A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luciana Livia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferrari, Pollyana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulus
Texto Completo: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre como os desafios de ensinar em um mundo fluido, volátil e hiperconectado, com necessidades inéditas à aprendizagem da nova geração de alunos, têm influenciado escolas particulares tradicionais de São Paulo a transformarem a sua arquitetura. Para a realização de tal objetivo, elegemos as mudanças empreendidas pelo Colégio São Luís, chamadas de Projeto CSL2020. Após completar 100 anos de funcionamento em uma das principais avenidas da cidade, o São Luís anunciou sua transferência para a região do Ibirapuera, sob a justificativa de construir um novo prédio horizontal, próximo à natureza e com espaços organizados de maneira a superar os modelos lineares de ensino. O artigo faz parte da pesquisa de mestrado que está em curso e que pretende investigar como as escolas particulares tradicionais de São Paulo estão construindo suas narrativas institucionais em torno da urgência, importância e propósito de se transformar.Palavras-chave: Comunicação escolar. Escolas inovadoras. Escola tradicional. Arquitetura escolar.
id FAPCOM-1_5a28728e52bf2751038282860a52c602
oai_identifier_str oai:fapcom.10.20.40.35:article/116
network_acronym_str FAPCOM-1
network_name_str Revista Paulus
repository_id_str
spelling A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxosO presente artigo tem por objetivo refletir sobre como os desafios de ensinar em um mundo fluido, volátil e hiperconectado, com necessidades inéditas à aprendizagem da nova geração de alunos, têm influenciado escolas particulares tradicionais de São Paulo a transformarem a sua arquitetura. Para a realização de tal objetivo, elegemos as mudanças empreendidas pelo Colégio São Luís, chamadas de Projeto CSL2020. Após completar 100 anos de funcionamento em uma das principais avenidas da cidade, o São Luís anunciou sua transferência para a região do Ibirapuera, sob a justificativa de construir um novo prédio horizontal, próximo à natureza e com espaços organizados de maneira a superar os modelos lineares de ensino. O artigo faz parte da pesquisa de mestrado que está em curso e que pretende investigar como as escolas particulares tradicionais de São Paulo estão construindo suas narrativas institucionais em torno da urgência, importância e propósito de se transformar.Palavras-chave: Comunicação escolar. Escolas inovadoras. Escola tradicional. Arquitetura escolar.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/11610.31657/rcp.v3i6.116PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 6 (2019): Comunicação: desafios e perspectivas do jornalismo2526-32182525-958X10.31657/rcp.v3i6reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116/107Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOMinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Luciana LiviaFerrari, Pollyana2020-05-07T12:36:46Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/116Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2020-05-07T12:36:46Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
title A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
spellingShingle A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
Gonçalves, Luciana Livia
title_short A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
title_full A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
title_fullStr A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
title_full_unstemmed A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
title_sort A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos
author Gonçalves, Luciana Livia
author_facet Gonçalves, Luciana Livia
Ferrari, Pollyana
author_role author
author2 Ferrari, Pollyana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luciana Livia
Ferrari, Pollyana
description O presente artigo tem por objetivo refletir sobre como os desafios de ensinar em um mundo fluido, volátil e hiperconectado, com necessidades inéditas à aprendizagem da nova geração de alunos, têm influenciado escolas particulares tradicionais de São Paulo a transformarem a sua arquitetura. Para a realização de tal objetivo, elegemos as mudanças empreendidas pelo Colégio São Luís, chamadas de Projeto CSL2020. Após completar 100 anos de funcionamento em uma das principais avenidas da cidade, o São Luís anunciou sua transferência para a região do Ibirapuera, sob a justificativa de construir um novo prédio horizontal, próximo à natureza e com espaços organizados de maneira a superar os modelos lineares de ensino. O artigo faz parte da pesquisa de mestrado que está em curso e que pretende investigar como as escolas particulares tradicionais de São Paulo estão construindo suas narrativas institucionais em torno da urgência, importância e propósito de se transformar.Palavras-chave: Comunicação escolar. Escolas inovadoras. Escola tradicional. Arquitetura escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116
10.31657/rcp.v3i6.116
url https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116
identifier_str_mv 10.31657/rcp.v3i6.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/116/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
dc.source.none.fl_str_mv PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 6 (2019): Comunicação: desafios e perspectivas do jornalismo
2526-3218
2525-958X
10.31657/rcp.v3i6
reponame:Revista Paulus
instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron:FAPCOM
instname_str Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron_str FAPCOM
institution FAPCOM
reponame_str Revista Paulus
collection Revista Paulus
repository.name.fl_str_mv Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
repository.mail.fl_str_mv revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br
_version_ 1754643286161620992