A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Adston Fernando
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Clayton Cardoso de, Pavaneli, Keila Ferreira, Scatena Junior, Salvador Angelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações e Sociedade
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133
Resumo: A logística reversa é a área da logística, responsável por retornar os bens, ou seus resíduos, do ponto de consumo até o ponto de origem, sendo considerada uma forma de responsabilidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da responsabilidade socioambiental e da logística reversa como estratégia competitiva a ser utilizada pelas empresas, a fim de agregar valor à sua marca com ganho de imagem corporativa responsável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo um levantamento bibliográfico, que destaca a crescente preocupação e discussão ambiental e a necessidade das empresas em adequarem sua relação com o meio ambiente, enfatizando a logística reversa de pós-venda e pós-consumo. Por meio desta pesquisa, verificou-se que a logística reversa, além de uma forma de responsabilidade ambiental, pode ser também um grande diferencial competitivo para as empresas que buscam destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido.
id FAMA-1_fa6efadb12e09674ed10da085db711d4
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/133
network_acronym_str FAMA-1
network_name_str Organizações e Sociedade
spelling A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESASA logística reversa é a área da logística, responsável por retornar os bens, ou seus resíduos, do ponto de consumo até o ponto de origem, sendo considerada uma forma de responsabilidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da responsabilidade socioambiental e da logística reversa como estratégia competitiva a ser utilizada pelas empresas, a fim de agregar valor à sua marca com ganho de imagem corporativa responsável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo um levantamento bibliográfico, que destaca a crescente preocupação e discussão ambiental e a necessidade das empresas em adequarem sua relação com o meio ambiente, enfatizando a logística reversa de pós-venda e pós-consumo. Por meio desta pesquisa, verificou-se que a logística reversa, além de uma forma de responsabilidade ambiental, pode ser também um grande diferencial competitivo para as empresas que buscam destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAClayton Cardoso de MoraesGarcia, Adston FernandoMoraes, Clayton Cardoso dePavaneli, Keila FerreiraScatena Junior, Salvador Angelo2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 3 (2016): Organizações e Sociedade; 78-872237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133/175Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:11Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:13.889Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
title A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
Garcia, Adston Fernando
title_short A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
title_full A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
title_sort A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
author Garcia, Adston Fernando
author_facet Garcia, Adston Fernando
Moraes, Clayton Cardoso de
Pavaneli, Keila Ferreira
Scatena Junior, Salvador Angelo
author_role author
author2 Moraes, Clayton Cardoso de
Pavaneli, Keila Ferreira
Scatena Junior, Salvador Angelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Clayton Cardoso de Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Adston Fernando
Moraes, Clayton Cardoso de
Pavaneli, Keila Ferreira
Scatena Junior, Salvador Angelo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv A logística reversa é a área da logística, responsável por retornar os bens, ou seus resíduos, do ponto de consumo até o ponto de origem, sendo considerada uma forma de responsabilidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da responsabilidade socioambiental e da logística reversa como estratégia competitiva a ser utilizada pelas empresas, a fim de agregar valor à sua marca com ganho de imagem corporativa responsável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo um levantamento bibliográfico, que destaca a crescente preocupação e discussão ambiental e a necessidade das empresas em adequarem sua relação com o meio ambiente, enfatizando a logística reversa de pós-venda e pós-consumo. Por meio desta pesquisa, verificou-se que a logística reversa, além de uma forma de responsabilidade ambiental, pode ser também um grande diferencial competitivo para as empresas que buscam destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido.
description A logística reversa é a área da logística, responsável por retornar os bens, ou seus resíduos, do ponto de consumo até o ponto de origem, sendo considerada uma forma de responsabilidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da responsabilidade socioambiental e da logística reversa como estratégia competitiva a ser utilizada pelas empresas, a fim de agregar valor à sua marca com ganho de imagem corporativa responsável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo um levantamento bibliográfico, que destaca a crescente preocupação e discussão ambiental e a necessidade das empresas em adequarem sua relação com o meio ambiente, enfatizando a logística reversa de pós-venda e pós-consumo. Por meio desta pesquisa, verificou-se que a logística reversa, além de uma forma de responsabilidade ambiental, pode ser também um grande diferencial competitivo para as empresas que buscam destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133/175
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 3 (2016): Organizações e Sociedade; 78-87
2237-4779
reponame:Organizações e Sociedade
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Organizações e Sociedade
collection Organizações e Sociedade
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1678016515485466624