A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações e Sociedade |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133 |
Resumo: | A logística reversa é a área da logística, responsável por retornar os bens, ou seus resíduos, do ponto de consumo até o ponto de origem, sendo considerada uma forma de responsabilidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da responsabilidade socioambiental e da logística reversa como estratégia competitiva a ser utilizada pelas empresas, a fim de agregar valor à sua marca com ganho de imagem corporativa responsável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo um levantamento bibliográfico, que destaca a crescente preocupação e discussão ambiental e a necessidade das empresas em adequarem sua relação com o meio ambiente, enfatizando a logística reversa de pós-venda e pós-consumo. Por meio desta pesquisa, verificou-se que a logística reversa, além de uma forma de responsabilidade ambiental, pode ser também um grande diferencial competitivo para as empresas que buscam destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido. |
id |
FAMA-1_fa6efadb12e09674ed10da085db711d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/133 |
network_acronym_str |
FAMA-1 |
network_name_str |
Organizações e Sociedade |
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESASA logística reversa é a área da logística, responsável por retornar os bens, ou seus resíduos, do ponto de consumo até o ponto de origem, sendo considerada uma forma de responsabilidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da responsabilidade socioambiental e da logística reversa como estratégia competitiva a ser utilizada pelas empresas, a fim de agregar valor à sua marca com ganho de imagem corporativa responsável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo um levantamento bibliográfico, que destaca a crescente preocupação e discussão ambiental e a necessidade das empresas em adequarem sua relação com o meio ambiente, enfatizando a logística reversa de pós-venda e pós-consumo. Por meio desta pesquisa, verificou-se que a logística reversa, além de uma forma de responsabilidade ambiental, pode ser também um grande diferencial competitivo para as empresas que buscam destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAClayton Cardoso de MoraesGarcia, Adston FernandoMoraes, Clayton Cardoso dePavaneli, Keila FerreiraScatena Junior, Salvador Angelo2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 3 (2016): Organizações e Sociedade; 78-872237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133/175Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:11Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:13.889Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS |
title |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS Garcia, Adston Fernando |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS |
author |
Garcia, Adston Fernando |
author_facet |
Garcia, Adston Fernando Moraes, Clayton Cardoso de Pavaneli, Keila Ferreira Scatena Junior, Salvador Angelo |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Clayton Cardoso de Pavaneli, Keila Ferreira Scatena Junior, Salvador Angelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Clayton Cardoso de Moraes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Adston Fernando Moraes, Clayton Cardoso de Pavaneli, Keila Ferreira Scatena Junior, Salvador Angelo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
A logística reversa é a área da logística, responsável por retornar os bens, ou seus resíduos, do ponto de consumo até o ponto de origem, sendo considerada uma forma de responsabilidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da responsabilidade socioambiental e da logística reversa como estratégia competitiva a ser utilizada pelas empresas, a fim de agregar valor à sua marca com ganho de imagem corporativa responsável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo um levantamento bibliográfico, que destaca a crescente preocupação e discussão ambiental e a necessidade das empresas em adequarem sua relação com o meio ambiente, enfatizando a logística reversa de pós-venda e pós-consumo. Por meio desta pesquisa, verificou-se que a logística reversa, além de uma forma de responsabilidade ambiental, pode ser também um grande diferencial competitivo para as empresas que buscam destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido. |
description |
A logística reversa é a área da logística, responsável por retornar os bens, ou seus resíduos, do ponto de consumo até o ponto de origem, sendo considerada uma forma de responsabilidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da responsabilidade socioambiental e da logística reversa como estratégia competitiva a ser utilizada pelas empresas, a fim de agregar valor à sua marca com ganho de imagem corporativa responsável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo um levantamento bibliográfico, que destaca a crescente preocupação e discussão ambiental e a necessidade das empresas em adequarem sua relação com o meio ambiente, enfatizando a logística reversa de pós-venda e pós-consumo. Por meio desta pesquisa, verificou-se que a logística reversa, além de uma forma de responsabilidade ambiental, pode ser também um grande diferencial competitivo para as empresas que buscam destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/133/175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 3 (2016): Organizações e Sociedade; 78-87 2237-4779 reponame:Organizações e Sociedade instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Organizações e Sociedade |
collection |
Organizações e Sociedade |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1678016515485466624 |