Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Lucia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caetano, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulus
Texto Completo: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41
Resumo: Na era das redes de comunicação digital, observa-se o surgimento de diferentes propostas de cartografia colaborativa desenvolvidas em plataformas online de uso coletivo. Em diálogo com pesquisas em comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina, nosso artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso do projeto Ecocitizen World Map, com foco na cidade de Medellín, na Colômbia. O projeto escolhido para o estudo é uma plataforma colaborativa que agrega recursos de crowdsourcing e crowdmapping. Entendidas como construção coletiva de conhecimento baseada no envio de dados multimídia geolocalizados a partir de sistemas de código aberto, as plataformas de crowdmapping têm sido utilizadas em projetos que buscam fomentar transformações socioculturais. Em suas proposições específicas, esses sistemas: (1) criam espaços de conversação com atores heterogêneos; (2) incentivam a implantação de bancos de dados alimentados por indivíduos e grupos que fornecem conteúdo em variadas mídias (textos, imagens, áudios, vídeo, entre outros); (3) favorecem a emergência do sentido de comunidade e pertencimento; (4) participam dos processos de criação de projetos culturais; e (5) estimulam transformações sociais. O artigo é baseado na proposta de cartografia das redes e na discussão sobre processos comunicacionais e a ação coletiva na rede. Palavras-chave: Comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina. Processos de criação nas mídias. Crowdsourcing e Crowdmapping. Cultura da participação e transformação social. Medellín e Desenvolvimento urbano.
id FAPCOM-1_a783cce35f42cdf8dd627142d254cc2b
oai_identifier_str oai:fapcom.10.20.40.35:article/41
network_acronym_str FAPCOM-1
network_name_str Revista Paulus
repository_id_str
spelling Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World MapNa era das redes de comunicação digital, observa-se o surgimento de diferentes propostas de cartografia colaborativa desenvolvidas em plataformas online de uso coletivo. Em diálogo com pesquisas em comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina, nosso artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso do projeto Ecocitizen World Map, com foco na cidade de Medellín, na Colômbia. O projeto escolhido para o estudo é uma plataforma colaborativa que agrega recursos de crowdsourcing e crowdmapping. Entendidas como construção coletiva de conhecimento baseada no envio de dados multimídia geolocalizados a partir de sistemas de código aberto, as plataformas de crowdmapping têm sido utilizadas em projetos que buscam fomentar transformações socioculturais. Em suas proposições específicas, esses sistemas: (1) criam espaços de conversação com atores heterogêneos; (2) incentivam a implantação de bancos de dados alimentados por indivíduos e grupos que fornecem conteúdo em variadas mídias (textos, imagens, áudios, vídeo, entre outros); (3) favorecem a emergência do sentido de comunidade e pertencimento; (4) participam dos processos de criação de projetos culturais; e (5) estimulam transformações sociais. O artigo é baseado na proposta de cartografia das redes e na discussão sobre processos comunicacionais e a ação coletiva na rede. Palavras-chave: Comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina. Processos de criação nas mídias. Crowdsourcing e Crowdmapping. Cultura da participação e transformação social. Medellín e Desenvolvimento urbano.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2018-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/4110.31657/rcp.v2i3.41PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 2 n. 3 (2018): Comunicação: os desafios emergentes na América Latina; pág. 55-662526-32182525-958X10.31657/rcp.v2i3reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41/51Copyright (c) 2018 Revista PAULUSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, LuciaCaetano, Juliana2021-03-02T12:53:03Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/41Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2021-03-02T12:53:03Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
title Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
spellingShingle Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
Leão, Lucia
title_short Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
title_full Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
title_fullStr Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
title_full_unstemmed Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
title_sort Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
author Leão, Lucia
author_facet Leão, Lucia
Caetano, Juliana
author_role author
author2 Caetano, Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Lucia
Caetano, Juliana
description Na era das redes de comunicação digital, observa-se o surgimento de diferentes propostas de cartografia colaborativa desenvolvidas em plataformas online de uso coletivo. Em diálogo com pesquisas em comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina, nosso artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso do projeto Ecocitizen World Map, com foco na cidade de Medellín, na Colômbia. O projeto escolhido para o estudo é uma plataforma colaborativa que agrega recursos de crowdsourcing e crowdmapping. Entendidas como construção coletiva de conhecimento baseada no envio de dados multimídia geolocalizados a partir de sistemas de código aberto, as plataformas de crowdmapping têm sido utilizadas em projetos que buscam fomentar transformações socioculturais. Em suas proposições específicas, esses sistemas: (1) criam espaços de conversação com atores heterogêneos; (2) incentivam a implantação de bancos de dados alimentados por indivíduos e grupos que fornecem conteúdo em variadas mídias (textos, imagens, áudios, vídeo, entre outros); (3) favorecem a emergência do sentido de comunidade e pertencimento; (4) participam dos processos de criação de projetos culturais; e (5) estimulam transformações sociais. O artigo é baseado na proposta de cartografia das redes e na discussão sobre processos comunicacionais e a ação coletiva na rede. Palavras-chave: Comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina. Processos de criação nas mídias. Crowdsourcing e Crowdmapping. Cultura da participação e transformação social. Medellín e Desenvolvimento urbano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41
10.31657/rcp.v2i3.41
url https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41
identifier_str_mv 10.31657/rcp.v2i3.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista PAULUS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista PAULUS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
dc.source.none.fl_str_mv PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 2 n. 3 (2018): Comunicação: os desafios emergentes na América Latina; pág. 55-66
2526-3218
2525-958X
10.31657/rcp.v2i3
reponame:Revista Paulus
instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron:FAPCOM
instname_str Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron_str FAPCOM
institution FAPCOM
reponame_str Revista Paulus
collection Revista Paulus
repository.name.fl_str_mv Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
repository.mail.fl_str_mv revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br
_version_ 1754643286086123520