Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14668 |
Resumo: | No ensino de Química fala-se na “abordagem do quotidiano” e pretende-se “mostrar” ao aluno fenómenos químicos com que ele possa estar familiarizado. Nesta perspetiva, e considerando que o Programa de Química do 10º ano do Ensino Secundário contempla o estudo do espetro eletromagnético, da ligação covalente e uma abordagem simples sobre os compostos orgânicos, propõem-se neste trabalho um conjunto de atividades no âmbito da tinturaria tradicional que permitem exemplificar a importância que estes conceitos assumem no dia a dia e que constituem uma maneira diferente de abordar estes temas no ensino de Química. Os alunos efetuaram tingimento de fibra de lã com corantes naturais: índigo com e sem a presença de redutor em meio básico; garança, casca de cebola e pau campeche utilizando como mordentes alúmen e sulfato de cobre em concentrações diferentes e recorrendo a métodos de tingimento diferentes. Traçaram-se também os espetros de absorção molecular das soluções de mordentes e das soluções padrão de alguns dos cromóforos constituintes dos corantes utilizados, com e sem mordente, que foram relacionados com a cor da solução e, por fim, com a cor da lã tingida e o modo como se estabelece a ligação fibra de lã-mordente-cromóforo. O impacto deste trabalho no processo de aprendizagem foi avaliado através de observação de aula, relatório, teste teórico-prático, e questionário fornecidos aos alunos; ABSTRACT: An everyday life approach is promoted in Chemistry teaching and students are expected to be confronted with chemical phenomena that are familiar to them in their daily lives. Within this scope and taking into consideration that the 10th Form Chemistry Curriculum of Secondary Education includes studying the electromagnetic spectrum, covalent bonding and a simple focus on organic compounds, a set of activities on traditional dyeing are used to exemplify the importance of these concepts in daily life, which constitutes a different way of approaching these subjects in Chemical teaching. The students applied natural dyes to wool fibre: indigo (both with and without the presence of reducing agents), madder (Rubia tinctorum L.), onion, yellow skin, (Allium cepa L.) and campeachy wood (Haematoxylum campechianum L.), using alum and copper sulfate as a mordant in different concentrations and in different dyeing processes. Molecular absorption spectra were also drawn both of mordant and pattern solutions of some chromophores of these dyes (with and without mordant), which were then compared both with the colour of the solution and with the colour of the dyed wool and eventually with the way how the wool fibre-mordant-chromophore bond is set. The impact of the task on the students’ learning process was assessed using direct observation, an activity report, a quiz and a theoretical and practical test. |
id |
RCAP_027f72cfc077f72859c53d0ef8fe4edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolarTinturariaCorantesCompostos orgânicosLigação químicaEspetro electromagnéticoAtividade experimentalEnsino da químicaDyeingDyeOrganic compoundsChemical bondElectromagnetic spectrumExperimental activityChemistry teachingNo ensino de Química fala-se na “abordagem do quotidiano” e pretende-se “mostrar” ao aluno fenómenos químicos com que ele possa estar familiarizado. Nesta perspetiva, e considerando que o Programa de Química do 10º ano do Ensino Secundário contempla o estudo do espetro eletromagnético, da ligação covalente e uma abordagem simples sobre os compostos orgânicos, propõem-se neste trabalho um conjunto de atividades no âmbito da tinturaria tradicional que permitem exemplificar a importância que estes conceitos assumem no dia a dia e que constituem uma maneira diferente de abordar estes temas no ensino de Química. Os alunos efetuaram tingimento de fibra de lã com corantes naturais: índigo com e sem a presença de redutor em meio básico; garança, casca de cebola e pau campeche utilizando como mordentes alúmen e sulfato de cobre em concentrações diferentes e recorrendo a métodos de tingimento diferentes. Traçaram-se também os espetros de absorção molecular das soluções de mordentes e das soluções padrão de alguns dos cromóforos constituintes dos corantes utilizados, com e sem mordente, que foram relacionados com a cor da solução e, por fim, com a cor da lã tingida e o modo como se estabelece a ligação fibra de lã-mordente-cromóforo. O impacto deste trabalho no processo de aprendizagem foi avaliado através de observação de aula, relatório, teste teórico-prático, e questionário fornecidos aos alunos; ABSTRACT: An everyday life approach is promoted in Chemistry teaching and students are expected to be confronted with chemical phenomena that are familiar to them in their daily lives. Within this scope and taking into consideration that the 10th Form Chemistry Curriculum of Secondary Education includes studying the electromagnetic spectrum, covalent bonding and a simple focus on organic compounds, a set of activities on traditional dyeing are used to exemplify the importance of these concepts in daily life, which constitutes a different way of approaching these subjects in Chemical teaching. The students applied natural dyes to wool fibre: indigo (both with and without the presence of reducing agents), madder (Rubia tinctorum L.), onion, yellow skin, (Allium