PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Palotina de Administração |
Texto Completo: | https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/1199 |
Resumo: | O dinamismo do mercado e a magnitude das transformações sociais elevam a importância da competitividade, alcançável a partir da adoção de práticas de gestão estudando as variáveis do ambiente interno organizacional e o ambiente externo no qual a empresa se encontra inserida. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para a empresa ELETRYSERVICE, com suporte na abordagem teórica adotada. A metodologia compreendeu a pesquisa bibliográfica e descritiva, de natureza qualitativa e utilização do procedimento técnico do estudo de caso. O resultado se expressa na construção e apresentação do planejamento estratégico, explorando a análise SWOT e, a partir desta, a definição das estratégias e metas para alcançar os resultados organizacionais propostos. A conclusão do trabalho demonstrou, na prática, a importância do planejamento estratégico como um instrumento revestido de uma metodologia gerencial adequada à realidade dos objetivos da organização, alinhados com sua visão, valores e missão. Palavras-chave: Planejamento estratégico. Objetivos. Estratégia. Gestão organizacional. Strategic Planning: Management Tool For Company Service ProviderAbstract: The dynamism of the market and the magnitude of the social changes raise the importance of competitiveness, reached from the adoption of management practices by studying the variables of organizational internal environment and the external environment in which the company is inserted. The objective of this work is to propose a strategic plan for ELETRYSERVICE company with support in the theoretical approach adopted. The methodology included the bibliographical and descriptive, qualitative and use of the technical procedure of the case study. The result is expressed in the construction and presentation of strategic planning, exploring the SWOT analysis and, from this, the definition of strategies and goals to achieve the proposed organizational results. The conclusion of the study demonstrated, in practice, the importance of strategic planning as an instrument with a management methodology that is in line with its vision, values and mission. Keywords: Strategic planning. Objective. Strategy. Organizational management. |
id |
FAPAS-1_63e5f5eda4548f97647432b3b6731d38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas-old.fapas.edu.br:article/1199 |
network_acronym_str |
FAPAS-1 |
network_name_str |
Revista Palotina de Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOSAdministração; Planejamento Estratégico; Gestão OrganizacionalO dinamismo do mercado e a magnitude das transformações sociais elevam a importância da competitividade, alcançável a partir da adoção de práticas de gestão estudando as variáveis do ambiente interno organizacional e o ambiente externo no qual a empresa se encontra inserida. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para a empresa ELETRYSERVICE, com suporte na abordagem teórica adotada. A metodologia compreendeu a pesquisa bibliográfica e descritiva, de natureza qualitativa e utilização do procedimento técnico do estudo de caso. O resultado se expressa na construção e apresentação do planejamento estratégico, explorando a análise SWOT e, a partir desta, a definição das estratégias e metas para alcançar os resultados organizacionais propostos. A conclusão do trabalho demonstrou, na prática, a importância do planejamento estratégico como um instrumento revestido de uma metodologia gerencial adequada à realidade dos objetivos da organização, alinhados com sua visão, valores e missão. Palavras-chave: Planejamento estratégico. Objetivos. Estratégia. Gestão organizacional. Strategic Planning: Management Tool For Company Service ProviderAbstract: The dynamism of the market and the magnitude of the social changes raise the importance of competitiveness, reached from the adoption of management practices by studying the variables of organizational internal environment and the external environment in which the company is inserted. The objective of this work is to propose a strategic plan for ELETRYSERVICE company with support in the theoretical approach adopted. The methodology included the bibliographical and descriptive, qualitative and use of the technical procedure of the case study. The result is expressed in the construction and presentation of strategic planning, exploring the SWOT analysis and, from this, the definition of strategies and goals to achieve the proposed organizational results. The conclusion of the study demonstrated, in practice, the importance of strategic planning as an instrument with a management methodology that is in line with its vision, values and mission. Keywords: Strategic planning. Objective. Strategy. Organizational management.Revista Palotina de Administração (2014-2017)Trindade, Marizane de FátimaBalbinot, Edemar Luiz2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/1199Revista Palotina de Administração (2014-2017); v. 4, n. 2 (2017): Rev. Palotina de Administração2358-1786reponame:Revista Palotina de Administraçãoinstname:Faculdade Palotina (FAPAS)instacron:FAPASporhttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/1199/1037Direitos autorais 2018 Marizane de Fátima Trindade, Edemar Luiz Balbinotinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T23:04:29Zoai:ojs.revistas-old.fapas.edu.br:article/1199Revistahttps://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadmPRIhttp://br60.teste.website/~fapas413/index.php/revpalotinaadm/oairevpalotinaadm@fapas.edu.br || revpalotinaadm@fapas.edu.br2358-17862358-1786opendoar:2018-06-26T23:04:29Revista Palotina de Administração - Faculdade Palotina (FAPAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS |
title |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS Trindade, Marizane de Fátima Administração; Planejamento Estratégico; Gestão Organizacional |
title_short |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS |
title_full |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS |
title_sort |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS |
author |
Trindade, Marizane de Fátima |
author_facet |
Trindade, Marizane de Fátima Balbinot, Edemar Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Balbinot, Edemar Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Marizane de Fátima Balbinot, Edemar Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Planejamento Estratégico; Gestão Organizacional |
topic |
Administração; Planejamento Estratégico; Gestão Organizacional |
description |
O dinamismo do mercado e a magnitude das transformações sociais elevam a importância da competitividade, alcançável a partir da adoção de práticas de gestão estudando as variáveis do ambiente interno organizacional e o ambiente externo no qual a empresa se encontra inserida. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para a empresa ELETRYSERVICE, com suporte na abordagem teórica adotada. A metodologia compreendeu a pesquisa bibliográfica e descritiva, de natureza qualitativa e utilização do procedimento técnico do estudo de caso. O resultado se expressa na construção e apresentação do planejamento estratégico, explorando a análise SWOT e, a partir desta, a definição das estratégias e metas para alcançar os resultados organizacionais propostos. A conclusão do trabalho demonstrou, na prática, a importância do planejamento estratégico como um instrumento revestido de uma metodologia gerencial adequada à realidade dos objetivos da organização, alinhados com sua visão, valores e missão. Palavras-chave: Planejamento estratégico. Objetivos. Estratégia. Gestão organizacional. Strategic Planning: Management Tool For Company Service ProviderAbstract: The dynamism of the market and the magnitude of the social changes raise the importance of competitiveness, reached from the adoption of management practices by studying the variables of organizational internal environment and the external environment in which the company is inserted. The objective of this work is to propose a strategic plan for ELETRYSERVICE company with support in the theoretical approach adopted. The methodology included the bibliographical and descriptive, qualitative and use of the technical procedure of the case study. The result is expressed in the construction and presentation of strategic planning, exploring the SWOT analysis and, from this, the definition of strategies and goals to achieve the proposed organizational results. The conclusion of the study demonstrated, in practice, the importance of strategic planning as an instrument with a management methodology that is in line with its vision, values and mission. Keywords: Strategic planning. Objective. Strategy. Organizational management. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/1199 |
url |
https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/1199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas-old.fapas.edu.br/revpalotinaadm/article/view/1199/1037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Marizane de Fátima Trindade, Edemar Luiz Balbinot info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Marizane de Fátima Trindade, Edemar Luiz Balbinot |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Palotina de Administração (2014-2017) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Palotina de Administração (2014-2017) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Palotina de Administração (2014-2017); v. 4, n. 2 (2017): Rev. Palotina de Administração 2358-1786 reponame:Revista Palotina de Administração instname:Faculdade Palotina (FAPAS) instacron:FAPAS |
instname_str |
Faculdade Palotina (FAPAS) |
instacron_str |
FAPAS |
institution |
FAPAS |
reponame_str |
Revista Palotina de Administração |
collection |
Revista Palotina de Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Palotina de Administração - Faculdade Palotina (FAPAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpalotinaadm@fapas.edu.br || revpalotinaadm@fapas.edu.br |
_version_ |
1798313535799820288 |