artigo busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas (MPE’s) no cenário econômico brasileiro e como esse aumento gera um número cada vez maior de pequenos negócios, gerando por sua vez uma competitividade que exige que MPE’s superem seus problemas de estrutura e aproveitem ao máximo todas as informações e dados gerados para que possam se diferenciar e vislumbrar a evolução no mercado. O estudo, realizado por meio de fontes bibliográficas, visou a gestão de custos como fonte de dados eficientes na tomada de decisões e na formação do preço de venda, levando em consideração os métodos que podem ser utilizados para se obter esses dados. Foram apresentados os motivos para se implementar uma gestão de custos apesar das dificuldades a serem superadas para que isso ocorra, deixando claro as desvantagens e as vantagens dessa ferramenta, e salientando que no mercado atual é de grande valia ter conhecimento de dados tão significativos e poderosos quando usados por quem tem capacidade para utilizá-los de maneira adequada e traçar uma estratégia a partir disto. Deste modo, evidencia-se que a decisão de se investir em uma gestão adequada dos custos e em um planejamento bem feito e embasado, pode ser a chave para o sucesso das MPE’s. |
id |
FAMA-1_e0675e2c23105bc31d829120922189b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/240 |
network_acronym_str |
FAMA-1 |
network_name_str |
Organizações e Sociedade |
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESASMicro e pequenas empresas. Gestão de custo. Preço de venda.Este artigo busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas (MPE’s) no cenário econômico brasileiro e como esse aumento gera um número cada vez maior de pequenos negócios, gerando por sua vez uma competitividade que exige que MPE’s superem seus problemas de estrutura e aproveitem ao máximo todas as informações e dados gerados para que possam se diferenciar e vislumbrar a evolução no mercado. O estudo, realizado por meio de fontes bibliográficas, visou a gestão de custos como fonte de dados eficientes na tomada de decisões e na formação do preço de venda, levando em consideração os métodos que podem ser utilizados para se obter esses dados. Foram apresentados os motivos para se implementar uma gestão de custos apesar das dificuldades a serem superadas para que isso ocorra, deixando claro as desvantagens e as vantagens dessa ferramenta, e salientando que no mercado atual é de grande valia ter conhecimento de dados tão significativos e poderosos quando usados por quem tem capacidade para utilizá-los de maneira adequada e traçar uma estratégia a partir disto. Deste modo, evidencia-se que a decisão de se investir em uma gestão adequada dos custos e em um planejamento bem feito e embasado, pode ser a chave para o sucesso das MPE’s.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Jonathan A. Degrandi daSantos, Heloisa Corrêa dosSilva, Ademir da2017-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 79-922237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240/197Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:11Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:13.471Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Silva, Jonathan A. Degrandi da Micro e pequenas empresas. Gestão de custo. Preço de venda. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS COMO DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
author |
Silva, Jonathan A. Degrandi da |
author_facet |
Silva, Jonathan A. Degrandi da Santos, Heloisa Corrêa dos Silva, Ademir da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Heloisa Corrêa dos Silva, Ademir da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jonathan A. Degrandi da Santos, Heloisa Corrêa dos Silva, Ademir da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Micro e pequenas empresas. Gestão de custo. Preço de venda. |
topic |
Micro e pequenas empresas. Gestão de custo. Preço de venda. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas (MPE’s) no cenário econômico brasileiro e como esse aumento gera um número cada vez maior de pequenos negócios, gerando por sua vez uma competitividade que exige que MPE’s superem seus problemas de estrutura e aproveitem ao máximo todas as informações e dados gerados para que possam se diferenciar e vislumbrar a evolução no mercado. O estudo, realizado por meio de fontes bibliográficas, visou a gestão de custos como fonte de dados eficientes na tomada de decisões e na formação do preço de venda, levando em consideração os métodos que podem ser utilizados para se obter esses dados. Foram apresentados os motivos para se implementar uma gestão de custos apesar das dificuldades a serem superadas para que isso ocorra, deixando claro as desvantagens e as vantagens dessa ferramenta, e salientando que no mercado atual é de grande valia ter conhecimento de dados tão significativos e poderosos quando usados por quem tem capacidade para utilizá-los de maneira adequada e traçar uma estratégia a partir disto. Deste modo, evidencia-se que a decisão de se investir em uma gestão adequada dos custos e em um planejamento bem feito e embasado, pode ser a chave para o sucesso das MPE’s. |
description |
Este artigo busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas (MPE’s) no cenário econômico brasileiro e como esse aumento gera um número cada vez maior de pequenos negócios, gerando por sua vez uma competitividade que exige que MPE’s superem seus problemas de estrutura e aproveitem ao máximo todas as informações e dados gerados para que possam se diferenciar e vislumbrar a evolução no mercado. O estudo, realizado por meio de fontes bibliográficas, visou a gestão de custos como fonte de dados eficientes na tomada de decisões e na formação do preço de venda, levando em consideração os métodos que podem ser utilizados para se obter esses dados. Foram apresentados os motivos para se implementar uma gestão de custos apesar das dificuldades a serem superadas para que isso ocorra, deixando claro as desvantagens e as vantagens dessa ferramenta, e salientando que no mercado atual é de grande valia ter conhecimento de dados tão significativos e poderosos quando usados por quem tem capacidade para utilizá-los de maneira adequada e traçar uma estratégia a partir disto. Deste modo, evidencia-se que a decisão de se investir em uma gestão adequada dos custos e em um planejamento bem feito e embasado, pode ser a chave para o sucesso das MPE’s. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/240/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 79-92 2237-4779 reponame:Organizações e Sociedade instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Organizações e Sociedade |
collection |
Organizações e Sociedade |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1678016515411017728 |