cepa L.) and campeachy wood (Haematoxylum campechianum L.), using alum and copper sulfate as a mordant in different concentrations and in different dyeing processes. Molecular absorption spectra were also drawn both of mordant and pattern solutions of some chromophores of these dyes (with and without mordant), which were then compared both with the colour of the solution and with the colour of the dyed wool and eventually with the way how the wool fibre-mordant-chromophore bond is set. The impact of the task on the students’ learning process was assessed using direct observation, an activity report, a quiz and a theoretical and practical test.Universidade de Évora2015-06-02T11:23:02Z2015-06-022012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14668http://hdl.handle.net/10174/14668porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt307Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:47.742978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar |
title |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar |
spellingShingle |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma Tinturaria Corantes Compostos orgânicos Ligação química Espetro electromagnético Atividade experimental Ensino da química Dyeing Dye Organic compounds Chemical bond Electromagnetic spectrum Experimental activity Chemistry teaching |
title_short |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar |
title_full |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar |
title_fullStr |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar |
title_sort |
Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar |
author |
Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma |
author_facet |
Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tinturaria Corantes Compostos orgânicos Ligação química Espetro electromagnético Atividade experimental Ensino da química Dyeing Dye Organic compounds Chemical bond Electromagnetic spectrum Experimental activity Chemistry teaching |
topic |
Tinturaria Corantes Compostos orgânicos Ligação química Espetro electromagnético Atividade experimental Ensino da química Dyeing Dye Organic compounds Chemical bond Electromagnetic spectrum Experimental activity Chemistry teaching |
description |
No ensino de Química fala-se na “abordagem do quotidiano” e pretende-se “mostrar” ao aluno fenómenos químicos com que ele possa estar familiarizado. Nesta perspetiva, e considerando que o Programa de Química do 10º ano do Ensino Secundário contempla o estudo do espetro eletromagnético, da ligação covalente e uma abordagem simples sobre os compostos orgânicos, propõem-se neste trabalho um conjunto de atividades no âmbito da tinturaria tradicional que permitem exemplificar a importância que estes conceitos assumem no dia a dia e que constituem uma maneira diferente de abordar estes temas no ensino de Química. Os alunos efetuaram tingimento de fibra de lã com corantes naturais: índigo com e sem a presença de redutor em meio básico; garança, casca de cebola e pau campeche utilizando como mordentes alúmen e sulfato de cobre em concentrações diferentes e recorrendo a métodos de tingimento diferentes. Traçaram-se também os espetros de absorção molecular das soluções de mordentes e das soluções padrão de alguns dos cromóforos constituintes dos corantes utilizados, com e sem mordente, que foram relacionados com a cor da solução e, por fim, com a cor da lã tingida e o modo como se estabelece a ligação fibra de lã-mordente-cromóforo. O impacto deste trabalho no processo de aprendizagem foi avaliado através de observação de aula, relatório, teste teórico-prático, e questionário fornecidos aos alunos; ABSTRACT: An everyday life approach is promoted in Chemistry teaching and students are expected to be confronted with chemical phenomena that are familiar to them in their daily lives. Within this scope and taking into consideration that the 10th Form Chemistry Curriculum of Secondary Education includes studying the electromagnetic spectrum, covalent bonding and a simple focus on organic compounds, a set of activities on traditional dyeing are used to exemplify the importance of these concepts in daily life, which constitutes a different way of approaching these subjects in Chemical teaching. The students applied natural dyes to wool fibre: indigo (both with and without the presence of reducing agents), madder (Rubia tinctorum L.), onion, yellow skin, (Allium cepa L.) and campeachy wood (Haematoxylum campechianum L.), using alum and copper sulfate as a mordant in different concentrations and in different dyeing processes. Molecular absorption spectra were also drawn both of mordant and pattern solutions of some chromophores of these dyes (with and without mordant), which were then compared both with the colour of the solution and with the colour of the dyed wool and eventually with the way how the wool fibre-mordant-chromophore bond is set. The impact of the task on the students’ learning process was assessed using direct observation, an activity report, a quiz and a theoretical and practical test. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-02T11:23:02Z 2015-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14668 http://hdl.handle.net/10174/14668 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Química teses@bib.uevora.pt 307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136561781014528 |