Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulus |
Texto Completo: | https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41 |
Resumo: | Na era das redes de comunicação digital, observa-se o surgimento de diferentes propostas de cartografia colaborativa desenvolvidas em plataformas online de uso coletivo. Em diálogo com pesquisas em comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina, nosso artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso do projeto Ecocitizen World Map, com foco na cidade de Medellín, na Colômbia. O projeto escolhido para o estudo é uma plataforma colaborativa que agrega recursos de crowdsourcing e crowdmapping. Entendidas como construção coletiva de conhecimento baseada no envio de dados multimídia geolocalizados a partir de sistemas de código aberto, as plataformas de crowdmapping têm sido utilizadas em projetos que buscam fomentar transformações socioculturais. Em suas proposições específicas, esses sistemas: (1) criam espaços de conversação com atores heterogêneos; (2) incentivam a implantação de bancos de dados alimentados por indivíduos e grupos que fornecem conteúdo em variadas mídias (textos, imagens, áudios, vídeo, entre outros); (3) favorecem a emergência do sentido de comunidade e pertencimento; (4) participam dos processos de criação de projetos culturais; e (5) estimulam transformações sociais. O artigo é baseado na proposta de cartografia das redes e na discussão sobre processos comunicacionais e a ação coletiva na rede. Palavras-chave: Comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina. Processos de criação nas mídias. Crowdsourcing e Crowdmapping. Cultura da participação e transformação social. Medellín e Desenvolvimento urbano. |
id |
FAPCOM-1_a783cce35f42cdf8dd627142d254cc2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:fapcom.10.20.40.35:article/41 |
network_acronym_str |
FAPCOM-1 |
network_name_str |
Revista Paulus |
repository_id_str |
|
spelling |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World MapNa era das redes de comunicação digital, observa-se o surgimento de diferentes propostas de cartografia colaborativa desenvolvidas em plataformas online de uso coletivo. Em diálogo com pesquisas em comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina, nosso artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso do projeto Ecocitizen World Map, com foco na cidade de Medellín, na Colômbia. O projeto escolhido para o estudo é uma plataforma colaborativa que agrega recursos de crowdsourcing e crowdmapping. Entendidas como construção coletiva de conhecimento baseada no envio de dados multimídia geolocalizados a partir de sistemas de código aberto, as plataformas de crowdmapping têm sido utilizadas em projetos que buscam fomentar transformações socioculturais. Em suas proposições específicas, esses sistemas: (1) criam espaços de conversação com atores heterogêneos; (2) incentivam a implantação de bancos de dados alimentados por indivíduos e grupos que fornecem conteúdo em variadas mídias (textos, imagens, áudios, vídeo, entre outros); (3) favorecem a emergência do sentido de comunidade e pertencimento; (4) participam dos processos de criação de projetos culturais; e (5) estimulam transformações sociais. O artigo é baseado na proposta de cartografia das redes e na discussão sobre processos comunicacionais e a ação coletiva na rede. Palavras-chave: Comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina. Processos de criação nas mídias. Crowdsourcing e Crowdmapping. Cultura da participação e transformação social. Medellín e Desenvolvimento urbano.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2018-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/4110.31657/rcp.v2i3.41PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 2 n. 3 (2018): Comunicação: os desafios emergentes na América Latina; pág. 55-662526-32182525-958X10.31657/rcp.v2i3reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41/51Copyright (c) 2018 Revista PAULUSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, LuciaCaetano, Juliana2021-03-02T12:53:03Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/41Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2021-03-02T12:53:03Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map |
title |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map |
spellingShingle |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map Leão, Lucia |
title_short |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map |
title_full |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map |
title_fullStr |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map |
title_full_unstemmed |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map |
title_sort |
Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map |
author |
Leão, Lucia |
author_facet |
Leão, Lucia Caetano, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Lucia Caetano, Juliana |
description |
Na era das redes de comunicação digital, observa-se o surgimento de diferentes propostas de cartografia colaborativa desenvolvidas em plataformas online de uso coletivo. Em diálogo com pesquisas em comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina, nosso artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso do projeto Ecocitizen World Map, com foco na cidade de Medellín, na Colômbia. O projeto escolhido para o estudo é uma plataforma colaborativa que agrega recursos de crowdsourcing e crowdmapping. Entendidas como construção coletiva de conhecimento baseada no envio de dados multimídia geolocalizados a partir de sistemas de código aberto, as plataformas de crowdmapping têm sido utilizadas em projetos que buscam fomentar transformações socioculturais. Em suas proposições específicas, esses sistemas: (1) criam espaços de conversação com atores heterogêneos; (2) incentivam a implantação de bancos de dados alimentados por indivíduos e grupos que fornecem conteúdo em variadas mídias (textos, imagens, áudios, vídeo, entre outros); (3) favorecem a emergência do sentido de comunidade e pertencimento; (4) participam dos processos de criação de projetos culturais; e (5) estimulam transformações sociais. O artigo é baseado na proposta de cartografia das redes e na discussão sobre processos comunicacionais e a ação coletiva na rede. Palavras-chave: Comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina. Processos de criação nas mídias. Crowdsourcing e Crowdmapping. Cultura da participação e transformação social. Medellín e Desenvolvimento urbano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41 10.31657/rcp.v2i3.41 |
url |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41 |
identifier_str_mv |
10.31657/rcp.v2i3.41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/41/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista PAULUS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista PAULUS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO |
publisher.none.fl_str_mv |
PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO |
dc.source.none.fl_str_mv |
PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 2 n. 3 (2018): Comunicação: os desafios emergentes na América Latina; pág. 55-66 2526-3218 2525-958X 10.31657/rcp.v2i3 reponame:Revista Paulus instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) instacron:FAPCOM |
instname_str |
Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) |
instacron_str |
FAPCOM |
institution |
FAPCOM |
reponame_str |
Revista Paulus |
collection |
Revista Paulus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br |
_version_ |
1754643286086123520 |