PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Palotina de Administração |
Texto Completo: | https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma pequena empresa do ramo de comércio de móveis projetados, onde foi realizado o planejamento estratégico através da aplicação do Modelo de Almeida (2010) como uma ferramenta de competitividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo de acordo com o método de análise de conteúdo. Tal estudo embasou-se em referencial teórico concernente aos conceitos acerca de planejamento estratégico empresarial e aos processos envolvidos nessa construção. Três foram os instrumentos metodológicos utilizados no estudo: brainstorming, entrevista em profundidade e observação in loco. Concluiu-se que a empresa deve concentrar-se em diferenciais competitivos como atendimento, projeto, assistência técnica e pós-venda. Igualmente constatou-se que os sócios possuem vocações diferenciadas, sendo importante vincular o planejamento pessoal destas pessoas e discernir qual o seu papel na organização. Dessa forma, foram definidos, através da pesquisa, vários planos de ação envolvendo as mais diversas áreas da empresa. Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Competitividade. Strategic Planning: A Competitive Tool From The Application of Almeida Model (2010) Abstract: This paper presents the results of a survey conducted in a small company designed furniture trade branch, which was conducted strategic planning by applying the Almeida Model (2010) as a competitive tool. For this purpose, a qualitative research according to the method of content analysis was performed. This study underwrote in theoretical framework concerning the concepts about strategic business planning and processes involved in the construction. Three were the methodological tools used in the study: brainstorming, in-depth interviews and on-site observation. It was concluded that the company should concentrate on competitive advantages such as customer, project, technical assistance and after-sales. It was also found that the members have different vocations, it is important to link the planning staff of these people and discern what their role in the organization. Thus they were defined through research, several action plans involving several areas of the company. Keywords: Planning. Strategy. Competitiveness. |
id |
FAPAS-1_40a050dd94042d0fced16a1684fd86ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas-old.fapas.edu.br:article/822 |
network_acronym_str |
FAPAS-1 |
network_name_str |
Revista Palotina de Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)Administração; Planejamento; Estratégia.O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma pequena empresa do ramo de comércio de móveis projetados, onde foi realizado o planejamento estratégico através da aplicação do Modelo de Almeida (2010) como uma ferramenta de competitividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo de acordo com o método de análise de conteúdo. Tal estudo embasou-se em referencial teórico concernente aos conceitos acerca de planejamento estratégico empresarial e aos processos envolvidos nessa construção. Três foram os instrumentos metodológicos utilizados no estudo: brainstorming, entrevista em profundidade e observação in loco. Concluiu-se que a empresa deve concentrar-se em diferenciais competitivos como atendimento, projeto, assistência técnica e pós-venda. Igualmente constatou-se que os sócios possuem vocações diferenciadas, sendo importante vincular o planejamento pessoal destas pessoas e discernir qual o seu papel na organização. Dessa forma, foram definidos, através da pesquisa, vários planos de ação envolvendo as mais diversas áreas da empresa. Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Competitividade. Strategic Planning: A Competitive Tool From The Application of Almeida Model (2010) Abstract: This paper presents the results of a survey conducted in a small company designed furniture trade branch, which was conducted strategic planning by applying the Almeida Model (2010) as a competitive tool. For this purpose, a qualitative research according to the method of content analysis was performed. This study underwrote in theoretical framework concerning the concepts about strategic business planning and processes involved in the construction. Three were the methodological tools used in the study: brainstorming, in-depth interviews and on-site observation. It was concluded that the company should concentrate on competitive advantages such as customer, project, technical assistance and after-sales. It was also found that the members have different vocations, it is important to link the planning staff of these people and discern what their role in the organization. Thus they were defined through research, several action plans involving several areas of the company. Keywords: Planning. Strategy. Competitiveness.Revista Palotina de Administração (2014-2017)Pellini Faller, Lisiane2016-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822Revista Palotina de Administração (2014-2017); v. 2, n. 2 (2015): Rev. Palotina de Administração2358-1786reponame:Revista Palotina de Administraçãoinstname:Faculdade Palotina (FAPAS)instacron:FAPASporhttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822/pdfDireitos autorais 2016 Lisiane Pellini Fallerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-18T19:32:51Zoai:ojs.revistas-old.fapas.edu.br:article/822Revistahttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadmPRIhttp://br60.teste.website/~fapas413/index.php/revpalotinaadm/oairevpalotinaadm@fapas.edu.br || revpalotinaadm@fapas.edu.br2358-17862358-1786opendoar:2016-11-18T19:32:51Revista Palotina de Administração - Faculdade Palotina (FAPAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010) |
title |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010) |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010) Pellini Faller, Lisiane Administração; Planejamento; Estratégia. |
title_short |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010) |
title_full |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010) |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010) |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010) |
title_sort |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010) |
author |
Pellini Faller, Lisiane |
author_facet |
Pellini Faller, Lisiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellini Faller, Lisiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Planejamento; Estratégia. |
topic |
Administração; Planejamento; Estratégia. |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma pequena empresa do ramo de comércio de móveis projetados, onde foi realizado o planejamento estratégico através da aplicação do Modelo de Almeida (2010) como uma ferramenta de competitividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo de acordo com o método de análise de conteúdo. Tal estudo embasou-se em referencial teórico concernente aos conceitos acerca de planejamento estratégico empresarial e aos processos envolvidos nessa construção. Três foram os instrumentos metodológicos utilizados no estudo: brainstorming, entrevista em profundidade e observação in loco. Concluiu-se que a empresa deve concentrar-se em diferenciais competitivos como atendimento, projeto, assistência técnica e pós-venda. Igualmente constatou-se que os sócios possuem vocações diferenciadas, sendo importante vincular o planejamento pessoal destas pessoas e discernir qual o seu papel na organização. Dessa forma, foram definidos, através da pesquisa, vários planos de ação envolvendo as mais diversas áreas da empresa. Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Competitividade. Strategic Planning: A Competitive Tool From The Application of Almeida Model (2010) Abstract: This paper presents the results of a survey conducted in a small company designed furniture trade branch, which was conducted strategic planning by applying the Almeida Model (2010) as a competitive tool. For this purpose, a qualitative research according to the method of content analysis was performed. This study underwrote in theoretical framework concerning the concepts about strategic business planning and processes involved in the construction. Three were the methodological tools used in the study: brainstorming, in-depth interviews and on-site observation. It was concluded that the company should concentrate on competitive advantages such as customer, project, technical assistance and after-sales. It was also found that the members have different vocations, it is important to link the planning staff of these people and discern what their role in the organization. Thus they were defined through research, several action plans involving several areas of the company. Keywords: Planning. Strategy. Competitiveness. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822 |
url |
https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Lisiane Pellini Faller info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Lisiane Pellini Faller |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Palotina de Administração (2014-2017) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Palotina de Administração (2014-2017) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Palotina de Administração (2014-2017); v. 2, n. 2 (2015): Rev. Palotina de Administração 2358-1786 reponame:Revista Palotina de Administração instname:Faculdade Palotina (FAPAS) instacron:FAPAS |
instname_str |
Faculdade Palotina (FAPAS) |
instacron_str |
FAPAS |
institution |
FAPAS |
reponame_str |
Revista Palotina de Administração |
collection |
Revista Palotina de Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Palotina de Administração - Faculdade Palotina (FAPAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpalotinaadm@fapas.edu.br || revpalotinaadm@fapas.edu.br |
_version_ |
1798313535818694656 |