A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulus |
Texto Completo: | https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo refletir sobre como os desafios de ensinar em um mundo fluido, volátil e hiperconectado, com necessidades inéditas à aprendizagem da nova geração de alunos, têm influenciado escolas particulares tradicionais de São Paulo a transformarem a sua arquitetura. Para a realização de tal objetivo, elegemos as mudanças empreendidas pelo Colégio São Luís, chamadas de Projeto CSL2020. Após completar 100 anos de funcionamento em uma das principais avenidas da cidade, o São Luís anunciou sua transferência para a região do Ibirapuera, sob a justificativa de construir um novo prédio horizontal, próximo à natureza e com espaços organizados de maneira a superar os modelos lineares de ensino. O artigo faz parte da pesquisa de mestrado que está em curso e que pretende investigar como as escolas particulares tradicionais de São Paulo estão construindo suas narrativas institucionais em torno da urgência, importância e propósito de se transformar.Palavras-chave: Comunicação escolar. Escolas inovadoras. Escola tradicional. Arquitetura escolar. |
id |
FAPCOM-1_5a28728e52bf2751038282860a52c602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:fapcom.10.20.40.35:article/116 |
network_acronym_str |
FAPCOM-1 |
network_name_str |
Revista Paulus |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxosO presente artigo tem por objetivo refletir sobre como os desafios de ensinar em um mundo fluido, volátil e hiperconectado, com necessidades inéditas à aprendizagem da nova geração de alunos, têm influenciado escolas particulares tradicionais de São Paulo a transformarem a sua arquitetura. Para a realização de tal objetivo, elegemos as mudanças empreendidas pelo Colégio São Luís, chamadas de Projeto CSL2020. Após completar 100 anos de funcionamento em uma das principais avenidas da cidade, o São Luís anunciou sua transferência para a região do Ibirapuera, sob a justificativa de construir um novo prédio horizontal, próximo à natureza e com espaços organizados de maneira a superar os modelos lineares de ensino. O artigo faz parte da pesquisa de mestrado que está em curso e que pretende investigar como as escolas particulares tradicionais de São Paulo estão construindo suas narrativas institucionais em torno da urgência, importância e propósito de se transformar.Palavras-chave: Comunicação escolar. Escolas inovadoras. Escola tradicional. Arquitetura escolar.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/11610.31657/rcp.v3i6.116PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 6 (2019): Comunicação: desafios e perspectivas do jornalismo2526-32182525-958X10.31657/rcp.v3i6reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116/107Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOMinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Luciana LiviaFerrari, Pollyana2020-05-07T12:36:46Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/116Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2020-05-07T12:36:46Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos |
title |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos |
spellingShingle |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos Gonçalves, Luciana Livia |
title_short |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos |
title_full |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos |
title_fullStr |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos |
title_full_unstemmed |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos |
title_sort |
A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos |
author |
Gonçalves, Luciana Livia |
author_facet |
Gonçalves, Luciana Livia Ferrari, Pollyana |
author_role |
author |
author2 |
Ferrari, Pollyana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Luciana Livia Ferrari, Pollyana |
description |
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre como os desafios de ensinar em um mundo fluido, volátil e hiperconectado, com necessidades inéditas à aprendizagem da nova geração de alunos, têm influenciado escolas particulares tradicionais de São Paulo a transformarem a sua arquitetura. Para a realização de tal objetivo, elegemos as mudanças empreendidas pelo Colégio São Luís, chamadas de Projeto CSL2020. Após completar 100 anos de funcionamento em uma das principais avenidas da cidade, o São Luís anunciou sua transferência para a região do Ibirapuera, sob a justificativa de construir um novo prédio horizontal, próximo à natureza e com espaços organizados de maneira a superar os modelos lineares de ensino. O artigo faz parte da pesquisa de mestrado que está em curso e que pretende investigar como as escolas particulares tradicionais de São Paulo estão construindo suas narrativas institucionais em torno da urgência, importância e propósito de se transformar.Palavras-chave: Comunicação escolar. Escolas inovadoras. Escola tradicional. Arquitetura escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116 10.31657/rcp.v3i6.116 |
url |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116 |
identifier_str_mv |
10.31657/rcp.v3i6.116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116/107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO |
publisher.none.fl_str_mv |
PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO |
dc.source.none.fl_str_mv |
PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 6 (2019): Comunicação: desafios e perspectivas do jornalismo 2526-3218 2525-958X 10.31657/rcp.v3i6 reponame:Revista Paulus instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) instacron:FAPCOM |
instname_str |
Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) |
instacron_str |
FAPCOM |
institution |
FAPCOM |
reponame_str |
Revista Paulus |
collection |
Revista Paulus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br |
_version_ |
1754643286161620992 |