PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellini Faller, Lisiane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Palotina de Administração
Texto Completo: https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma pequena empresa do ramo de comércio de móveis projetados, onde foi realizado o planejamento estratégico através da aplicação do Modelo de Almeida (2010) como uma ferramenta de competitividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo de acordo com o método de análise de conteúdo. Tal estudo embasou-se em referencial teórico concernente aos conceitos acerca de planejamento estratégico empresarial e aos processos envolvidos nessa construção. Três foram os instrumentos metodológicos utilizados no estudo: brainstorming, entrevista em profundidade e observação in loco. Concluiu-se que a empresa deve concentrar-se em diferenciais competitivos como atendimento, projeto, assistência técnica e pós-venda. Igualmente constatou-se que os sócios possuem vocações diferenciadas, sendo importante vincular o planejamento pessoal destas pessoas e discernir qual o seu papel na organização. Dessa forma, foram definidos, através da pesquisa, vários planos de ação envolvendo as mais diversas áreas da empresa. Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Competitividade.   Strategic Planning: A Competitive Tool From The Application of Almeida Model (2010)  Abstract: This paper presents the results of a survey conducted in a small company designed furniture trade branch, which was conducted strategic planning by applying the Almeida Model (2010) as a competitive tool. For this purpose, a qualitative research according to the method of content analysis was performed. This study underwrote in theoretical framework concerning the concepts about strategic business planning and processes involved in the construction. Three were the methodological tools used in the study: brainstorming, in-depth interviews and on-site observation. It was concluded that the company should concentrate on competitive advantages such as customer, project, technical assistance and after-sales. It was also found that the members have different vocations, it is important to link the planning staff of these people and discern what their role in the organization. Thus they were defined through research, several action plans involving several areas of the company. Keywords: Planning. Strategy. Competitiveness.
id FAPAS-1_40a050dd94042d0fced16a1684fd86ab
oai_identifier_str oai:ojs.revistas-old.fapas.edu.br:article/822
network_acronym_str FAPAS-1
network_name_str Revista Palotina de Administração
repository_id_str
spelling PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)Administração; Planejamento; Estratégia.O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma pequena empresa do ramo de comércio de móveis projetados, onde foi realizado o planejamento estratégico através da aplicação do Modelo de Almeida (2010) como uma ferramenta de competitividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo de acordo com o método de análise de conteúdo. Tal estudo embasou-se em referencial teórico concernente aos conceitos acerca de planejamento estratégico empresarial e aos processos envolvidos nessa construção. Três foram os instrumentos metodológicos utilizados no estudo: brainstorming, entrevista em profundidade e observação in loco. Concluiu-se que a empresa deve concentrar-se em diferenciais competitivos como atendimento, projeto, assistência técnica e pós-venda. Igualmente constatou-se que os sócios possuem vocações diferenciadas, sendo importante vincular o planejamento pessoal destas pessoas e discernir qual o seu papel na organização. Dessa forma, foram definidos, através da pesquisa, vários planos de ação envolvendo as mais diversas áreas da empresa. Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Competitividade.   Strategic Planning: A Competitive Tool From The Application of Almeida Model (2010)  Abstract: This paper presents the results of a survey conducted in a small company designed furniture trade branch, which was conducted strategic planning by applying the Almeida Model (2010) as a competitive tool. For this purpose, a qualitative research according to the method of content analysis was performed. This study underwrote in theoretical framework concerning the concepts about strategic business planning and processes involved in the construction. Three were the methodological tools used in the study: brainstorming, in-depth interviews and on-site observation. It was concluded that the company should concentrate on competitive advantages such as customer, project, technical assistance and after-sales. It was also found that the members have different vocations, it is important to link the planning staff of these people and discern what their role in the organization. Thus they were defined through research, several action plans involving several areas of the company. Keywords: Planning. Strategy. Competitiveness.Revista Palotina de Administração (2014-2017)Pellini Faller, Lisiane2016-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822Revista Palotina de Administração (2014-2017); v. 2, n. 2 (2015): Rev. Palotina de Administração2358-1786reponame:Revista Palotina de Administraçãoinstname:Faculdade Palotina (FAPAS)instacron:FAPASporhttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822/pdfDireitos autorais 2016 Lisiane Pellini Fallerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-18T19:32:51Zoai:ojs.revistas-old.fapas.edu.br:article/822Revistahttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadmPRIhttp://br60.teste.website/~fapas413/index.php/revpalotinaadm/oairevpalotinaadm@fapas.edu.br || revpalotinaadm@fapas.edu.br2358-17862358-1786opendoar:2016-11-18T19:32:51Revista Palotina de Administração - Faculdade Palotina (FAPAS)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
title PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
spellingShingle PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
Pellini Faller, Lisiane
Administração; Planejamento; Estratégia.
title_short PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
title_full PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
title_fullStr PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
title_sort PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ALMEIDA (2010)
author Pellini Faller, Lisiane
author_facet Pellini Faller, Lisiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellini Faller, Lisiane
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Planejamento; Estratégia.
topic Administração; Planejamento; Estratégia.
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma pequena empresa do ramo de comércio de móveis projetados, onde foi realizado o planejamento estratégico através da aplicação do Modelo de Almeida (2010) como uma ferramenta de competitividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo de acordo com o método de análise de conteúdo. Tal estudo embasou-se em referencial teórico concernente aos conceitos acerca de planejamento estratégico empresarial e aos processos envolvidos nessa construção. Três foram os instrumentos metodológicos utilizados no estudo: brainstorming, entrevista em profundidade e observação in loco. Concluiu-se que a empresa deve concentrar-se em diferenciais competitivos como atendimento, projeto, assistência técnica e pós-venda. Igualmente constatou-se que os sócios possuem vocações diferenciadas, sendo importante vincular o planejamento pessoal destas pessoas e discernir qual o seu papel na organização. Dessa forma, foram definidos, através da pesquisa, vários planos de ação envolvendo as mais diversas áreas da empresa. Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Competitividade.   Strategic Planning: A Competitive Tool From The Application of Almeida Model (2010)  Abstract: This paper presents the results of a survey conducted in a small company designed furniture trade branch, which was conducted strategic planning by applying the Almeida Model (2010) as a competitive tool. For this purpose, a qualitative research according to the method of content analysis was performed. This study underwrote in theoretical framework concerning the concepts about strategic business planning and processes involved in the construction. Three were the methodological tools used in the study: brainstorming, in-depth interviews and on-site observation. It was concluded that the company should concentrate on competitive advantages such as customer, project, technical assistance and after-sales. It was also found that the members have different vocations, it is important to link the planning staff of these people and discern what their role in the organization. Thus they were defined through research, several action plans involving several areas of the company. Keywords: Planning. Strategy. Competitiveness.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822
url https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/822/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Lisiane Pellini Faller
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Lisiane Pellini Faller
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Palotina de Administração (2014-2017)
publisher.none.fl_str_mv Revista Palotina de Administração (2014-2017)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Palotina de Administração (2014-2017); v. 2, n. 2 (2015): Rev. Palotina de Administração
2358-1786
reponame:Revista Palotina de Administração
instname:Faculdade Palotina (FAPAS)
instacron:FAPAS
instname_str Faculdade Palotina (FAPAS)
instacron_str FAPAS
institution FAPAS
reponame_str Revista Palotina de Administração
collection Revista Palotina de Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Palotina de Administração - Faculdade Palotina (FAPAS)
repository.mail.fl_str_mv revpalotinaadm@fapas.edu.br || revpalotinaadm@fapas.edu.br
_version_ 1798313535818694656